quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Atribuições do Dinamizador da Biblioteca



·     O dinamizador de biblioteca é o elemento de ligação sala-de-aula e biblioteca e várias qualidades lhe são exigidas: vocação, dedicação, responsabilidade, competência, comportamento leitor e disposição para o trabalho.
·     O dinamizador da biblioteca deve atuar junto ao professor diretamente na formação e utilização do acervo, na formação do hábito de pesquisa e análise crítica, selecionando criteriosamente o material e na escolha de atividades para que a Biblioteca Escolar faça parte do dia-a-dia do aluno. O dinamizador deve planejar as atividades que vai desenvolver com os alunos para disseminar a informação atualizada, útil, adequada e oportuna.
·      Estar voltado ao processo educativo, para tanto deve participar da elaboração da Proposta Pedagógica da Unidade Escolar, conhecer o Plano Docente para apropriar-se dos conteúdos e desenvolver atividades diversificadas, possibilitando a ampliação da prática pedagógica dos mesmos.
·    Interagir com a Equipe Docente no desenvolvimento de atividades pedagógicas, integrando e dinamizando o processo de Ensino e Aprendizagem, formando cidadãos leitores, críticos e reflexivos. Desta forma o trabalho deve ser realizado com foco no plano de aula do professor visando:
·     Desenvolver parceria professor/dinamizador da biblioteca;
·     Orientar no uso de recursos bibliográficos, visando à pesquisa e a Educação individual;
·    Estimular o processo de Educação, desenvolvendo competências de acessar, utilizar, produzir e avaliar informação;
·     Criar um ambiente favorável à formação do gosto pela leitura;
·     Agir como pólo cultural e uma rede de informação multimídia, buscando inserir alunos e professores ao conhecimento.
·     Planejar as atividades técnico-administrativas-pedagógicas da Biblioteca Escolar, em parceria com o Diretor da Escola, seus recursos humanos, materiais e financeiros, de acordo com as Diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e do Projeto Pedagógico da Escola, facilitando o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Sistema Municipal de Ensino.
·     Subsidiar e complementar com materiais bibliográficos em especial, a formação de professores e profissionais que atuam na área de educação.
·     Cuidar da organização da Biblioteca Escolar, que deve acompanhar a da escola. Facilitar a organização e localização do acervo através de meios de busca e de pesquisa como catálogos, fichários, fichas de leitura, indicações nas estantes, quadros-de-avisos, varal e outros meios que se fazem necessários.  

Materiais do Curso de Dinamizadores de Biblioteca










Secretaria de Educação disponibiliza biblioteca virtual para uso das escolas e do público em geral

 

Objetivo é melhorar atendimento aos usuários do SIGE e SIIGNET

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NUTE), criou uma biblioteca virtual com informações sobre o Sistema de Gestão Escolar (SIGE) e o Sistema de Apoio ao SIGE (SIIGNET) e com respostas às dúvidas mais freqüentes dos usuários. Para acessar a biblioteca, também chamada de WikiSige, basta acessar o link http://wikisige.seduc.go.gov.br, que também está disponível no canto superior esquerdo da página principal deste site.

A WikiSige permitirá aos usuários fazer buscas e apresentar comentários e sugestões, complementando as informações iniciais contidas na base da biblioteca. As sugestões serão analisadas e também poderão compor a base de dados da WikiSige, que será dinâmica e receberá atualizações diariamente.

O SIGE é utilizado por todas as escolas da rede pública estadual e também pelas unidades administrativas e pedagógicas, pois reúne os números e as informações sobre matrícula informatizada, documentação escolar, transferências, frequência diária de aluno e professor, correção de fluxo, merenda, transporte escolar e programas como Reconhecer, Avaliação Diagnóstica e Pronatec, entre outros.

