quinta-feira, 24 de novembro de 2011

IFG lança vestibular em Licenciatura em Química




Todo semestre o IFG realiza as provas do seu vestibular para ingresso de alunos nos cursos superiores de Tecnologia, Bacharelados e Licenciaturas. São ofertadas vagas para os cursos oferecidos nos 8 campi da instituição - Anápolis, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu.
As inscrições para o vestibular estão abertas até o dia 16 de dezembro de 2011. Clique aqui para acessar o edital e fazer a inscrição.


Objetivo do Curso


O curso tem como objetivo formar professores qualificados para atuarem na Educação Básica com uma visão abrangente do seu papel social e com habilidades diversas. Assim, o licenciado deve adquirir conhecimento sistematizado de pensamento químico, dos processos sócio educacionais, psicológicos e pedagógicos para desenvolver habilidades específicas, a fim de atuar de forma crítica e reflexiva na Educação Básica, bem como prosseguir estudos em cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Perfil Profissional


O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, visando à aplicação pedagógica do conhecimento e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino fundamental e médio. Além disso, o Licenciado em Química também deve apresentar autonomia intelectual; desenvolver o espírito investigativo e iniciativa na busca de soluções relacionadas ao ensino de Química, agindo de forma ética e responsável ciente do impacto das atividades da área no contexto social e ambiental.


Mercado de Trabalho

O licenciado em Química, além de atuar como docente no ensino Básico e na pesquisa, também pode atuar em diversos segmentos da indústria (RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 36 DE 25.04.1974) exercendo as seguintes atividades:

1. Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas;
2. Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas;
3. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas;
4. Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas;
5. Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos;
6. Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.


Duração do Curso

O curso terá a duração mínima de 4 (quatro) anos e com uma carga horária total de 3145 horas divida em:
1588 horas do Núcleo Específico (com 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado);
594 horas do Núcleo Pedagógico;
243 horas do Núcleo Complementar;
200 horas de Atividades Acadêmicos-Científicos-Culturais;
400 horas de Prática como Componente Curricular;
120 horas de TCC.


Total de vagas

Para o curso de Licenciatura em Química são ofertadas 30 vagas semestralmente.


Horário de funcionamento


As aulas ocorrem no período noturno, das 19h15min às 22h30min, sendo que os sábados podem ser letivos.

Consultar fonte

Colégio de Niquelândia realiza Projeto Ações que Educam




Parabenizamos a escola por mais esta importante iniciativa!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mais de 136 mil estudantes farão primeira avaliação externa nesta quarta-feira (23)



Provas serão aplicadas no horário normal das aulas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta quarta-feira (23) as provas do Sistema de Avaliação da Educação de Goiás (Saego). Cerca de 136 mil estudantes de 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, de 3º ano do Ensino Médio e do 6º período do Ensino Médio Ressignificado serão avaliados nas escolas da rede estadual em todo o estado. Os resultados desta primeira avaliação externa realizada pela Seduc subsidiarão as escolas no planejamento pedagógico de 2012, além de compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado de Goiás (Idego).
O Saego permitirá ao Governo de Goiás definir com maior rapidez e precisão as ações necessárias para garantir uma melhor qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas estaduais. O Saego será aplicado anualmente em todo o estado.
Aplicação - Os 6.874 estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental farão apenas uma prova de Língua Portuguesa e não precisarão preencher cartões de resposta. Eles terão duas horas para responder as 22 questões. Para essas turmas, a avaliação tem a finalidade de diagnosticar como está o processo de alfabetização dessas crianças. Uma das principais metas do governo de Goiás, dentro da reforma educacional em curso, é a alfabetização aos 7 anos de idade. A partir do Saego, a Secretaria da Educação poderá identificar onde e como interferir para melhorar o aprendizado nesta primeira etapa da vida escolar.
Os alunos das demais séries farão provas de Língua Portuguesa e de Matemática e terão duas horas para responder às questões, mais 15 minutos para marcar o cartão de respostas e outros 15 minutos para responder o questionário socioeconômico. Cada exame terá 22 questões para as turmas de 5º ano, 26 questões para as de 9º ano e 40 questões para os alunos de Ensino Médio. As provas para todos os estudantes serão aplicadas no horário normal de aula, logo após a chegada na escola.
Farão as provas 12.163 estudantes do 5º ano, 58.941 matriculados no 9º ano, 45.453 do 3º ano do Ensino Médio e 12.601 do Ensino Médio Ressignificado. Todos os alunos serão avaliados, independentemente do tamanho da turma. Não haverá dispensa de alunos antes do horário de término das aulas.
Para a aplicação dos exames, a Secretaria da Educação e o CAEd prepararam coordenadores regionais. Estes, por sua vez, prepararam coordenadores municipais para atuarem no apoio às escolas que realizarão o Saego. Professores e gestores estarão diretamente envolvidos na aplicação das provas, no entanto, nenhum professor pode acompanhar a aplicação na sua própria turma. Os envelopes com as provas chegarão lacrados e sairão lacrados da sala de aula. Alunos, professores e gestores vão responder o questionário socioeconômico que acompanham as provas.
No início de janeiro de 2012 serão divulgados os resultados preliminares do Saego. Cada escola receberá um caderno com as notas e as análises detalhadas dos resultados, podendo usá-los no planejamento das atividades para o próximo ano letivo. Esses resultados, junto com as avaliações diagnósticas e outras variáveis que estão sendo definidas pelo CAEd e a Secretaria da Educação vão servir para o cálculo do Idego.

