quarta-feira, 27 de abril de 2011

Principais trechos da entrevista concedida pelo Secretário da Educação do Estado de Goiás, Thiago Peixoto



O secretário da Educação do Estado de Goiás, Thiago Peixoto, esteve na rádio Jornal (820 AM) nesta terça-feira, 26. Confira abaixo os principais trechos da entrevista concedida aos jornalistas Marcelo Heleno, Cassim Zaidem e Divino Olávio.


Reforma educacional

"Não podemos nos conformar com a situação que a educação vive hoje. E isso não só no nosso Estado, mas em todo o país. Hoje, de todos os alunos que terminam o Ensino Médio, 90 % deles não têm o conhecimento básico de Matemática e 65 % não têm o conhecimento básico de Língua Portuguesa. Esse é um sinal de alerta para qualquer gestor público de que a educação tem que ser mudada e só vai mudar quando houver envolvimento social. Temos que ter uma espécie de pressão social pela educação. Nós estamos construindo agora um plano de Reforma Educacional que tem como um dos principais pontos a qualificação e valorização do profissional da educação. Ele é o principal agente dessa mudança e parte fundamental desse processo. A qualidade da nossa educação nunca vai superar a qualidade dos nossos professores. E para um professor ser de qualidade nós temos que investir na qualificação dele."

Gestão escolar
 
"Outro ponto fundamental da Reforma Educacional que vamos implantar é otimizar a gestão da secretaria da Educação e das unidades de ensino. Quando entramos em escolas que tem bom professores e um diretor competente, as coisas caminham muito bem. Se você vai a uma escola que não tem um bom gestor, vemos como as coisas caminham errado. Por isso, nós estamos investindo na capacitação de novos gestores escolares, tendo sempre o aluno como foco principal de toda essa mudança."

Eleições para diretor
 
"No final deste semestre letivo vamos ter as eleições para diretores. Antes era uma eleição onde não só se escolhia o diretor, mas também o vice-diretor e o secretário da escola. Estamos mudando esse processo. Quem quiser ser candidato vai ter que fazer um curso de gestão escolar de 40 horas e passará por uma prova. Depois, terá que apresentar um plano de gestão. Só aí ele passa a ser candidato. Depois de eleito, será obrigado a fazer um curso de gestão escolar de 360 horas. Ou seja, terá acesso a um curso completo para se qualificar. Mas se por algum motivo ele abandonar o curso, ou for reprovado, terá também que abandonar o cargo."

Bullying
 
"Foi uma triste coincidência, mas o fato é que no mesmo dia em que aconteceu aquele episódio na escola em Realengo, no Rio de Janeiro, estávamos lançando em Goiás uma grande ação antibullying. Trata-se de uma campanha de conscientização que já está ocorrendo dentro das escolas estaduais e que prevê, inclusive, a capacitação dos profissionais."

Visita às escolas
 
"No nosso Estado temos unidades que executam ações positivas e as minhas visitas às escolas servem para ver o que está dando certo e o que não está, além de estabelecer um contato maior com todos que ali trabalham e estudam. Inclusive tem alguns diretores que conheci melhor nas escolas pelas quais já passei que já estão compondo a nossa equipe técnica na secretaria. Tudo isso com base nas experiências que eles tiveram nos locais onde trabalharam. Eles foram convidados para nos ajudar a multiplicar isso em todo o Estado. Um exemplo claro é a escola Edmundo Rocha, lá na Vila Mutirão, que sob o ponto de vista pedagógico e de gestão tem tido avanços expressivos. O professor Marcelo Oliveira, que é o diretor dessa escola, é um dos que compõem a nossa equipe. Nós estamos buscando pessoas de ação. A educação cansou de viver apenas em cima de teorias. Nós agora temos que agir. A Seduc tem agora uma ação muito ativa na vida do aluno."

