quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ampliação do Programa Bolsa Futuro


A Subsecretária Regional de Educação Profª Dania S. Wobeto de Freitas comunica às famílias dos Programas Renda Cidadã e Bolsa Família que será ampliado o atendimento do Programa Bolsa Futuro aos beneficiários que concluíram até o 5º ano do Ensino Fundamental.

As Inscrições serão realizadas até o dia 16 de fevereiro na Subsecretaria Regional de Educação de Uruaçu.

Para conhecer melhor o Programa Bolsa Futuro clique aqui.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

23/01: Reunião com a comunidade do Muquém para continuidade de extensão do Ensino Médio





Atendendo solicitação da comunidade Muquém, município de Niquelândia, foi realizada reunião, ontem (23), a partir das 18h, para discutir a continuidade da extensão neste local. Participaram representantes do grupo gestor da escola sede, Colégio Estadual Joaquim Maria de Godoi, o diretor Marcos e a secretária geral Jane, a inspetora da Subsecretaria Profª Sirlene Xavier e a Coordenadora da Matrícula Informatizada, Profª Heliane Braga. Além da participação do Conselho Municipal e Secretaria Municipal de  Educação de Niquelândia.
Diante do número de alunos existentes e dos depoimentos dos pais, foi deferida a solicitação enviada pelo diretor da Escola Municipal Nossa Senhora d' Abadia, Vivaldo Ferreira França. Esclarecendo mediante ata assinada, as atribuições e responsabilidades de cada segmento visando a qualidade do ensino, a permanência e o sucesso escolar dos alunos.

Orientações para regularização da situação de alunos do Ensino Médio reprovados ou transferidos do Regime Semestral para o Anual


O artigo 23 da LDB 9394/96 afirma que “a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.”

Consubstanciado nessa lei a SEDUC/GO, através da Superintendência de Ensino Médio, organizou o Programa de Ressignificação do Ensino Médio que entre outros fatores permitia a unidade escolar, que aderira a tal programa, se organizar em períodos semestrais. Como o Programa de Ressignificação, bem como a organização semestral não foi implantada de forma unificada em todo Estado, alguns alunos ou unidades escolares estão encontrando dificuldades no processo de transferência do regime semestral para o regime anual, principalmente em casos de alunos retidos.

Segue abaixo as orientações da Superintendência de Ensino Médio e do Conselho Estadual de Educação – CEE para que o aluno não seja prejudicado em caso de mudança de regime semestral/anual ou transferência para cidades ou escolas que não ofertam o período que ele deveria cursar.



1ª Opção:

O aluno dever ser matriculado na série seguinte e fazer concomitância do período reprovado no contra turno.



2ª Opção

Não sendo possível a escola ofertar concomitância ou não sendo possível o aluno realizar a mesma o aluno deverá ser matriculado na série seguinte/subseqüente e quando terminar a série em questão deverá cursar o semestre/período que está devendo. Tal procedimento deverá ser registrado em ata e esclarecido ao aluno e seus responsáveis que o mesmo só pegara o certificado de conclusão do ENSINO MÉDIO quando realizar de forma satisfatória o período que esta devendo.



3ª Opção

O aluno deverá ser matriculado na série subsequente e não sendo possível, de forma alguma, realizar a concomitância, a unidade escolar deverá organizar um programa de estudo somente para as disciplinas reprovadas e aplicar 3 avaliações para cada uma dessas disciplinas, conforme o programa de estudo elaborado . Tudo deverá ser registrado em ata e o aluno e responsáveis conscientizados que a conclusão e certificação do Ensino Médio só ocorrerá quando o aluno concluir satisfatoriamente o programa de estudo. Aconselha-se que esse programa seja realizado no primeiro semestre de matricula do aluno.

Ressaltamos que esse programa realizado no 1ª semestre de matrícula do aluno, possibilita a resolução imediata dos problemas do mesmo.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Comunicado

A partir deste ano o Departamento Pedagógico da Subsecretaria Regional de Educação de Uruaçu passa a ser chamado de Núcleo Pedagógico da SRE (NUPE). Além dessa mudança informamos também que a função de Coordenador Pedagógico da SRE passa a ser chamada de Diretor do Núcleo Pedagógico da SRE. Ressaltamos que o Sr. Raph Gomes é o Coordenador do Núcleo de Orientação Pedagógico da SEE (NUOP). As informações se fazem necessárias para atualização dos dados, no sentido de que possamos fazer os encaminhamentos de correspondências de forma correta.

Além disso, solicitamos aos gestores que elenque junto a equipe temas que julguem necessários para as capacitações durante o ano. Precisamos receber essas sugestões até as 14h para elaborarmos o documento contendo todas as sugestões desta regional para enviarmos ao NUOP, que analisará as sugestões de todas as SREs para que elaborem o Plano de Ação do Núcleo, no que diz respeito às capacitações.

Encontram-se disponíveis na portaria da SRE as cartilhas sobre o Programa Reconhecer. Pedimos-lhes que ao irem a SRE, solicitem a recepcionista as cartilhas de sua UE.

