quinta-feira, 30 de agosto de 2012


Capacitação em Educação Quilombola - profissionais que concluíram o Ensino Médio

  • Público: Cursistas
  • Polos: Alto Paraíso de Goiás; Anápolis; Formosa; São Simão; Uruaçu
  • Carga Horária: 180 h
  • Inscrições de 2012-08-28 a 2012-09-17
Clique para fazer a inscrição!

 

Documentos


LiveZilla Live Help


EADmin1.0 - Desenvolvido pela Equipe de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede.
O conteúdo deste portal é de responsabilidade da Universidade Federal de Goiás.

Aperfeiçoamento em Educação Quilombola

  • Público: Cursistas
  • Polos: Alto Paraíso de Goiás; Anápolis; Formosa; São Simão; Uruaçu
  • Carga Horária: 180 h
  • Inscrições de 2012-08-28 a 2012-09-17
Clique para fazer a inscrição!

Aperfeiçoamento em Educação Quilombola - profissionais que concluíram o Ensino Superior

LiveZilla Live Help
Documentos


EADmin1.0 - Desenvolvido pela Equipe de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede.
O conteúdo deste portal é de responsabilidade da Universidade Federal de Goiás.

Escolas de Mara Rosa e Amaralina recebem reconhecimento pelas notas IDEB, cartões Prêmio Aluno, instrumentos musicais e Kits em geral

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Subsecretaria Regional da Educação, entregou, na última sexta-feira (24/08), em Mara Rosa, instrumentos musicais para formação de bandas marciais e grupos musicais para o Colégio Estadual Pres. Castelo Branco, e kits de uniforme, saúde, higiene e esporte para a Escola de Tempo Integral José Feliciano Ferreira.
Além disso, foram entregues os cartões do Prêmio Aluno e Certificado de Reconhecimento a essas escolas pelas melhores notas no IDEB. A entrega foi feita pela Subsecretária Regional da Educação, Dania Wobeto e demais representantes da SRE Uruaçu com a participação de membros da comunidade escolar e local.










terça-feira, 28 de agosto de 2012

Gabaritos já estão disponíveis no site www.supletivo.go.gov.br

Divulgação dos resultados está prevista para início de outubro

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulga os gabaritos oficiais dos Exames de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também conhecidos como “provas do supletivo”. Os gabaritos estão disponíveis no site www.supletivo.go.gov.br e também estão afixados no Núcleo de Ensino à Distância da Superintendência de Programas Educacionais Especiais da Seduc, localizado à Rua R-1, esquina com R-2, nº 165, Setor Oeste.

Aqueles que quiserem impetrar recurso por discordar do gabarito terão até as 18 horas do dia 29 de agosto. É necessário acionar a Gerência de Educação de Jovens ou a Subsecretaria Regional de Educação da cidade pólo mais próxima.

Os resultados oficiais dos Exames de Educação de Jovens e Adultos estão previstos para serem divulgados no mês de outubro. Isso porque, segundo o edital n° 004/2012, a Seduc tem até 50 dias úteis após a realização da última prova para fazer essa divulgação.

Para serem considerados aprovados, os candidatos devem ter atingido nota igual ou superior a 5 em cada uma das disciplinas. Por isso, com base na nota obtida por cada candidato, a certificação pode ser parcial ou plena.

As provas foram aplicadas em 17 cidades polos: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Posse, Rio Verde, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.
 
 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Maratona ENEM 2012

 
Prezados(as) Diretores(as),
 
Ao cumprimentá-los, comunicamos que o conteúdo da Maratona ENEM 2012 já está disponível aos alunos cadastrados através do portal www.edugo.com.br. Os logins e as senhas foram enviados aos e-mails dos alunos que fizeram suas inscrições.
Nos próximos dias, serão definidas as escolas polos e propostas as políticas de utilização dos laboratórios de informática para o programa. As definições estão sendo construídas à luz da distribuição regional dos inscritos e da infraestrutura local. Neste meio tempo, sugerimos que os diretores ofereçam estes espaços em horários de contra-turno aos alunos contemplados. Lembrando que os alunos podem acessar a plataforma de qualquer local que tenha acesso à internet, como lan houses e residências.
Verificamos, no momento, mais de 7.500 inscritos. Deste total, 6.900 usuários tiveram acesso liberado e cerca de 600 estão com problemas no registro - problemas estes que estão sendo comunicados às escolas para que o acesso seja liberado. Para não reduzir as oportunidades, deixamos as inscrições abertas, devendo estas serem realizadas no mesmo formato anterior.
Atenciosamente,
 
José Frederico Lyra Netto
Superintendente

Reconhecimento




sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Agradecimentos

 
Nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram na realização dos Exames de Educação de Jovens e Adultos, nos dias 18 e 19 de agosto de 2012.
 