Colégios Militares
 
"O Colégio Militar é um modelo. O desafio nosso é de entender bem o método deles e multiplicá-lo por todo o estado. É transformar isso em um método de gestão que seja também multiplicado em outras escolas da nossa rede."

Compromisso
 
"Tenho um compromisso com a Educação e não tenho olhos para outra coisa que não seja promover uma mudança profunda neste setor, aqui em Goiás. Esse é meu compromisso com o Estado, com os mais de 550 mil alunos da rede pública e, em especial, com o governador Marconi Perillo."

Reconhecimento à equipe do Colégio Joana D'Arc


Melhores textos foram premiados pela escola com apoio da comunidade

O Colégio Estadual Joana Darc, de Uruaçu, lançou no dia 18 deste mês, na sede da Subsecretaria Regional de Educação, o segundo livro de poesias de seus alunos. Os textos sobre temas variados foram produzidos durante as aulas de educação física, em que os alunos, após as atividades físicas, eram estimulados a fazerem reflexões a respeito da vida na escola, da importância do aprendizado, da educação física, do papel do professor, da responsabilidade social de cada estudante e da importância de se preservar a saúde e o ambiente natural para a manutenção da qualidade de vida.

O lançamento do livro contou com a presença de autoridades locais, dos professores e dos alunos do Joana Darc. Durante a solenidade, foi feita a premiação dos melhores trabalhos. Os três melhores autores dos turnos matutino e vespertino foram premiados com R$ 30,00 cada. Os outros três receberam camisetas e participaram de sorteios de um perfume da Água de Cheiro e de um aparelho celular.

A produção do livro e a premiação dos autores dos melhores textos contaram com o apoio de empresas locais, entre elas Interdygital Copiadora, Urufer Serralheira, Trapus Confecções, SM Celular Vivo, Farmácia Maringá, Água de Cheiro e Urbitelecom. A promotora pública Fabiana Cândido Máximo também contribuiu para viabilizar a premiação.

Abertas inscrições para 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP


Estão abertas, até o dia 3 de junho, as inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar da Obmep. A inscrição deve ser feita pelas escolas (e não pelos próprios alunos) no site www.obmep.org.br. No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos irão participar da 1ª Fase da Olimpíada, de acordo com os seguintes níveis de participação: Nível 1 – estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Nível 2 – estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Nível 3 - estudantes do Ensino Médio.
A organização da Obmep incentiva as escolas a inscreverem todos os seus alunos na 1ª fase. A Olimpíada teve sua primeira edição em 2005. O objetivo principal da Olimpíada,  realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa/MCT) com o apoio Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT),  é propiciar a criação de um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.


Fases da Obmep 2011
1ª Fase (16/08): Aplicação da prova objetiva, com 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela Obmep.
2ª Fase (22/10): Aplicação da prova discursiva (com 6 a 8 questões) em centros de aplicação indicados pela Obmep. Participam dessa Fase apenas 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação na 1ª Fase.
Provas da 1ª FaseProvas da 2ª Fase
LocalPróprias escolasCentros de Aplicação de provas
PúblicoTodos os inscritos5% com melhor classificação
CorreçãoProfessores das próprias escolasEquipe de professores indicada pela Obmep


Premiação
A lista dos premiados será divulgada em 15 de dezembro, sendo que os critérios para as premiações são detalhados no Regulamento da Obmep, disponível no site www.obmep.org.br.  Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata; e 1.800 com medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos Certificados de Menção Honrosa a até 30 mil alunos. Também serão premiados 127 professores dentre os que obtiverem o maior número de pontos, conforme o regulamento. O prêmio será um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática.
Serão premiadas, ainda, 81 escolas. Serão concedidos um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática, e kit de projeção móvel (datashow e tela), às escolas municipais ou estaduais, selecionadas a partir dos critérios estabelecidos no regulamento.
Finalizando a premiação da Obmep 2011, serão concedidos troféus às secretarias municipais e estaduais que obtiverem maior pontuação em suas respectivas UFs e regiões, totalizando 52 secretarias municipais e 5 estaduais, conforme previsto em regulamento.