Na hora de utilizarem o sistema, muitos usuários têm dúvidas sobre como usar esta importante ferramenta de gestão escolar. Por meio da WikiSige, estarão disponíveis manuais de procedimentos do SIGE e do programa de apoio ao SIGE, o SIIGNET; espaço com perguntas e respostas mais frequentes sobre o uso do SIGE; vídeos tutoriais do sistema; e arquivos para download. A biblioteca poderá ser acessada por qualquer pessoa, sem a necessidade de login e senha.

A biblioteca – Os usuários também terão acesso à história de criação e aperfeiçoamento do sistema de gestão escolar, desenvolvido pelo próprio Núcleo de Tecnologia da Seduc e que passou a funcionar desde 2002, integrando as escolas em rede.

No link FAQ – Perguntas e Respostas, são disponibilizadas as dúvidas mais comuns e as respostas dos técnicos. Os usuários podem participar enviando as perguntas para
sige@seduc.go.gov.br. Nesse espaço são respondidas questões sobre cadastro de aluno, parametrização de sistemas, programas institucionais, progressão parcial e adesão ao SIGE, entre outras. Já no link Calendários, estarão disponíveis os calendários referentes às atividades realizadas pela Seduc e que dependem das informações do SIGE. Os tutoriais também trazem orientações aos usuários do SIGE e SIIGNET, explicando passo a passo como inserir as informações no sistema.

Estude, participe e contribua com o WikiSige! Essa é a mensagem do Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria da Educação para os seus usuários, na apresentação da biblioteca virtual do SIGE. É só acessar!

Mais informações no Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc: 0800-5414101.

Processo Seletivo - Nova Prorrogação de Inscrições

Curso de Aperfeiçoamento e Capacitação em Educação Quilombola - Inscrições prorrogadas até o dia 28/09/2012

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Escola Padrão Século XXI será inaugurada em Nova Iguaçu


Na segunda-feira (24) foi realizada reunião na Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu de Goiás para tratar dos preparativos para a inauguração no dia 3 de outubro, às 9h, da Escola Padrão Século XXI que será a nova sede do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva. Esse evento  contará com a presença do Governador do Estado Marconi Perillo e comitiva que também farão a inauguração do recapeamento da GO que dá acesso a esse município.
Participaram dessa reunião o diretor  Agripino José de Carvalho, a Secretária Municipal da Educação Helzi Nunes, o Prefeito Municipal Adelino Alves, a Subsecretária Dania Wobeto e a técnica da Rede Física Heliane Braga.
Conforme foi afirmado pelo prefeito municipal o antigo prédio será utilizado para funcionar programas/projetos do município, sob forma de comodato concedido pela SEE/GO.
As dependências dessa nova escola foi visitada na companhia do Mestre de Obras Sr. Avelar, o qual explicou os detalhes e a função de cada espaço educativo.
Essa unidade educacional tem 12 salas de aula com capacidade para receber, divididos em três turnos, 1,2 mil alunos, além de espaços para laboratórios, biblioteca e quadra coberta, com vistas a melhoria do aprendizado dos estudantes.
Após, foram definidas algumas estratégias em parceria com o grupo gestor da escola para o processo de  transição.
 



















terça-feira, 25 de setembro de 2012

Estudantes realizam provas do Programa Jovens Embaixadores 2013

Nervosismo e expectativa marcaram a quarta etapa do processo seletivo do Programa Jovem Embaixadores 2013, que aconteceu no dia 20 de setembro no auditório da Subsecretaria. Os cinco estudantes que concorrem por uma vaga no programa realizaram uma prova escrita e oral de inglês e apresentaram os trabalhos de voluntariado que executam em sua comunidade.