Todas as comunicações referentes aos assuntos pedagógicos deverão ser encaminhados única e exclusivamente ao email: pedagogico.uruacu@seduc.go.gov.br. Esclarecemos que este email é institucional e que mensagens de correntes de amizade, oração e outras nesse sentido não devem ser encaminhadas a esse email.

As Tutoras Pedagógicas iniciarão as visitas a partir de segunda-feira. Desta forma solicitamos que providenciem os cadernos de registro das visitas das tutoras nos mesmos moldes adotados em 2011. Um caderno único para o registro nos três turnos (dinamizando as informações) e cada Coordenador Pedagógico com o seu caderno. Assim que tivermos novas orientações encaminharemos aos Senhores.
Tão logo tenham o quadro de CP completo, solicitamos os dados dos mesmos para atualização de nossos dados (Nome completo, sem abreviaturas, turno de atendimento, email, telefone, CPF).

CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA MARTINS
Diretora do Núcleo Pedagógico da SRE - Uruaçu
62 3357 32 79

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lançamento do Bolsa Futuro


O Governo de Goiás criou no final de 2011 o Programa de Capacitação Bolsa Futuro que pretende qualificar até o final de 2014 mais de meio milhão de pessoas que recebem o Renda Cidadã e o Bolsa Família. Em Uruaçu o lançamento ocorreu na manhã do último dia 17, Terça feira, na Câmara Municipal e foi coordenado pelo suplente de deputado estadual e Diretor da Goiasindustrial Valmir Pedro e contou com a presença de várias autoridades, dentre eles, o Presidente do poder legislativo local vereador Rones Maia, vereador Francisco Carlos, o vice-prefeito Dr. Francisco Barroso, beneficiários do Renda Cidadã e Bolsa Família, lideranças políticas e pessoas da comunidade.

Esse programa é uma forma encontrada pelo Governo do Estado para atender as famílias assistidas pelos programas sociais Renda Cidadã e Bolsa Família que queiram fazer cursos profissionalizantes. Os cursos para os beneficiários dos programas de transferência de renda serão no modelo de Ensino a Distância (EaD) e terão seis meses de duração. Eles abrangerão as modalidades indústria, comércio e atividade agropecuária.

O Bolsa Futuro é uma parceria do Governo de Goiás e Secretaria de Ciência e Tecnologia-Sectec. O programa tem como objetivo a qualificação profissional das famílias que recebem o Renda Cidadã do governo de Goiás e Bolsa Família do Governo Federal.

As inscrições para o programa foram iniciadas no dia 09 de Janeiro e os interessados puderam fazer na Subsecretaria Regional da Educação em Uruaçu e pelo site: http://www.sectec.go.gov.br/.

Marconi disse que o objetivo do programa é qualificar pessoas de baixa renda para não serem dependentes apenas dos recursos dos programas sociais e afirmou que o Bolsa Futuro é "inovação" na qualificação profissional pois oferece uma porta de saída para pessoas que dependem dos programas sociais. “O Bolsa Futuro é, com certeza, o maior programa de educação profissional dentre os realizados por todos os Estados brasileiros, e uma iniciativa que ficará para sempre a apontar o aprendizado e a educação como as únicas vias capazes de romper com o atraso e abrir horizontes propícios para as grandes realizações.”

As famílias que participarão do Bolsa Futuro, receberão como incentivo do Governo uma bolsa no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) mensal.

Representou a Subsecretária Regional da Educação Dania Wobeto, a Profª Maria de Fátima Alves Lima, Supervisora Técnico Operacional.

Divulgados resultados no site www.supletivo.go.gov.br



Localize seu cadastro com o número do seu CPF

Os resultados dos Exames de Jovens e Adultos (antigo supletivo) já estão disponíveis. Para consultá-los, basta acessar o site http://www.supletivo.go.gov.br/ e por meio do número do CPF e da data de nascimento, localizar o cadastro.
Em 2011, os exames de EJA foram realizados nos dias 29 e 30 de setembro e tiveram mais de 26 mil inscritos. Estes exames representam uma oportunidade para aqueles que não puderam cursar o ensino regular na época devida tem para obterem a certificação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A certificação pode ser parcial ou plena e deve ser solicitada à Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação. Mais informações nos telefones 3201-3193 e 3201-3141.
Os exames foram realizados em 17 municípios: Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Goianésia, Goiás, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Posse, Rio Verde, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

As disciplinas mais procuradas – No Ensino Fundamental, a disciplina que teve o maior número de inscritos foi Matemática (5.890), seguida por Língua Portuguesa (5.752), História (5.735), Ciências (5.620) e Geografia (5.560). Inglês é opcional para esta etapa da educação. No Ensino Médio, Filosofia foi a disciplina mais procurada, com 19.419 inscrições. Química (19.279) foi a segunda, seguida por Física (19.088), Matemática (18.651), História (18.172), Sociologia (17.687), Geografia (17.150), Inglês (16.822), Língua Portuguesa (16.787) e Biologia (16.627).