Calendário – Obmep 2011
18 de abril
Abertura das inscrições
(exclusivamente por internet)
3 de junhoEncerramento das inscrições

16 de agosto
(terça-feira)
Provas da 1ª Fase
26 de agosto
Data-limite para as escolas
enviarem os cartões-resposta dos
alunos classificados para 2ª Fase.
3 de outubro
Divulgação dos classificados para a
Fase e do local de realização das provas.
3 a 21 de outubro
Período para as escolas indicarem no site
da Obmep, dos professores dos alunos
classificados para a 2ª Fase


22 de outubro
Sábado, 14:30 h (horário de Brasília)
Provas da 2ª Fase
15 de dezembroDivulgação dos premiados


Informações sobre a Obmep 2011 www.obmep.org.br

terça-feira, 26 de abril de 2011

Reconhecimento à escritora Adriana Pires

Concursos e Prêmios com inscrições abertas

Atenção estudantes e professores da rede estadual de ensino! Não percam as oportunidades de terem seus trabalhos, projetos e talentos reconhecidos e premiados.
Vários concursos e prêmios, promovidos por instituições públicas e privadas que valorizam ideias e iniciativas do universo escolar, estão recebendo inscrições de professores e estudantes de escolas públicas.


Informe-se e se inscreva:
 
Parlamento Jovem 2011 - Inscrições até 10 de junho
Estudantes de 16 a 22 anos que estão no 2º ou 3º ano do Ensino Médio devem formular um projeto de lei e se inscrever por meio da diretoria de sua escola. Mais informações no Núcleo de Reforma, Gestão e Resultados da Seduc (3201- 3178) e pelo site:


Concurso Arte e Cultura na Prevenção do Uso do Crack e Outras Drogas, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad)
Inscrições até 25 de abril
Professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio podem inscrever trabalhos nas categorias Cartazes, Vídeos, Fotografias e Jingles. Mais informações e inscrições no site: http://www.obid.senad.gov.br/




Concurso da União Européia de Desenho para Crianças
Inscrições até 20 de maio
Crianças entre 8 e 12 anos que estudam em escolas públicas podem inscrever desenhos em folha A4 com o tema "Era uma vez uma menina e um menino; juntos queriam construir um mundo melhor", em homenagem ao Mês Internacional da Mulher, comemorado em março.
Os desenhos devem ser enviados aos cuidados da Delegação da União Européia no Brasil, SHIS, Quadra 7, Bloco A, Lago Sul – CEP 71615-205, Brasília - DF.
Mais informações:



Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2011
Inscrições até 26 de junho

Professores que usam a tecnologia de forma inovadora para melhorar o ensino e a aprendizagem podem inscrever seus projetos em uma das três categorias do Prêmio. Mais informações e inscrições: http://www.educadoresinovadores.com.br/



Concurso de trabalhos escritos e desenhos "Química, nossa vida, nosso futuro", da UNESCO 
Inscrições até 5 de setembro
Estudantes do Ensino Médio podem se inscrever pelo site http://eventos.unesco.org.br/diadaciencia


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Editora Baraúna lança livro Refúgio Poético, de Adriana Pires


Detalhes

Refúgio Poético é um vértice ficcional da minha alma que transborda, desde os primeiros poemas, de temas fundamentais - paixão e o mistério. A imperfeição do destino; a incoerência e a inconclusão dos relacionamentos imortais e dos sentimentos norteiam a existência do coração que, mesmo sangrando, pulsa; e, ao pulsar, luta por sobrevivência, almejando uma gota do maior antídoto da humanidade: o amor. Aborda, sem convencionalismo, o mistério do território espiritual e do humano, colocando-se explicitamente nas minúcias do cotidiano, nas vacilações da carne e na imperfeição do homem. Os anseios, às vezes, surgem como um ato de resignação ao desconhecido, ao obscuro, à ambiguidade, ao ciúme, ao vazio, isto é, à verdadeira fragilidade humana. Faz-nos perceber que a poesia não se passa unicamente nos livros, nem a vida restringe-se ao pulsar de uma alma e a uma boca que respira. Assim, poesia é necessária. Sendo vida, não se pode viver sem ela. No entanto, ao dar vida a este livro, o que mais me encantou foi a audácia de enfrentar e de romper o limite imaginário que separa realidade de fantasia.