Heliane Braga e Orlandina Mendes

Moção de Aplausos e Congratulações

 
 
Maurício da Silva Xavier, filho dos professores Nelson Antonio Xavier e Sirlene Maria da Silva Xavier, ex-aluno do Ensino Médio do Colégio Estadual Alfredo Nasser, Uruaçu, recebeu prêmio à dedicação por apresentar melhor desempenho na Prova Goiás, recebendo poupança de R$ 1 mil do Governo do Estado, dentre os 4 mil contemplados em 2012.
Na segunda-feira (20) a Câmara Municipal dedicou a esse aluno moção de aplausos expressando-lhe o reconhecimento por esse mérito.
Com essa premiação, o Governo reconhece e incentiva o esforço dos alunos em sala de aula.
O valor está sendo depositado em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal. De posse do cartão, os alunos que em 2011 cursaram o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental podem sacar imediatamente R$ 100. Os 90% restantes apenas quando concluírem o Ensino Médio. Já aqueles que no ano passado cursaram o 3º ano do Ensino Médio podem resgatar todo o valor.
Em 2013, serão 5 mil estudantes beneficiados com o incentivo.

A SRE Uruaçu parabeniza o aluno, os pais  e os professores do Colégio pela contribuição de cada um nessa conquista.
 

 
 
 







 
 
 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Bolsa Futuro


CURSO DE IDIOMAS

EDITAIS QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

EDITAIS – TRANSFERÊNCIA DE RENDA

MATRÍCULAS

RESULTADOS DAS SELEÇÕES:


Reflexão do dia

As eleições e a parábola de Jotão


“Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira: Reina sobre nós. Porém a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores? Então, disseram as árvores à videira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então, todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. Respondeu o espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano” (Jz 9:8-15).
O Brasil está às vésperas de uma eleição. O nosso sistema político é o democrático, isso significa que o governante não nos é imposto goela a baixo como na ditadura, monarquia, ou parlamentarismo. Sendo assim, o eleitor é coresponsável por tudo o que acontece no cenário da política municipal, estadual e nacional, afinal, somos nós que escolhemos aqueles que nos governarão. I – Quando os bons se omitem, os maus assumem o poder. A parábola afirma que inúmeras árvores foram cogitadas para reinar, sendo a oliveira, a figueira e a videira. Contudo, nenhuma delas quis assumir essa responsabilidade. Diante disso, não havia outra saída senão convidar o espinheiro para exercer tal função.
Essa parábola ilustra que a presença de um mau governo se deve em função da omissão daqueles que poderiam fazer um bom governo. O apóstolo Tiago registra em sua carta: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tg 4:17). Martin Luther King Jr., pastor batista que lutou contra o racismo norte-americano, bradou: “O que me impressiona não é o grito dos tiranos, mas o silêncio dos justos”. O Brasil tem sido governado por espinheiros porque as oliveiras, as figueiras e as videiras estão se omitindo. Eis o motivo pelo qual a nação padece diante da gestão de pessoas inescrupulosas que estão interessadas unicamente no benefício próprio. Ética e moral são conceitos desconhecidos pela maioria de nossos parlamentares. Como bem disse Robinson Cavalcanti: “A maior crise que o país está vivendo não é econômica ou social, mas uma crise moral”.
A Bíblia está repleta de exemplos que reis e príncipes que conduziram a nação de Israel à apostasia. Há uma máxima popular que é verdadeira: o povo é o reflexo de sua liderança. Muitos cristãos estão à margem dos acontecimentos, alienados ao processo eleitoral. A Igreja brasileira, que deveria ser uma voz profética para bradar contra a impiedade de nossos governantes espinheiros, tem se prostituído com esse sistema corrupto. Muitos púlpitos são transformados em verdadeiros palanques eleitorais onde candidatos profanos sobem ao altar de Deus para manipular um rebanho que se tornou massa de manobra. A igreja brasileira não deve apenas orar, mas, sobretudo, ser uma Igreja consciente! Se há um dom que carecemos na atualidade é o dom do discernimento.
Precisamos que homens e mulheres vocacionados por Deus se levantem para lutar pelos valores e princípios que a nação tem perdido. Nós podemos ser as árvores frondosas de que o país precisa. Não podemos omitir-nos nem achar que todos os que exercem a política são espinhos! Se os espinhos estão lá é porque certamente as árvores frutíferas se furtaram do seu papel! II – Para servir é preciso sacrificar-se; para ser servido é preciso sacrificar os outros. Eis o motivo pelo qual muitos não querem servir nem se transformar em benção na vida dos outros. Perceba que oliveira disse: “Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?” (v. 9). Da mesma forma, a figueira se esquivou: “Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores?” (v. 11). Semelhantemente, a videira apresentou sua justificativa: “Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens e iria pairar sobre vós”(v. 13). Como se pode observar, o serviço exige abnegação e sacrifício, qualidades que nem todos estão dispostos a buscar. As pessoas não estão interessadas em sair da sua zona de conforto para se envolver nos problemas dos outros. Então, houve uma inversão abrupta da função pública, pois aqueles que deveriam se valer do cargo para servir os outros, utilizam o posto e suas prerrogativas para benefício próprio, em detrimento da opressão de seus súditos.
De acordo com a parábola, o rei deveria pairar sobre as demais árvores, dando proteção e sombra a elas. A função do rei seria servir as demais árvores. Contudo, ao ser empossado rei, o espinheiro disse:“Vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano” (v. 15). Ou seja, aquele que deveria ser um instrumento de benção, torna-se uma maldição. O espinheiro subjugou as demais árvores e passou a oprimi-las.
Essa história é um retrato contemporâneo da política no Brasil. Basta ver e ouvir as propostas na propaganda eleitoral para vislumbrar que aquilo que se propõe é bem diferente da prática. Inclusive candidatos que se autodenominam evangélicos são flagrados em escândalos que envergonham o Evangelho de Cristo. Sendo assim, quero alertar você para duas atitudes que você deve assumir com relação às eleições. Primeira Atitude: Ore! O apóstolo Paulo fez a seguinte exortação ao seu filho na fé, Timóteo: “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda a piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador.” (I Tm 2:1-3). Segunda Atitude: Vote com consciência! Você conhece as propostas de seus candidatos? Muitos cristãos estão votando em candidatos que defendem abertamente a união homossexual, são favoráveis ao aborto, apóiam a lei da homofobia e tantas outras leis que ferem diretamente a Palavra de Deus.
Como servo de Deus, seu primeiro compromisso é com a Palavra de Deus. Portanto, votar em candidatos que são instrumentos de satanás para implantar a institucionalização da iniquidade é uma contradição. "Não havendo sábia direção, cai o povo..." (Pv. 11:14). (Compilado)
Consultar fonte

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Artigo do governador Marconi Perillo: "Vitória da educação"

Senhor (a) Gestor (a):

Compartilhamos com Vossa Senhoria o artigo do Sr. Governador parabenizando-nos pelo resultado do IDEB em nosso estado.
Sabemos que ainda temos escolas que mesmo diante de todo o empenho não conseguiram avançar. Ressaltamos que nossa parceria continua junto a estas e demais escolas e por meio de um trabalho em equipe conseguiremos melhorar ainda mais.
Os nossos cumprimentos pelo resultado obtido!!!!


CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA MARTINS
Diretora do Núcleo Pedagógico
da SRE - Uruaçu
pedagogico.uruacu@seduc.go.gov.br
62 3357 32 79





Artigo do governador Marconi Perillo: "Vitória da educação"

Publicado em O Popular desta quarta-feira, 15 de agosto

A educação na rede pública estadual superou todas as projeções feitas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. E esse resultado demonstra que os investimentos feitos pelo governo de Goiás e os esforços dos educadores começam a mudar a realidade das nossas escolas; e que as diretrizes propostas no Pacto pela Educação apontam caminhos seguros para o ensino público no nosso Estado.

Os resultados obtidos pelas escolas públicas estaduais no Ideb de 2011, divulgados esta semana pelo Ministério da Educação, revelam a superação das metas nas três fases do ensino, colocando Goiás em destaque no cenário nacional da educação pública. Revelam, também, um salto expressivo na qualidade do ensino médio, que é uma etapa da educação básica de responsabilidade exclusiva do governo estadual. Sabemos que o compromisso e a dedicação dos profissionais que estão hoje na rede estadual foram decisivos para a conquista desses resultados.