UNIDADE EDUCACIONAL

URUAÇU
U.R.E.E.E.Herbert José de Souza
C.E.Alfredo Nasser

Fiscal: Rúbia
Coordenadora Municipal

E.E.Dr.Fcº Antonio Azevedo
Fiscal: Neuza
Da SRE

C.E. Dr.Sebastião G. Almeida
Fiscal: Edna
Coordenadora Municipal

C.E. Aeroporto
Fiscal: Maria Oenes
Da E. E. Vila Dourada

C.E. Bernardo Sayão
Fiscal: Leonides
Da E.E.Dr. Fco. Antônio Azevedo

E.E. Dom Prada
Fiscal: Carmem
Da SRE

C.E. Joana D’Arc
Fiscal: Ivone Moacir
Do E.E. Luiz Carlos da Mota

E.E. Filomeno Luiz de França
Fiscal: Sirlene Carvalho
Da SRE

E.E. Luiz Carlos da Mota
Fiscal: Célia
Da SRE

E.E. Vila Dourada
Fiscal: Leovando
Do C.E.Joana D’Arc

CAMPINORTE
C.E. Deoclides M. da Costa
Diurno: Mª de Fátima de Oliveira
Noturno: Sirley Lara
C.E Arapoema

C.E. Arapoema Meireles
Fiscal: Nilvania
Do C.E.Deoclides Martins da Costa

C.E.Marcionílio
Fiscal: Adriana
Coordenadora Municipal

HIDROLINA
Col. Est. Alfredo Nasser
Fiscal: Euza
Coordenadora Municipal

NOVA IGUAÇU
C.E.Mal. Costa e Silva
Fiscal: Romilda
Coordenadora Municipal

ALTO HORIZONTE
C.E. João Gonçalves Filho
Fiscal: Márcia
Coordenadora Municipal

MARA ROSA
C.E. Pres. Castelo Branco
Fiscal: Maria Ivone
Coordenadora Municipal

E.E.Prof. Júlio Cavalcante
Fiscal: Lissandra Paula
Da E.E. José Feliciano

E.E. José Feliciano Ferreira
Fiscal: Edson
Da E. E. Prof. Júlio Cavalcante

E.E. de Amarolândia

AMARALINA
C.E.Josino Silva
Fiscal: Rosângela
Coordenadora Municipal

NIQUELÂNDIA
C.E.Paulo Francisco da Silva
Fiscal: Luzia
Coordenadora Municipal

C.E.Joaquim Maria de Godoi
Fiscal: Deusimar Moreira
Do C.E.Thomás Adorno

C.E. Thomas Adorno
Fiscal: Albina
Coordenadora Municipal

C.E.Agostinho Nunes de Souza
Fiscal: Maria Veloso de G. Rezende
Do C.E. Joaquim Fco. Santiago