 

 
São eles:
1. Franciele Marques do Nascimento – IFG Campus Uruaçu
2. Vanessa da Silva Paim – IFG Campus Uruaçu
3. Brunno Rodrigues Oliveira – Colégio Estadual Marcionílio Francisco Mendonça – Colinaçu
4. Mariana Luiza Borges Domingos – Colégio Estadual Pres. Castelo Branco – Mara Rosa
5. Gabriella da Silva Campos – Colégio Estadual Pres. Castelo Branco – Mara Rosa

As provas fazem parte da seleção de 35 jovens entre 15 e 18 anos, de todo o país, para o intercâmbio cultural de três semanas nos EUA, com todas as despesas pagas, em janeiro de 2013. Em sua décima primeira edição, o Programa de intercâmbio privilegia alunos que tenham um excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência em Inglês e que possam representar o Brasil no intercâmbio.

Mais informações: http://www.jovensembaixadores.org/2013/

Capacitação para Dinamizador de Biblioteca


Local: Auditório da SRE

Data: 26 de setembro (Quarta-Feira)
Horário: 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30


26/09: VI Encontro de Formação dos Coordenadores Pedagógicos

Dia: 26/09/12 (Quarta-Feira)
Local: Auditório do NTE/Escola de Formação

7h30 às 11h30 - Coordenadores pedagógicos que atuam no vespertino e coordenadores pedagógicos do noturno, dos municípios de Colinaçu, Mara Rosa, Amaralina, Amarolândia, Niquelândia, São Luiz do Norte e Hidrolina.

13h30 às 17h30- Coordenadores pedagógicos que atuam no matutino mais os coordenadores pedagógicos do noturno dos municípios de Uruaçu, Campinorte, Alto Horizonte Nova Iguaçu.


- O CP é convocado e deve participar fora do horário em que atua na referida função.
- O CP que chegar com mais de 40 minutos de atraso, e/ou se ausentar do local da formação durante o trabalho ou antes do término, não terá a frequência validada.
- Segundo informações do NUOP, o diretor que participar de todas as capacitações poderá receber a certificação ao final do ano.
- As despesas do CP para as formações mensais correrão por conta do servidor.
- O Coordenador de Turno passará a ter um código diferenciado dos demais, o que torna desobrigatório sua participação nos encontros mensais de Coordenadores Pedagógicos, ficando a cargo da UE a decisão desse participar ou não dos encontros.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dicas da nossa Língua...


Você está por dentro do Novo Acordo?



Se você nunca decorou as regrinhas  de hífen, segue uma boa notícia: Esqueça porque existem novas agora!
As mudanças mais significativas  do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portugues alteram a acentuação de algumas palavras, extingue o uso do trema e sistematiza a utilização do hífen. No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras. Nos demais países, que adotam a ortografia de Portugal, o percentual é de 1,6%.
Vamos ver quais palavras mudam:
  • pára (do verbo parar) e para (preposição)
  • péla (do verbo pelar) e pela (união da preposição com o artigo)
  • pólo (substantivo) e polo (uma forma quase em desuso que une por e lo)
  • pélo (do verbo pelar) e pêlo (substantivo)
  • pêra (o substantivo) e péra (um substantivo em desuso que significa pedra), em oposição a pera (uma preposição que também não se usa mais, que significa para)
É mais importante saber as duas primeiras,  que são bastante usadas, o resto não faz tanto sentido. Vamos ver duas exceções:
  • pôr (verbo) matém o acento circunflexo para não ser confundido com a preposição por
  • pôde (o verbo no passado) continua com acento para não ser confundido com pode (verbo no presente)
Além disso, nas palavras fôrma e forma o acento é facultativo.
No dia 12 de janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou novas definições sobre o uso do hífen. Veja o arquivo aqui (ele está em pdf). Se quiser um guia mais completo clique aqui.

 

Dia-a-dia ou dia a dia? Como fica a expressão no novo acordo

Publicado em        

O brasileiro gosta de falar da sua rotina, do seu trabalho, do seu dia a dia (ou dia-a-dia?).  Se fosse antes do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, o certo seria grafar a expressão com hífen. Mas, pela nova regra, o hífen não é mais exigido nas palavras compostas que têm entre os termos um elemento de ligação (preposição, artigo ou pronome).
Ex.:

Gosto de trabalhar, mas o dia a dia daquela empresa me mata! 