No ensino fundamental, as escolas estaduais de Goiás passaram de 4,9 para 5,3 nos anos iniciais (1º ao 5º ano), superando as projeções para 2011 (4,7) e para 2013 (5,0) e alcançando a meta para 2015; e de 3,6 para 4,0 nos anos finais (6º ao 9º), superando a meta para 2011 (3,7). No ensino médio, Goiás obteve o índice 3,6, (em 2009 foi 3,1), superando, de uma só vez, as projeções feitas para 2011(3,2) e 2013 (3,4).

As nossas escolas estaduais também superaram as notas obtidas pela Região Centro-Oeste nestas três etapas da educação básica. Enquanto Goiás obteve, respectivamente, nos anos iniciais, finais e ensino médio as notas 5,3, 4,0 e 3,6, as notas regionais foram 5,2, 3,9 e 3,3. Ficamos, inclusive, acima da meta nacional estabelecida anteriormente pelo Ministério da Educação para o ano de 2011. Nos anos iniciais, tivemos 5,3, enquanto a meta nacional era 4,7. Nos anos finais, 4,0 foi a nota, enquanto 3,8 era a meta nacional. E no ensino médio, a nota foi de 3,6, enquanto a meta nacional era 3,3.

Esses números, no entanto, não nos surpreendem. No início da nossa gestão, firmamos o compromisso de elevar a qualidade da educação na rede pública e, por meio da Secretaria da Educação, implementamos um plano de reforma com metas ousadas. Um plano abrangente. Investimos no aprimoramento da gestão escolar e na valorização do trabalho dos profissionais da educação; reestruturamos a rotina pedagógica das escolas.

O ensino médio, que em Goiás e em todo o país apresenta os maiores índices de evasão escolar e repetência, recebeu, desde os primeiros dias de governo, atenção especial. A matriz curricular foi reformulada, o funcionamento das escolas, reorientado e, por meio de parcerias, Goiás buscou fortalecer a proposta nacional de um ensino médio inovador, oferecendo oportunidades aos jovens matriculados na rede estadual. Em poucos meses, escolas de ensino médio também poderão aderir ao regime de tempo integral.

Com o Pacto pela Educação, estabelecemos como principais estratégias o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Goiás (Saego), com diferentes ferramentas de avaliação, e o sistema de reconhecimento ao mérito com o pagamento de bônus aos profissionais da educação – Programa Reconhecer – e poupança aos estudantes – Prêmio Aluno. As avaliações internas realizadas pela Secretaria da Educação, como a Prova Goiás anual, contribuem para disseminar a cultura de avaliação, complementam o Ideb nacional e permitem uma intervenção mais imediata na reorientação pedagógica e de formação continuada dos professores.

O Pacto trouxe 25 diretrizes que, em grande parte, estão em execução e potencializando os esforços de todos, governo e sociedade, por uma educação de melhor qualidade. Os números do Ideb são um reconhecimento de que esses esforços resultarão em benefícios para os estudantes. Mostram que se o Estado de Goiás alcança este patamar é porque cada profissional, em cada escola estadual, realmente fez a diferença. A rede hoje tem os professores mais experientes ensinando para os alunos com maior grau de dificuldade e recebendo a formação e o suporte pedagógico necessário.

As mudanças foram profundas. Os gestores também tiveram papel imprescindível neste processo de melhoria da educação em Goiás. Os diretores escolares que tomaram posse no cargo no ano passado preocuparam-se em se qualificar para a nova função e depois de empossados cursam uma especialização em gestão escolar. O governo, em contrapartida, reajustou a gratificação destes profissionais e revisou suas funções.

Os estudantes também merecem o nosso reconhecimento. Participaram de uma iniciativa inédita desta gestão e submeteram-se às avaliações diagnósticas e à Prova Brasil, importantes programas do Pacto pela Educação que têm se mostrado cada vez mais eficazes na identificação das dificuldades no processo de ensino e aprendizagem.

Enfrentamos resistências na implantação destas mudanças que têm revolucionado o nosso setor educacional. Algo natural e previsível, já que estávamos tratando de um projeto inovador, ousado e com iniciativas que não haviam sido executadas em nenhuma outra gestão.