C.E. Cel. Joaquim Taveira
Fiscal: Maria Geralda Ferreira
do C. E. Thomas Adorno

C.E. Joaquim Fcº Santiago
Fiscal: Suzan Kelly Fernandes Chagas
Do C. E. Agostinho Nunes

SÃO LUIZ DO NORTE
C.E. Meira Matos
Fiscal: Joscelina
Coordenadora Municipal

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Reconhecimento

Portaria nº 5.786 /GAB-Seduc




Acesse arquivo completo: http://www.slideshare.net/upload

Governo do Estado seleciona professores e pessoal de apoio administrativo



Profissionais serão convocados conforme demanda; contratos serão temporários


O Governo de Goiás realiza Processo Simplificado para selecionar professores e pessoal de apoio administrativo que atuarão em escolas da rede pública estadual. Os profissionais que, após o processo de seleção, forem convocados, substituirão aqueles que terão contratos encerrados no fim deste ano letivo. Importante ressaltar que a seleção de um candidato não significa que ele será automaticamente convocado – isto ocorrerá à medida que houver demanda.

Atenção: os pretensos candidatos que nos últimos dois anos cumpriram período igual a 12 meses de contrato por tempo determinado em qualquer órgão do Estado de Goiás ficam automaticamente excluídos desta seleção. Por força de lei, o governo tem que realizar outro processo seletivo para substituir os contratos vencidos. Os que forem convocados, vale destacar, também poderão trabalhar por até um ano.

As inscrições – gratuitas - estão sendo feitas desde a última segunda-feira (14), exclusivamente pela internet, no site da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento: http://www.segplan.go.gov.br/; ou no da Secretaria de Estado da Educação: http://www.seduc.go.gov.br/. Antes de se inscrever, é importante que o candidato leia atentamente o Edital nº 003/2011 e seus anexos, que também estão disponíveis nestes sites.
A Secretaria de Estado da Educação vem trabalhando sistematicamente, desde o início desta gestão, na otimização dos recursos públicos. Exemplo concreto é a redução de contratos temporários: levantamento oficial mostra que este número caiu de 9,9 mil professores, em novembro do ano passado, para 4,7 mil em outubro deste ano. Ou seja, uma redução de mais de 5 mil. Este trabalho tem sido possível por conta do amplo processo de modulação de professores que houve na rede estadual e do retorno de muitos destes profissionais para a sala de aula, que também estão sendo incentivados e valorizados com o programa Reconhecer.

Os cargos Nesse processo simplificado, deverão ser selecionados até 7.804 professores e até 4.590 pessoas para apoio administrativo. Os cargos para professores são: Professor Assistente de Nível I, Professor Assistente de Nível II e Professor Assistente Nível I e II para Atendimento Educacional Especializado. Os de Apoio Administrativo são: Auxiliar de Secretaria, Digitador, Auxiliar de Serviços Gerais, Higienização, Merendeira, Vigia e Motorista.
Para os candidatos ao cargo de Professor Assistente de nível I será exigido o ensino médio completo, com certificado reconhecido na forma legal. O salário para esse nível, com carga de 40 horas, será de R$ 961,04. Já os candidatos ao cargo de Professor Assistente nível II terão que comprovar licenciatura ou outra graduação correspondente às áreas de conhecimento específicas do currículo, com formação pedagógica nos termos da legislação vigente. O salário para este nível, considerando 40 horas de trabalho semanal, é de R$ 1.137,77.
Os candidatos ao cargo de Professor Assistente Nível I e II para Atendimento Educacional Especializado terão que ter, além da formação acadêmica exigida para o professor assistente, proficiência no uso e no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e conhecer o sistema Braille – leitura e escrita fluente. Eles darão apoio à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais dentro da rede estadual.
Para os cargos de apoio administrativo, os candidatos a Auxiliar de Secretaria e Digitador terão que ter ensino médio completo e conhecimento básico de Word e Excel. Para os demais cargos, é exigida apenas a primeira fase completa do ensino fundamental; para o motorista, também a carteira de habilitação, categoria B. Todos terão carga horária de 40 horas e vencimentos de um salário mínimo.