Sobre a autora

Adriana Pires é natural de Mara Rosa (GO); passou infância, adolescência e parte da fase adulta ali. Casou-se na cidade de Campinorte, no extremo norte de Goiás. Nesta cidade, cursou o Ensino Fundamental e o Médio, especificamente Magistério. É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, e pósgraduada em Gestão Escolar. Funcionária pública estadual, servidora da pasta da Educação do estado de Goiás, sua trajetória de trabalho iniciou-se no ano de 1994, como professora do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Deoclides Martins da Costa, em Campinorte, prosseguindo até 2002. Atualmente, presta serviço como Tutora Pedagógica na Subsecretaria Regional da Educação de Uruaçu, desde 2003, e sua função é desenvolvida junto às unidades escolares, prestando assessoria pedagógica. Desde tenra idade, tinha hábito de expressar pela escrita seus pensamentos que, de forma confusa, organizaram-se ao longo do tempo em pequenos versos, transformando-se em poemas. Refúgio Poético é a primeira obra da autora e versa sobre sentimentos, sobretudo angústias e perdas. No desenrolar do livro, permanecem aspectos melancólicos. Trata-se de um escrito ficcional que não retrata a vida da autora. Em sua opinião, escrever poesia é um grande refúgio, fazendo-a sentir-se realizada. Enfim, eis sua iniciação como escritora, manifestada no primogênito Refúgio Poético, a ser sucedido por outras grandes obras.


Adriana, Parabéns por esta obra literária.
Dania Wobeto e Equipe SRE Uruaçu

"A poesia imortaliza tudo o que há de melhor e de mais belo no mundo."
(Mary Shelley)

A Páscoa é o ressuscitar de um novo tempo: é vida nova em Cristo.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Colégio Estadual Arapoema Meireles realiza Dia da Família na Escola

No dia 25 último, o Colégio Estadual Arapoema Meireles realizou o Dia da Família na Escola. O evento iniciou com uma oração feita pelo Pe. Antonio, que, em seguida, enfatizou a importância da participação dos pais na escola, o compromisso e a responsabilidade dos alunos. Posteriormente, houve atividades recreativas para as famílias.
No período da tarde, o Pr. Orlando da Igreja Assembleia de Deus proferiu palestra enfatizando a responsabilidade da família na vida escolar dos filhos, bem como dos princípios que a regem. Houve música e momentos de reflexão conduzidos pelo grupo de mocidade dessa igreja. Também atividades recreativas para os alunos, pais e comunidade.
À noite, houve confraternização para os pais e alunos com músicas e atividades recreativas.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Reunião Extraordinária


Em função do adiamento das Olimpíadas Escolares do Estado de Goiás - 2011, convocamos os professores de Educação Física que se inscreveram nas modalidades: Futsal Masculino Infanto e Juvenil e  Voleibol Feminino e Masculino Infanto e Juvenil para uma reunião extraordinária no dia 14/04, às 14h, no auditório desta regional para novo sorteio, caso contrário, não poderão contestar as deliberações a serem resolvidas.      