Logo, esses resultados, obtidos ainda no primeiro ano do nosso governo, nos incentivam a enfrentar o desafio de mudar a escola pública do Estado de Goiás. Aliado aos esforços para melhorar o ensino e a aprendizagem, também estamos investindo na infraestrutura. São esforços conjugados e que, em pouco tempo, nos levarão a patamares ainda maiores, a lugares mais altos. Todos juntos, em Goiás, por uma educação cada vez com mais qualidade.

Marconi Perillo é governador de Goiás (PSDB).

Consultar fonte

Notícias Ótimas




Crescemos muito no IDEB!

01. Ensino Médio: saímos do 16º lugar para 5º lugar nacional – incremento de 16% - De 3,1 para 3,6
02. Ensino Fundamental II (anos finais): saímos do 13º lugar para 6º - incremento de 11% - De 3,6 para 4,0
03. Ensino Fundamental I (anos iniciais): saímos do 8º lugar para 5º - incremento de 8% - De 4,9 para 5,3


Senhor (a) Diretor (a),
Clique na imagem para saber o resultado de sua escola.


 

Sabemos que nossos desafios são enormes, mas agora é hora de comemorar!
Goiás passa a ocupar um cenário de vanguarda na educação.

Você é parte integrante desta conquista!

MUITO OBRIGADO POR ACREDITAR! MUITO OBRIGADO PELO TRABALHO!
PARABÉNS!
        
 
Raph Gomes Alves
Núcleo de Orientação Pedagógica
62 3201 -3082

Cursos Escola de Governo


Prezado (a) Senhor(a),

Segue abaixo os dois cursos lançados pela Escola de Governo. Vagas limitadas.

Elaboração de Termos de Referência
Dia: 28/08/2012
Horário: 8h às 12h - 14h às 18h

Elaboração de Editais de Licitação
Dias: 24 a 27/09/2012
Horário: 8h às 12h


Profª. Cláudia Amélia
Supervisora de Vida Funcional
Gerência de Análise e Concessão de Direitos e Vantagens
Secretaria de Estado da Educação
Telefones: (62)3201-3060/3201-3062/3201-3168

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de agosto, sábado e domingo

Candidatos devem imprimir comprovante de inscrição pela internet (www.supletivo.go.gov.br)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que os Exames de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para certificação do ensino fundamental e ensino médio, serão aplicados nos próximos dias 18 e 19 de agosto. Os candidatos podem imprimir o comprovante de inscrição -que deve, obrigatoriamente, ser apresentado no dia da prova - por meio do site www.supletivo.go.gov.br. Informações sobre local e horário dos exames, entre outras informações, são indicadas neste comprovante.

Atenção: sem este documento, o candidato não terá acesso à prova.

A Seduc não se responsabiliza pelos casos em que os requerimentos de inscrição não forem recebidos por problemas de ordem técnica dos computadores, falhas ou congestionamento de linhas de comunicação, assim como quaisquer outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Até o dia 17 de agosto, o candidato que encontrar problemas na impressão de seus comprovantes deve entrar em contato com a equipe técnica da Secretaria nos telefones 3201-3022 ou 3201-3023.

Além deste cartão de identificação, os participantes devem portar um documento de identidade oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta. Aqueles com necessidades especiais, que declararam sua condição no momento da inscrição, terão atendimento especializado. Mulheres que precisam amamentar durante as provas devem levar babás para cuidar da criança. No momento da amamentação ela será acompanhada por um monitor.

As provas serão aplicadas em 17 cidades polos: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Posse, Rio Verde, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

Só pode fazer os exames de ensino fundamental quem tiver 15 anos completos ou a completar até o dia 18 de agosto. Já para as provas de ensino médio, é pré-requisito ter 18 anos completos - ou a completar - até a mesma data citada anteriormente. A emancipação ou casamento não isenta os candidatos ao cumprimento da exigência mínima de idade. Para participar, não foi preciso pagar nenhuma taxa.

Mais informações podem ser obtidas no site www.supletivo.go.gov.br ou pelos telefones (62) 3201-3138 e 0800-643-3043. O edital e os programas das provas também estão disponíveis neste site.