As inscrições No ato da inscrição, o candidato deverá marcar sua opção de cargo, de disciplina, de subsecretaria e município em que deseja atuar. Depois de efetivar a inscrição, não será mais possível alterar essas informações. A confirmação de inscrição deverá ser impressa e guardada pelo candidato. Se convocado, o candidato selecionado terá que se apresentar em até dois dias, sob risco de ir para o fim da lista.
Os portadores de deficiência terão 5% do total das vagas e, ao se inscreverem, terão que preencher formulário específico e apresentar laudo médico detalhando o tipo e o grau da deficiência. Eles poderão ser contratados desde que suas limitações não sejam incompatíveis com as atribuições dos cargos para os quais se candidatarem.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PDE Interativo


O PDE Interativo é o novo módulo do PDE Escola no SIMEC. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e a principal mudança em relação à versão anterior é o seu caráter auto-instrucional e interativo. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão contínua. As mudanças tiveram como principal objetivo facilitar o acesso e a navegação da equipe escolar e de todas as pessoas interessadas em conhecer a ferramenta.

Em 2011, o PDE Interativo só estará disponível para as escolas NOVAS, ou seja, aquelas que foram priorizadas em função do IDEB 2009 e que não participaram do programa entre 2008 e 2010 e desta Regional as unidades são:

Uruaçu

Colégio Estadual Joana D’Arc


Mara Rosa
Colégio Estadual Presidente Castelo Branco

Para a inserção dos Planos no Simec, as unidades escolares terão até o dia 20/11/2011, pois todos deverão passar pela aprovação do Comitê Estratégico Estadual, a técnica responsável por esta Regional é a professora Rosana e o telefone de contato continua sendo o 3201-3147.

Contamos com o empenho na pontualidade e comprometimento de todos.

Kássia Miguel
Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação
Superintendência de Acompanhamento dos Programas Institucionais
(62) 3201 3006/3094

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Principais Etapas da Matrícula Informatizada 2012

RENOVAÇÃO PARA OS ALUNOS DA CASA

Período: 06/12/2011 a 28/12/2011
A renovação da matrícula é uma etapa que acontece na Unidade Escolar, no SIGE, no período de 06 a 28 de dezembro de 2011, de acordo com o cronograma. A Unidade escolar deverá notificar todos os alunos (maiores de 18 anos) e responsáveis sobre a obrigatoriedade da renovação através do “Termo de Ciência de Renovação da Matricula”, disponível no SIGE; os alunos que não renovarem a matrícula no prazo estipulado irão concorrer vaga com os novos alunos, não tendo a garantia de vaga na mesma Unidade de Ensino.


TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA (TA)
Período: 06/12/2011 a 28/12/2011


A Transferência Automática (TA) acontecerá em bloco e de acordo com o planejamento realizado entre a SRE e U.E. e garante a vaga na Unidade Escolar para alunos que estudem em escolas que não oferecem continuidade de curso para o 5º e o 9º anos, série extinta, e Unidade de Ensino paralisada ou extinta. Se o estudante não aceitar a Unidade de Ensino para a qual foi enviado, seguirá as orientações expressas para a Transferência por Interesse Próprio (TIP).

A Transferência Automática é dividida em duas etapas:

Primeira Etapa: pela Subsecretaria na intranet
Período: 28/11/2011 a 04/12/2011
Processo: O coordenador da Matrícula cadastrará a Transferência Automática (TA) na intranet.
Após esse procedimento, ele deverá imprimir o relatório de autorização, disponível no mesmo sistema. Esse relatório de autorização fornecerá o código verificador, para que a Unidade Escolar execute a segunda etapa.

Segunda Etapa: na Unidade Escolar no SIGE
Período: 06/12/2011 a 02/01/2012
Por meio do código verificador, a Unidade Escolar realizará a Transferência Automática (TA) no SIGE.