Assim como a expressão “dia a dia”, muitas outras expressões já tradicionais na língua portuguesa perderam o hífen.
Confira: corpo a corpo (substantivo e advérbio), passo a passo (substantivo e advérbio), arco e flecha, general de divisão, lua de mel, pé de moleque, ponto e vírgula, não me toques (melindres), um disse me disse, um deus nos acuda, um(a) maria vai com as outras, um pega pra capar, carne de sol, dor de cotovelo, pau de sebo, (um) faz de conta, queda de braço, (forró/trio) pé de serra, fim de semana, bicho de sete cabeças, mão de obra, quarta de final e dia a dia (substantivo e advérbio).
Atenção às exceções! Sempre elas…
1) água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia (as economias de uma pessoa), ao deus-dará e à queima-roupa;

2) os nomes de espécies botânicas e zoológicas, como andorinha-do-mar, bem-te-vi, cana-de-açúcar, coco-da-baía, dente-de-leão, feijão-carioca, feijão-verde, joão-de-barro, limão-taiti e mamão-havaí;
3) os adjetivos pátrios derivados de topônimos compostos, como cruzeirense-do-sul, florentino-do-piauí e mato-grossense-do-sul.


Veja também:
O acento no Novo Acordo Ortográfico
Tão somente ou tão-somente? As locuções no Novo Acordo
Dentro da reforma ortográfica, como se escreve a palavra MINICURSO: junto, separado ou com hífen?
O uso do hífen no Novo Acordo Ortográfico
Você está por dentro do Novo Acordo?
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35ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação




quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A Diferença entre Eficiência e Eficácia


 
Eficácia- traduz a medida em que se consegue que os resultados correspondam aos objectivos (um sistema é tanto mais eficaz quanto melhor for a correspondência entre os resultados efectivamente obtidos e os objectivos pretendidos).

Eficiência- traduz a medida em que os meios disponíveis são aproveitados para se atingirem os resultados (um sistema é tanto mais eficiente quanto melhor aproveitar os meios disponíveis para alcançar os resultados).

Pertinência- traduz a medida em que os meios disponíveis são adequados para se atingirem os objectivos (um sistema é tanto mais pertinente quanto mais adequados forem os meios disponíveis para se alcançarem os objectivos pretendidos).

NOTA - a Eficácia conseguida na obtenção dos Resultados depende da Pertinência dos Meios disponíveis e da Eficiência com que esses Meios forem utilizados.

Em um mundo globalizado de competição acirrada, tornar-se mais produtivo é um tema corriqueiro nas organizações. E, ao falar em produtividade, inevitavelmente devemos levar em consideração os conceitos mais amplos de eficiência e eficácia.

Às vezes ocorre confusão no entendimento da diferença entre estes importantes conceitos, levando algumas pessoas a acreditar que se está falando da mesma coisa.
Assim, o propósito da coluna desta semana é explicar e diferenciar os conceitos de eficácia e eficiência.
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.
Trazendo um pouco o assunto de gestão de pessoas para o tópico, acredito que se deve ser eficaz com as pessoas. As pessoas exigem um tempo certo de relacionamento, conversa e interação. Não podemos tratar uma negociação complexa apenas cuspindo os tópicos da pauta em 15 minutos e esperando um retorno rápido.
Para finalizar, podemos citar Peter Drucker: "eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas".
(Agradecimentos ao meu irmão Francisco Krieser pela ótima sugestão do assunto e pelas dicas).
 

Paulo Krieser é Diretor Executivo da Krieser IT Solutions, Mestrando em Administração de Empresas pela USP e Graduado em Ciência da Computação pela UFRGS. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado de TI, gerenciando projetos de software, implantando aplicações e atendendo clientes corporativos.
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