Polo Uruaçu:

Locais onde serão realizados os Exames:
1. C. E. Polivalente Dr. Sebastião G. de Almeida (493 candidatos inscritos)
Endereço: Rua Prof. Domingos Vicente, Setor JK 
(0xx) 62 3357-3433
Acesse o mapa

2. DGPC-Diretoria Geral da Polícia Civil (Somente para os 10 detentos inscritos)Endereço:

Av. Rio Branco Qd, 85 - S Central
Uruaçu - GO, 76400-000
(0xx)62 3357-2577

Coordenação do interior: Heliane Braga Coelho e Orlandina Mendes (além de dois técnicos da SEE/Goiânia)
Melhores informações: SRE Uruaçu, 3357-3870 - Ramal 212

Salas a serem utilizadas (Prédio principal):
1 a 4- Ensino Fundamental
5 a 13- Ensino Médio

Cadastro




Senhores(as) Diretores (as),

Pedimos aos professores de Música e Coral que preencham a ficha de cadastro que está no site www.cirandadaarte.com.br
É de fundamental importância que o cadastramento seja realizado até o final de agosto, para que a continuidade do trabalho do professor seja garantida.

Prof. Lyudimilla Felipe
Equipe Ciranda da Arte
SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA "CIRANDA DA ARTE"
Rua 227ª nº 60 Setor Leste Universitário – Goiânia – Goiás
Fone: (062) 3261-6619 / 3201-3263
www.cirandadaarte.com.br

Maratona ENEM 2012




Senhor(a) Diretor (a),

Lançamos, na semana passada, o programa Maratona ENEM 2012, com o objetivo de dar oportunidade a todos os alunos de nossa rede estadual de educação concluintes do Ensino Médio de se prepararem melhor para o ENEM que se realizará em novembro deste ano.
Hoje, enviamos esta mensagem para contar-lhes algumas novidades sobre a Maratona e aproveitamos para esclarecer algumas questões que nos foram apresentadas durante os dias que sucederam à primeira comunicação oficial.
As novas orientações estão listadas a seguir:
· A data final do período de inscrições foi prorrogada até amanhã, 15 de agosto, quarta-feira.
· Devido à sobrecarga do servidor em que fica estabelecido o formulário eletrônico de inscrições — ocasionada pelo grande número de tentativas simultâneas de acesso feitas pelas escolas nos últimos dias —, disponibilizamos um link alternativo para prosseguirem com as inscrições:Clique aqui. O link anterior continua valendo normalmente. Basta escolher: ou um, ou outro.
· Todas as datas das etapas, no cronograma inicial, que acontecem após o término das inscrições ficam adiadas em uma semana.
A fim de facilitar a comunicação, listamos a seguir algumas questões que têm sido trazidas a nós por diversas escolas ou subsecretarias. Pedimos que as analisem atentamente, pois podem ser as mesmas dúvidas de suas escolas.
· Devo esperar alguma mensagem ou algum e-mail de confirmação da inscrição? Resposta: no ato de envio dos dados do aluno no formulário eletrônico, a única confirmação de inscrição que deve ser esperada no momento é a mensagem do próprio sistema, na página seguinte. O aluno receberá uma mensagem em seu e-mail cadastrado assim que o acesso à ferramenta for liberado para ele. Isso acontecerá somente após o fim do período de inscrições. Tal mensagem informará ao aluno sua senha de acesso, lembrando que o nome de usuário (ou login) é seu próprio endereço de e-mail.
· Por que não estou conseguindo efetuar inscrições no site www.edugo.com.br? Resposta: as inscrições dos alunos devem ser feitas nos formulários eletrônicos cujos links foram enviados diretamente às escolas e às subsecretarias, em seus e-mails institucionais. Lembramos que as inscrições devem ser feitas pelas próprias escolas. A responsabilidade dessa tarefa não deve ser repassada ao aluno. O site www.edugo.com.br serve para o aluno acessar a ferramenta somente DEPOIS que a inscrição já tiver sido realizada e a senha tiver sido enviada ao aluno.
Ao clicar no botão ao fim da página do formulário eletrônico para enviar os dados de um aluno, aparece uma mensagem de erro. O que devo fazer? Resposta: se a mensagem de erro mostrar “Ops! Algo deu errado. Uma validação de dados estrita na planilha impediu que a resposta fosse enviada. Peça para o proprietário do formulário remover da planilha qualquer validação de dados estrita em conflito e tente novamente”, isso significa que algum campo está preenchido de forma equivocada. Veja as seguintes possibilidades:
1. O campo “E-mail do ALUNO” pode conter algum caractere estranho (apenas letras, números, “-”, “_”, “.” e “@” são aceitos, sem acentos, cedilha ou qualquer outro caractere especial), ou pode não ser um endereço de e-mail válido. Confirme com o aluno o endereço que ele forneceu.
2. O campo “Código da Escola” pode ter sido digitado com algarismos a mais ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”, “-” ou qualquer outro caractere especial.
3. O campo “Código de Matrícula do ALUNO” pode ter sido digitado com algarismos a mais ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”, “-” ou qualquer outro caractere especial. Vale lembrar que somente o código SIGE é aceito neste campo.
4. O campo “Código de Inscrição ENEM” pode ter sido digitado com algarismos a mais ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”, “-” ou qualquer outro caractere especial.
5. O campo “Turma do ALUNO” deve ter ao menos uma opção selecionada (bolinha marcada). Se a opção “Outro:” for a correta, não basta escrever qual a turma correta. A bolinha à esquerda da opção “Outro:” tem que ser marcada.
6. O campo “CPF do Aluno” pode ter sido digitado com algarismos a mais ou a menos. Além disso, somente números são aceitos, sem “.”, “-” ou qualquer outro caractere especial.
Se a mensagem de erro for outra (informando problema do próprio servidor Google), então pedimos que tente novamente dentro de alguns minutos, ou que utilize o link alternativo que informamos no início desta mensagem.
· Se um ou alguns alunos não tiverem endereço de e-mail pessoal ativo, posso utilizar um e-mail “curinga”, como o e-mail da escola, ou o de outro aluno? Resposta: não, não pode. Cada aluno precisa ter seu próprio e-mail pessoal, distinto de qualquer outro, para ter acesso à ferramenta. Primeiramente, o endereço de e-mail cadastrado será o nome de usuário (login) do aluno para acessar a ferramenta. Ou seja, identificará o aluno. Portanto, cada usuário (aluno) precisa ter cadastrado necessariamente um e-mail diferente dos demais. Não é possível dois ou mais usuários diferentes terem a mesma identificação. Em segundo lugar, este e-mail precisa ser ativo. Ou seja, o aluno precisa acessá-lo com frequência. Assim que seu acesso for habilitado, ele receberá uma mensagem no endereço cadastrado informando sua senha inicial. Além disso, podemos utilizar o endereço cadastrado para enviar-lhe informações e novidades que julgarmos importantes. Portanto, instruam seus alunos a criarem seu próprio e-mail. Eles podem pedir ajuda a colegas que já tenham e-mail e saibam como fazer um novo.
Esperamos que estas novas orientações e as respostas das questões listadas possam proporcionar melhores resultados nesta etapa de inscrições de nossos alunos na Maratona.
Agradeço o apoio e a ajuda que têm nos proporcionado. O sucesso deste programa será fruto da colaboração de todos!
Se tiverem novas dúvidas, peço que continuem procurando os contatos que indiquei nos ofícios anteriores.