TRANSFERÊNCIA POR INTERESSE PRÓPRIO (TIP)
Período: 06/12/2011 a 02/01/2012
A TIP é a transferência do estudante que deseja mudar de unidade escolar da rede estadual, por interesse próprio. Esse procedimento deverá ser feito na unidade escolar de origem por meio do SIGE. Ao preencher o formulário de solicitação de Transferência por Interesse Próprio (TIP), o estudante deverá indicar três unidades Escolares de sua preferência.


A TIP - Transferência por Interesse Próprio será dividida em dois momentos:
Solicitação
Período: 06/12/2011 a 02/01/2012
A Transferência por Interesse Próprio (TIP) será solicitada na escola de origem, que fará a solicitação por meio do SIGE. As solicitações deverão ser realizadas no SIGE Online e, quando se tratar de SIGE LOCAL, solicitadas no SIGE com dados enviados por meio do SIGE UPLOAD, ao Núcleo de Tecnologia Educacional até o dia 02/01/2012.


Confirmação e Efetivação da TIP
Período: 16/01/2012 a 23/01/2012
A confirmação da solicitação será feita via 0800 ou pela Internet, no site http://www.matricula.go.gov.br/.
Após a confirmação do local de alocação, o aluno ou responsável deverá comparecer à Unidade Escolar para efetivar a matrícula. Aquele que não comparecer para efetivar a matrícula perderá o direito à vaga.


SOLICITAÇÃO DE NOVOS ALUNOS
Período: 12/12/2011 a 07/01/2012

A solicitação de alunos é a etapa mais esperada pela população. Consiste no período em
que novos alunos poderão solicitar vaga para uma escola da rede estadual.

Entende-se por Novo aluno:
· O transferido das redes de ensino federal, municipal ou particular;
· O que veio de outros estados;
· O que está iniciando a vida escolar;
· O que abandonou os estudos em qualquer ano letivo.

Solicitação
Período:12/12/2011 a 07/01/2012

A solicitação de vagas na rede estadual de ensino será feita através do cadastramento dos novos alunos pelo 0800 ou pela Internet, no site http://www.matricula.go.gov.br/. Nesse cadastramento, o aluno deve ter em mãos seus documentos pessoais e indicar três opções de Unidades Escolares, na ordem de sua preferência, para ser alocado.

Confirmação e Efetivação da Matrícula
Período: 16/01/2012 a 23/01/2012
Depois de solicitada a vaga, para efetivar a sua matrícula o estudante deverá fazer a confirmação pelo telefone 0800 ou pelo site http://www.matricula.go.gov.br/.

Documentos necessários para a efetivação da matrícula na escola
alocada:
· RG e/ou Certidão de Nascimento;
· Comprovante de endereço;
· Documento que comprove a escolaridade (declaração de transferência ou
histórico escolar).


CRONOGRAMA 2ª ETAPA DA MATRÍCULA 2012
Atenção: O 2º Momento de matrícula só deverá ser divulgado após o término do
1º momento de solicitação, ou seja, após o dia 07/01. O Esforço é para que a
maioria das matrículas sejam feitas no 1º momento. Reforçar sempre o site

Número de alunos matriculados / frequentes que recebem o Atendimento Educacional Especializado

Senhor (a) Diretor (a):

Atendendo solicitação do Superintendente Executivo do Ensino Especial Dalson Borges Gomes, pedimos ao Senhor Diretor que preencha os dados referentes a sua escola na planilha enviada por e-mail informando o número de alunos matriculados / frequentes na rede regular e nos CAEEs que recebem o Atendimento Educacional Especializado – AEE.
Tal pedido se justifica na necessidade dessa Gerência efetivar a partir deste mês a inclusão de tais dados no SIGNET para efeito de controle de frequência e repasse de recursos financeiros.
Para evitar transtornos pedimos que estas informações sejam encaminhadas impreterivelmente até o dia 16 de novembro de 2011, quarta-feira, no e-mail: helianebraga@yahoo.com.br para fins de consolidação.

Confira os gabaritos

Curso Extensão Educação Integral e Integrada

Polos: Alexânia; Cidade de Goiás; Piranhas; São Miguel do Araguaia; São Simão; Uruaçu e Uruana
  • Carga Horária: 260 h
  • Inscrições de 26 de outubro a 14 de novembro


Clique para fazer a inscrição!