Sobre as Olimpíadas
   
As Olimpíadas Escolares 2011 será a edição mais participativa e interativa na história dos jogos no Estado de Goiás. A Superintendência do Ensino Médio, por meio do professor Fernando Pereira dos Santos, tem dado todo o respaldo à Gerência do Desporto Educacional, comandada pelo professor Maurício Roriz que, ao lado da equipe técnica, tem visitado e fechado parcerias relevantes com as 38 subsecretarias regionais e seus municípios jurisdicionados e com as prefeituras comprometidas com o fomento ao esporte.
As Olimpíadas Escolares 2011 tem por finalidade aumentar a participação de atividades esportivas em todas as instituições de ensino do Estado e promover a ampla mobilização da juventude estudantil em torno do esporte.
Ao educar o jovem por meio da prática desportiva escolar, reforça-se a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico - estes direcionados para construção de um mundo mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação, mas com muita compreensão mútua, fraternidade e solidariedade. Através das atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores e conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades de descobertas de seus talentos dentro do seio da Educação Física Escolar.

Capacitação Bullying Escolar

A equipe multiprofissional de Apoio à Inclusão numa ação conjunta com a equipe pedagógica realizou hoje (12), das 8h30 às 17h, no auditório da SRE,  Capacitação Bullying Escolar para 50 profissionais da educação, dentre eles gestores, coordenadores e professores de recursos.
Os estudos foram realizados em duas etapas:
1ª-  Efetivação da Lei nº 17.151, de 16/09/2010  no Regimento Escolar - Estudo conduzido pela Inspetora Sirlene Maria da Silva Xavier.
2ª- Bullying Escolar e suas consequências - Psicóloga Christiane Brito Barroso.





Todas as crianças e adolescentes têm o direito de estudar
em uma escola onde, além de um bom aprendizado, possam conviver em um
ambiente sadio, onde exista amizade, solidariedade e respeito
às características pessoais de cada um.



Goiás promove curso à distância de Políticas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying

A sociedade está cada vez mais preocupada com a violência dentro das escolas. Essa violência pode se manifestar por meio do bullying – prática de agressão física e/ou psicológica entre estudantes e até professores. Pensando nisso, a Secretaria da Educação do Estado de Goiás promove curso à distância de Políticas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying.



Informações Gerais

Data da 1ª Instância:de 12 de abril ate 18 de abril
Data da 2ª Instância:de 21 de abril ate 28 de abril
Tipo do curso O curso será ministrado na Plataforma do E-Proinfo
Público Alvo
- Membros da Unidade Escolar
- Família e responsáveis
- Crianças, adolescentes e jovens

1ª Instância

Cadastramento das unidades escolares que desejam participar do curso. Através deste cadastro será realizado levantamento sobre o público alvo e análise do universo a ser atingido.


2ª Instância

Unidades escolares participantes cadastram os cursistas. O cadastramento será realizado no mês de maio.


Reconhecimento

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Congresso técnico para elaboração da tabela das Olimpíadas Escolares do Estado de Goiás


Realizado no auditório da subsecretaria na última quinta-feira (07), sob coordenação do Prof. julio Cesar, com a participação das escolas das redes estadual, municipal e particular, e Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu.

Confirmaram participação* nas Olimpíadas:
13 equipes de futsal masculino infanto;
08 equipes de futsal feminino juvenil;
05 equipes de futsal masculino juvenil;
02 equipes de futsal feminino juvenil;
02 equipes de voleibol infanto feminino;
01 equipe de voleibol infanto masculino;
01 equipe de voleibol juvenil masculino;
03 equipes de handebol infanto feminino;
02 equipes de handebol infanto masculino;
01 equipe de handebol juvenil masculino e feminino; e
01 equipe de basquetebol juvenil masculino e feminino.

*C. E. Alfredo Nasser, C. E. Polivalente, C. E. Aeroporto, C. E. Joana D’Arc, E. E. Luiz Carlos da Mota, C. E. Meira Matos, C. E. Pres. Castelo Branco, C. E. Deoclides Martins da Costa, C.E. Joaquim Maria de Godoi, C. E. Joaquim Taveira, Colégio Nossa Senhora Aparecida, E. Pirâmides do Saber, C. E. Bernardo Sayão, E. Mul. Enéas Fernandes de Carvalho, E. Mul. Pr. Johatam Moreira Guimarães e C. Mul. Pe. Valentim Rodrigues.