Atenciosamente,

José Frederico Lyra Netto
Superintendente

Cursos Proinfo



O Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu informa que será oferecida a 2ª (segunda) oferta dos Cursos Proinfo – Introdução a Educação Digital - 40 horas e Elaboração de Projetos 40 horas para Professores.
As  Unidades Escolares que encaminharam suas demandas no 1º semestre, e que não foram atendidas, faz-se necessário a confirmação, no caso de manter a mesma demanda de interessados  ou alteração. Segue ficha de inscrição que deverá ser encaminhada até o dia 17/08/2012.


Divina Rosenilde Alves
Diretora NTE Uruaçu-GO (62)33574217
Portaria. 4.547/2011 GAB/SEE

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Suspensa a avaliação diagnóstica

A aplicação da 2ª Avaliação Diagnóstica, prevista para hoje, 13/08, foi suspensa.
Confirmaremos a data de realização, provavelmente na 1ª semana de setembro.
Ficou decidido que a Seduc irá reproduzir os instrumentos apenas para os seguintes anos/séries: 5º, 9º e 3ª Série do Ensino Médio (6º período do EM).
Posteriormente disponibilizaremos os instrumentos das demais séries para que as escolas, por adesão, possam aplicá-los.
Nesta edição, teremos itens de Ciências, LP e Matemática.

Raph Gomes Alves
Núcleo de Orientação Pedagógica

Superintendência de Acompanhamento dos Programas Institucionais
Secretaria de Estado da Educação de Goiás
62-3201.3082/4712/3031