Consultar fonte




Seduc capacita profissionais para execução do Programa Jovem de Futuro



Formação deve contar com cerca de 170 participantes

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nos próximos dias 17 e 18 de janeiro, das 8 às 18 horas, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (Rua 235, s/n,
Setor Universitário), curso de capacitação de gestores para execução do Programa Jovem de Futuro/Ensino Médio Inovador.
Ao todo, esta capacitação envolverá 35 Subsecretarias Regionais de Educação e 61 escolas estaduais, resultando na participação de aproximadamente 170 pessoas, entre gestores, professores que coordenam o programa nas escolas, e tutores pedagógicos que acompanham diretamente as unidades escolares.
Este curso de capacitação é uma ação pedagógica prevista no plano de trabalho elaborado entre a Seduc e o Instituto Unibanco, parceiro na viabilização do programa. De acordo com o superintendente do Ensino Médio, Fernando Pereira dos Santos, esse momento de capacitação é uma das atividades de maior relevância para a implantação e institucionalização do Jovem de Futuro.


Conheça o programa

O Jovem de Futuro, lançado recentemente pelo Governo de Goiás, é uma ferramenta tecnológica do Instituto Unibanco que será executada nas escolas de Ensino Médio em parceria com o Governo Federal (que entra com o programa Ensino Médio Inovador). Neste primeiro ano, 180 escolas participam do projeto. Desse total, 60 estão localizadas no Entorno de Brasília e apresentam as situações de vulnerabilidade.
O objetivo do programa é, principalmente, elevar os índices de aprendizagem dos alunos e reduzir a evasão escolar. Para isso, as escolas participantes irão receber R$ 100 anuais por aluno e terão todo o apoio necessário para planejar, executar e avaliar bem o seu plano de trabalho. Além disso, o Jovem de Futuro prevê o atendimento de todas as escolas de Ensino Médio do Estado - pouco mais de 600 unidades, no total - até 2014, beneficiando assim mais de 270 mil alunos.



Como funciona?

O Instituto Unibanco dará o apoio técnico-financeiro e pedagógico às escolas e o Ministério da Educação, por sua vez, repassará recursos diretamente às unidades de ensino. A Secretaria de Educação entra como a executora de todas as ações, tendo ainda mais suporte e muito mais dados para redimensionar suas políticas públicas. E toda a comunidade escolar será beneficiada com a melhoria significativa dos índices educacionais em Goiás.
As escolas desenvolvem seu próprio plano estratégico de melhoria de resultados, com duração de três anos. As unidades têm autonomia para decidir como os recursos serão aplicados, de modo a suprir as principais lacunas que comprometem o desempenho dos estudantes, como investimentos em ações de incentivo ao professor, incentivos a estudantes, aquisição de equipamentos como computadores e até pequenas reformas nas instalações.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aulas na rede estadual começam no próximo dia 18




Ano de 2012 terá 209 dias letivos

A Secretaria de Estado da Educação divulgou o Calendário Escolar para o ano letivo de 2012 nas escolas públicas da rede estadual. Serão 209 dias de aulas. Os alunos veteranos que renovaram a matrícula e os novos alunos que solicitaram vagas devem ficar atentos, pois as aulas começam já no próximo dia 18, quarta-feira. O calendário está disponível neste site, no link “Escolas”, na parte superior desta página.
Os gestores das escolas e suas equipes pedagógicas iniciaram o planejamento coletivo para o ano de 2012 nos dias 12 e 13; 16 e 17 deste mês. No mesmo período, os gestores também preparam as escolas para receber os milhares de aluno da rede. O dia 18 será o dia da acolhida e também da primeira aula do ano.
Para este ano, estão previstas três aplicações da Avaliação Diagnóstica, que são avaliações internas feitas pela Secretaria da Educação e que devem ocorrer nos dias 7 de fevereiro, 13 de abril e 13 de agosto. Para o dia 27 de novembro está programada a avaliação externa do Sistema de Avaliação da Educação no Estado de Goiás (Saego), que é anual e aplicada a estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e do 2º ano do Ensino Fundamental.
Os dias de trabalho coletivo unificado serão, este ano, intercalados com os conselhos de classe. Ou seja, no mês em que ocorrer os conselhos de classe, não haverá trabalho coletivo (estes estão agendados para os dias 15 de fevereiro, 16 de março, 8 de maio, 23 de agosto, 24 de outubro e 19 de novembro). Já os conselhos de classe serão realizados nos dias 5 de abril, 29 de junho, 28 de setembro e 20 de dezembro.
Os feriados constantes do calendário escolar são: dia 21, terça-feira de Carnaval, precedido de um recesso no dia 20; dias 6 e 21 de abril; 1º de maio com recesso no dia 30 de abril; 7 de junho com recesso no dia 8; 12 de outubro; 15 de outubro, que é dia do professor e do servidor público; e dias 2 e dia 15 de novembro.