A data da realização será definida posteriormente.

Centro de Educação e Convivência Juvenil Coronel Gaspar/Projeto Chiquinho


O que é?

O Centro de Educação e Convivência Juvenil - Coronel Gaspar e Projeto Chiquinho  é um projeto de inclusão social que visa atender a população em geral no que se refere à formação integral do ser humano, focando os aspectos físicos, intelectuais e sociais.
Funciona como “escola aberta”, oferecendo à comunidade diversas oficinas envolvendo as areas de arte, esporte e lazer, inclusão digital, oficina pedagógica, meio ambiente, direitos humanos, promoção de prevenção da saúde, e empreendedorismo.


Objetivo

Ser um centro de inclusão social,  observando a  prática   da   inclusão   como   processo construído coletivamente, a partir da convivência e interação cultural de forma aberta e inclusiva pelos integrantes da equipe e a comunidade participante.


Filosofia

O Centro de Educação e Convivência Juvenil Coronel Gaspar e Projeto Chiquinho pretende, por meio da concientização, da dignidade, da responsabilidade e da solidariedade, contribuir na formação dos educandos para o exercício da cidadania, da ética, da moral e, também, auxiliar na sua qualificação profissional.


Atendimento

Atualmente oferecemos 53 modalidades de oficinas, nos turnos matutino, vespertino e noturno,  divididas em 284 turmas com   2.382 Inscrições.



Centro de Atendimento Educacional Especializado Herbert José de Souza “Betinho”


O Centro de Atendimento Educacional Especializado conta com 173 alunos que recebem atendimento duas vezes na semana e alunos do projeto Re-Fazer que frequentam o CAEE todos os dias, exceto sexta-feira que é um dia destinado a estudos para os professores da rede comum,  comunidade em geral, pais e universitários.
Abrange nove áreas de atendimento: Libras, Tecnologia Assistivas, Arte, Altas Habilidades, Braille, Sócio-afetivo, Psicomotricidade, Cognitivo, Linguagem oral/ escrita e projeto Re-Fazer e ASI. Dispõe de um professor de recurso para cada área de atendimento nos turnos matutino e vespertino.  Cada sala conta com 10 alunos, sendo o atendimento de acordo com a necessidade do educando.
O CAEE também oferece curso de Libras em parceria com o CAS – Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez, atualmente com uma turma no modulo IV (noturno) e uma turma no modulo III (vespertino).  

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Curso a distância "Controle Social e Cidadania", promovido pela CGU



Hoje, 8 de abril, a Controladoria-Geral da União (CGU) abriu inscrições para 1.000 vagas no curso a distância "Controle Social e Cidadania".
O curso será gratuito e realizado totalmente pela Internet, entre 3 e 30 de maio.

Voltado para todo cidadão interessado em saber mais sobre como  acompanhar a gestão pública,  especialmente as lideranças locais, conselheiros, e representantes sociais, o Curso "Controle Social e Cidadania"está estruturado em três módulos de estudo:

Módulo I -  "A participação popular no Estado brasileiro"
Módulo II  -   "O controle das ações governamentais"
Módulo III -  "O encaminhamento de denúncias aos órgãos responsáveis"

Para participar, basta ter acesso à internet, um endereço de e-mail e conhecimentos básicos navegação.

Os alunos serão avaliados com base em sua participação nos fóruns de discussão e questionários objetivos.
Os participantes que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% receberão certificado.

As inscrições poderão ser feitas no endereço www.escolavirtual.cgu.gov.br de 8 a 15 de abril, ou enquanto houver vagas.