 

Curso Especialização em Mídias na Educação




Polos: Alexânia; Anápolis; Catalão; Cidade de Goiás; Goianésia; Itumbiara; Jussara; Mineiros; Posse; São Simão e Uruaçu
Carga Horária: 400 h
Período de Inscrições:  07 a  20/novembro de 2011

Documentos

A Coordenação do Curso de Especialização em Mídias na Educação, da Faculdade de Educação (FE) informa que estão abertas as inscrições para o referido curso no período de 07 a 20 de novembro de 2011, exclusivamente via internet, no sítio www.ciar.ufg.br.
Ao completar o preenchimento dos campos, o candidato deverá enviar a solicitação de sua inscrição via internet. Em seguida, o candidato deverá enviar para o e-mail midiasnaeducacao.ufg@gmail.com os seguintes documentos digitalizados em pdf: comprovante que cursou licenciatura plena em qualquer área (diploma ou certificado equivalente) e comprovante de vínculo com as Redes Públicas Municipal e Estadual de Educação do Estado de Goiás.
As vagas definidas para o curso serão distribuídas em 11 (onze) polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Estado de Goiás, totalizando 550, sendo 50 vagas para cada polo, entre eles: Alexânia, Anápolis, Catalão, Goianésia, Cidade de Goiás, Itumbiara, Jussara, Mineiros, Posse, São Simão e Uruaçu.
O Curso de Especialização em Mídias na Educação destina-se a profissionais graduados com licenciatura plena em qualquer área, em cursos reconhecidos pelo MEC, e que estejam vinculados às Redes Municipais e Estadual de Educação do Estado de Goiás, prioritariamente em serviço em sala de aula.

Modalidade: a distância, oferecido gratuitamente pela UFG/CIAR, com encontros presenciais mensais às sextas-feiras, das 19h às 22h e aos sábados das 8h às 17h

Período de realização do curso: Dezembro/2011 a março/2013

Fonte: Coordenação do curso

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Anúncio Oficial

07 a 18/11- Aplicação da Prova Brasil


A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.

 

Portal MEC

05 de novembro: OBMEP nas Escolas


Apresentação


A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:

- a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;
- o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
- o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);
- a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;
- a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias de premiação.

Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Em 2010, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

Consultar fonte

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

04/11- Reunião para discussão da proposta: Alunos Monitores

O curso de Bacharelado em Engenharia Civil foi aprovado pela Resolução nº 06/2011/IFG e será oferecido no campus Uruaçu a partir do 1º semestre de 2012


O Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou nessa terça-feira, 1º de novembro, o edital do vestibular 2012/1. A novidade desse edital é a abertura do curso de Engenharia Civil, com 30 vagas ofertadas para o Campus de Uruaçu, para realização do curso no período vespertino.


As inscrições para o vestibular estão abertas até o dia 16 de dezembro de 2011. Clique aqui para acessar o edital e fazer a inscrição.


Objetivo do Curso

O principal objetivo do curso é fornecer uma formação generalista aos egressos, habilitando-os a atuar nas cinco grandes áreas da Engenharia Civil, a saber, construção, estruturas, geotecnia, hidráulica e saneamento e transportes, nas esferas de projetos, consultoria e execução, bem como desenvolver atividades de planejamento e administração de empreendimentos. Os profissionais graduados deverão estar capacitados a trabalhar em qualquer parte do país e do mundo, e seguindo o princípio da verticalização, garantir a continuidade ou complementaridade dos estudos por meio de pós-graduação.
Os novos profissionais deverão estar aptos, ainda, a exercer atividades que exijam empreendedorismo, liderança e capacidade de tomar decisões, encontrando-se, desse modo, capacitados para cargos de coordenação e chefia, junto a empresas públicas ou privadas.


Perfil Profissional

No Brasil, a grande maioria dos engenheiros atua no setor de construção civil de obras correntes, tais como edifícios residenciais e/ou comerciais na confecção de projetos em geral supervisão, planejamento, acompanhamento, gerenciamento e fiscalização de obras. No entanto, o engenheiro civil tem formação ampla e pode atuar em obras tão distintas quanto ferrovias, aeroportos, usinas hidroelétricas, sistemas de saneamento básico, estradas de rodagem, além da área de construção convencional. A realidade é que, dentre as modalidades de engenharia, a civil é a que tem campo de atuação mais abrangente.

Além das atuações acima destacadas, os profissionais engenheiros civis podem atuar como consultores, peritos, autônomos, pesquisadores e/ou professores em cursos de técnico, tecnólogo ou graduação e pós-graduação em Engenharia Civil. O curso deverá possibilitar ao egresso, a flexibilidade para atender aos novos rumos da Engenharia Nacional e Mundial, tanto no mercado de trabalho em si, ao atender aos anseios de assimilar e desenvolver novas tecnologias de maneira racionalizada, econômica e eficiente, bem como nas atividades de ensino e pesquisa, observando o mesmo propósito sem esquecer o papel socioeconômico do engenheiro civil.


Mercado de Trabalho

O maior mercado de trabalho para os engenheiros civis se encontra no setor de construção, já que toda obra exige, pelo menos, um engenheiro sob sua responsabilidade técnica com destaque no planejamento e gerenciamento de obras. Nesta área, a maior demanda de contratação advém de empresas construtoras e escritórios de projetos em geral, das indústrias urbanas e de materiais de construção. Nos últimos anos, o setor de construção se tornou um dos mais movimentados do país, devido principalmente ao crescimento da economia. Nessa nova realidade, o número de obras d’arte especiais, tais como pontes, viadutos, aeroportos, e etc., aumentou vertiginosamente, como parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), instituído pelo Governo Federal.

Outro setor que o Brasil vem a cada ano ocupando posição de destaque é o setor de exportações de serviços de engenharia, que podem levar ao estreitamento de relacionamentos e parcerias comerciais, ao fortalecimento da imagem do país, à minimização de eventuais crises no mercado interno e à agregação de novas empresas na cadeia produtiva.


Duração do Curso

O curso terá a duração mínima de 5 (cinco) anos e o prazo máximo de integralização de 9 (nove) anos. A periodiciadade do curso é semestral.


Total de vagas

São 30 vagas em cada vestibular que acontece duas vezes por ano.


Horário de funcionamento

O funcionamento do curso é no período vespertino

Consultar fonte

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Curso de Extensão: Educação Integral e Integrada



Inscrições para o processo seletivo: 26 de outubro até o dia 14 de novembro de 2011
Público Alvo: portadores de diploma do ensino médio e/ou superior interessados em discutir a educação integral nas escolas brasileiras.

Vagas: 30

Período do curso: dezembro de 2011 a setembro de 2012

Carga Horária: 260 horas

Modalidade: semi-presencial

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no sítio http://www.ciar.ufg.br/v4// link Inscrições.

Reconhecimento


É com grande satisfação que o Departamento Pedagógico parabeniza a aluna Priscilla Martins Oliveira, do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Joaquim Maria de Godoi pela premiação no Concurso de Redação "Tempos de Escola" proposto por meio do Projeto Parceria Votorantim pela Educação.
Estendemos nossos cumprimentos a professora Luciana Cândia Azevedo, por ter acreditado no potencial de seus alunos. Aos demais profissionais do Colégio pelo incentivo e apoio e a Votorantim Metais pela iniciativa, e por acreditar que ...

"A escola é o único lugar onde podemos sempre ser melhores do que já somos."

 
Parabéns Priscilla!

CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA MARTINS
Coordenadora Pedagógica
Subsecretaria Regional de Educação
Uruaçu- GO

Agradecimento

Caros Colaboradores:


Os Exames EJA - Ensino Fundamental e Ensino Médio foram sucesso absoluto!
Nosso reconhecimento pelo excelente trabalho.
Um fraterno abraço e muito obrigada!



Noemi Vasconcelos/ Alessandra
Maria de Fátima Alves Lima / Heliane Braga
Coordenadores de Aplicação