Informações
ead.controlesocial@cgu.gov.br

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pauta Trabalho Coletivo - 13 de abril

Programa Falando em Educação Uruaçu FM



O Programa Falando em Educação / Uruaçu FM é realizado em parceria com a Subsecretaria Regional da Educação de Uruaçu com o objetivo de divulgar e discutir assuntos da educação, sob direção da locutora Elis Regina, todas as quartas-feiras, às 12h. 
Participe deste programa e divulgue as ações da sua instituição, agendando no fone: 3357-1117 (Neuza Dutra).

Determinação

Considerando atender a cota estabelecida para esta subsecretaria pelo Sr. Secretário de Estado da Educação Thiago Peixoto, solicitamos em caráter de urgência que todos os professores com habilitação específica modulados nos Laboratórios de Informática e Ciências sejam removidos para sala de aula, a fim de suprir os déficits existentes.
Quanto aos laboratórios, os próprios professores das disciplinas conduzirão os alunos, considerando que todos foram capacitados em cursos do MEC/ Proinfo: Introdução a Educação Digital.     

Dania Wobeto
Subsecretária Regional

Curso de Capacitação Bullying Escolar

A equipe multiprofissional de Apoio à Inclusão realizará no dia 12 de abril, das 8h30 às 17h, no auditório da SRE, o Curso de Capacitação Bullying Escolar para gestores, coordenadores e professores de recurso, em conformidade com  a Lei nº 17.151, de 16/09/2010.


O Bullying é um ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, normalmente é praticado por pessoas mais velhas ou por pessoas que se sentem superiores aos outros. Os indivíduos que praticam Bullying têm como objetivo intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Bullying é um comportamento agressivo e negativo, é executado repetidamente.
Quando alguém chama nomes ou insulta outra pessoa repetidamente, trata-se de Bullying psicológico.Quando alguém dá um pontapé a outra pessoa, todos os dias, estamos perante uma situação de Bullying físico.
Bullying não nasce do nada, os praticantes podem sofrer desse tipo de agressão em casa ou na escola, pelos próprios pais ou pelos professores. Muitas vezes essas pessoas também foram vítimas de bullying.
As vítimas ficam com medo e não dizem a ninguém, depois, no dia seguinte, repete-se, e assim sucessivamente. Por isso estejam atentos.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Tutoras pedagógicas participam de formação na Seduc

O Núcleo de Reforma, Gestão e Resultados da Secretaria de Estado da Educação iniciou a preparação dos tutores pedagógicos de toda a rede estadual para atuarem em conformidade com as mudanças que estão sendo implementadas na educação pública no estado. Essa primeira etapa de formação é um dos desdobramentos da Avaliação Diagnóstica realizada nas escolas no dia 3 deste mês, e tem por objetivo formar os tutores com base nos parâmetros (descritores*) utilizados nesta mesma avaliação. Eles serão instrumentalizados para orientar as escolas em relação a cada dificuldade identificada.

Hoje (05) no período da tarde, serão estudados os descritores de Língua Portuguesa e Matemática a partir de textos e casos práticos, com indicação de caminhos para cada situação. As orientações serão dadas por um Grupo de Trabalho e Estudos criado dentro do Núcleo de Reforma. Com os resultados da Avaliação Diagnóstica, as escolas podem ver, por exemplo, o desempenho dos alunos por descritores e saber quais os conteúdos precisam ser reforçados.

Durante a formação, os tutores também serão desafiados a observar o modo como educadores e as escolas estão repassando os conteúdos para os estudantes, para identificar se o que o professor ensina tem uma comunicação com o que a criança ou o jovem estudante vive no mundo fora da escola.

Após essa formação inicial, a Secretaria da Educação criará dentro do portal do Sistema de Gestão Escolar (Sige) um ambiente específico para os tutores pedagógicos. Um fórum de discussão e de análise de situações-problema para troca de experiências. Os tutores teriam um tempo delimitado para uso desse espaço, onde seriam divulgados todos os documentos relativos às atribuições dos tutores.

*Descritor: detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados.