terça-feira, 30 de outubro de 2012

Esclarecimentos: Projeto de Intensificação da Aprendizagem


Senhores(as) Diretores (as),
 
Estamos encaminhando algumas dúvidas sobre o Projeto de Intensificação da Aprendizagem, que podem ajudá-los. Assim, encaminhamos as perguntas e respostas a estes questionamentos (em vermelho), respostas encaminhadas pelo Sr. Raph, Coordenador do NUOP/SEE:
- A U.E que não entrou em greve poderá antecipar a finalização do ano letivo para assim que completar os 200 dias letivos. Em decorrência disso, essas escolas podem antecipar o início e término do projeto? Não, toda unidade escolar deverá cumprir seu calendário, aprovado pela Gerência de Atendimento Educacional. Alguns calendários são de 201 dias outros são de até 209 dias. verifique cada situação. Sendo assim, não vamos antecipar o término do ano letivo, e nem o início do Projeto de Intensificação da Aprendizagem.
-Todas as UE que aderirem ao Projeto terão que cumprir com as 3 semanas totalizando 15 dias letivos? Ou elas podem aderir ao projeto, mas participando, por exemplo, de apenas 10 ou 13 aulas, para aproveitarem a primeira semana de dezembro para finalizarem algumas ações do 4º Bimestre? Não vejo problema em começar no inicio da segunda semana. Mas veja bem, esta é mais uma oportunidade para o aluno ter uma revisão antes da aplicação da substitutiva do 4º bimestre, se iniciarmos a revisão logo no inicio do mês , teremos mais tempo e poderemos dar melhores oportunidades de aprendizagens aos alunos com dificuldades.
> O SIGE será adaptado para receber as informações desse período? Por exemplo, como fica o lançamento das faltas para professores e alunos, já que nesse dia o horário será de no máximo 2 aulas de 1h e 30' cada? Como fica a carga-horária?
Os professores estarão trabalhando normalmente na unidade escolar, certo? Só que às vezes estarão desenvolvendo outras atividades com os grupos de alunos. Deverão lançar no diário a atividade que desenvolveram. A reorganização é do tempo e dos espaços, nenhum professor esta dispensado,mas ao contrário, deverá atuar de forma efetiva na realização do Projeto. Quanto à frequência dos alunos, deverá ser lançada no diário normalmente, se compareceu tem a frequência, caso não tenha vindo, lançar falta mesmo.
Não entendi o caso de, no máximo 2 aulas de 1h e 30' cada! Deve-se seguir o tempo normal do período, ok? Se a aula inicia às 7h e termina 12:30, continua assim. Se inicia 7h e termina 11:30, continua assim. Não há alteração no horário de início e término.
O que foi orientado é, ao reorganizar o horário de funcionamento das aulas, mais conhecido como horário especial, deve-se garantir que a aula não seja de apenas de 50 min e sim, no mínimo, 1h e 30min. Quando falamos, no mínimo, não foi exposto máximo! Então, seguindo uma lógica de determinada escola que resolveu trabalhar 3 aulões. 1ª aula : 7h às 8h e 30min; 2ª aula: 8h e 30 min às 10h; recreio: 10h às 10h e 15 min; 3ª aula: 10h e 15min às 11h e 30 min (caso o horário de término seja este). Se a escola, possui matriz de 30 aulas, para o exemplo, acrescenta-se a 4ª aula (aulão).
Lembrando que o chamado aulão equivale a duas aulas, portanto deve-se registrar duas aulas, ok? Mesma lógica das aulas duplicadas.
> A U.E pode por exemplo aplicar o projeto a partir do dia 03/12, mas em dias alternados? Exemplo: 2ª, 4ª e 6ª aulas do projeto, 3ª e 5ª aula normal? Os aulões podem ser alternados também? Não vejo porque desta organização.. não acredito que ela seja viável, os alunos com bom desempenho dificilmente viriam para os dois dias.Os aulões podem ser alternados com outras estratégias.!?
Deve-se pensar de forma a atender o objetivo principal do projeto: garantir a aprendizagem e o sucesso dos alunos.
Lembre: todos concordamos que a velha prática de apenas ficar forçando para a escola desenvolver normalmente seus dias letivos até 21 de dezembro, não é efetiva. Correto?
A maior resistência talvez esteja em nós, uma vez que sempre cobramos a não liberação dos alunos, mas não dávamos um sentido para o trabalho pedagógico no mês de dezembro. Agora sim! Estamos dando um sentido: a escola focará seu trabalho àqueles que mais necessitam sem deixar de lado os que tiveram melhor desempenho. Inclusive é uma ótima oportunidade para escola inovar a organização curricular (tempos, horários etc.). Lembra-se a sugestão das salas temáticas? Professor de matemática fica na sala X, o de Ciências na Y, o de Artes na Z. A coordenação organiza o horário de tal forma que todas as séries sejam contempladas com as aulas (aulões) de todos os componentes curriculares.
- Podemos autorizá-las a dar as 3 primeiras aula normalmente e depois do recreio as aulas do projeto? Isso seria produtivo?
- Uma escola de EM pode deixar correr as aulas normalmente e designar bloco de atividades para os alunos com dificuldades e isso ser considerado como participação no Projeto? Quem vai orientar, como ficaria o trabalho de revisão...Não vejo muito sentido neste formato, o fato de passar uma lista ou cardápio de atividades para o aluno , não significa que estou revisando , intervindo onde não houve aprendizado para mudar esta situação.
- Para o projeto será considerado a seguinte situação: Os alunos de 6º ao 9º e EM podem ser convidados para contra- turno e continuar com aula normal no turno regular?
Os alunos retornarão para a complementação em um segundo turno? Não seria mais proveitoso o desenvolvimento no horário de aula de cada turno?
 
Atenciosamente,
Raph Gomes e Márcia Rejane

 

Convocação

Encontro de Formação dos Coordenadores Pedagógicos
31/10/2012 - quarta-feira
 
Tema da formação: O olhar do Coordenador Pedagógico para a Gestão de Sala de Aula.  

O Núcleo Pedagógico da Regional de Uruaçu convoca os Coordenadores Pedagógicos para o Encontro de Formação Continuada 
Local: Auditório do NTE/Escola de Formação, seguindo obrigatoriamente, os seguintes critérios para participação:

 
MATUTINO: 7h30 às 11h30
Coordenadores Pedagógicos que atuam no VESPERTINO mais os do NOTURNO, dos municípios: Colinaçu, Mara Rosa, Amaralina, Amarolândia, Niquelândia, São Luiz do Norte e Hidrolina.

 
VESPERTINO:13h30 às 17h30
Coordenadores Pedagógicos que atuam no MATUTINO mais os Coordenadores Pedagógicos do NOTURNO, dos municípios de: Uruaçu, Campinorte, Alto Horizonte e Nova Iguaçu.

 
Diretrizes:
 
- O CP é convocado e deve participar fora do horário em que atua na referida função;
- O CP que chegar com mais de 40 minutos de atraso, e/ou se ausentar do local da formação durante o trabalho ou antes do término, não terá a frequência validada;
- Segundo informações do NUOP, o Diretor que participar de todas as Capacitações poderá receber a Certificação ao final do ano;
- As despesas do CP para as Formações Mensais correrão por conta do servidor.
 
Informamos que o Coordenador de Turno passará a ter um código diferenciado dos demais Coordenadores. Dessa forma, está desobrigado de participar dos encontros mensais, ficando a cargo da UE a decisão de o Coordenador de Turno participar ou não dos encontros.
 
CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA MARTINS
Diretora do Núcleo Pedagógico da SRE - Uruaçu
pedagogico.uruacu@seduc.go.gov.br
(62) 3357-3279


Reconhecimento

 





 
 
O grupo gestor da Escola Estadual Filomeno Luiz de França contemplou com um notbook cada professora do 5º ano do Ensino Funamental (Leivinda de Sousa e Eliana Cristina) devido o sucesso alcançado no  IDEB - de 4.7 para 6.1.
 
A Subsecretaria parabeniza a diretora Graci José Lourenço de Oliveira pela iniciativa e às professoras pelo empenho, trabalho e dedicação. Presente merecido!

Condolências

 
 
A Subsecretaria Regional de Educação de Uruaçu comunica que na última sexta-feira (26) faleceu a Senhora Lunamar Gundim de Araújo, professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás.
Ela prestava serviços a esta pasta desde 2000 e atualmente ministrava aulas no Centro de Convivência Juvenil Coronel Gaspar- EDUCART e no Colégio Estadual Alfredo Nasser de Uruaçu, onde também estudava sua filha.  
 
Estava  hospitalizada há bastante tempo e deixa imensas saudades em toda a comunidade uruaçuense, que presta homenagens como forma de reconhecimento a pessoa maravilhosa e educadora exemplar, que sempre foi.

Fica aqui registrado o nosso sentimento e a nossa oração em favor dos familiares.
Que o Divino Mestre conforte o coração de cada um...

Dania Wobeto e equipe da SRE Uruaçu

Prorrogação da data de inserção de dados dos SIGE da 2ª Avaliação Diagnóstica

Prezados (Subsecretário, Diretor de Núcleo Pedagógico, Diretor da Unidade Educacional e Tutores),

Tendo em vista o Período de Renovação de matrículas, informamos que a data para inserção de dados da 2ª Avaliação Diagnóstica, foi prorrogada para o dia 10 de novembro de 2012.

Raph Gomes Alves
Núcleo de Orientação Pedagógica

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Análise dos Currículos Bimestralizados de 6º ao 9º e Ensino Médio

Sexta-feira, dia 19/10 – Estão convocados os RCC, Tutoras e Formadores da ESFOR/NTE para planejamento da análise dos currículos.


LOCAL- Auditório da ESFOR/NTE, das 7h30 às 11h30b e das 13h30 às 17h30


Para o dia 19/10 os RCC deverão trazer:
 Um notebook – o de uso pessoal ou um que seja da escola;
 As devolutivas recebidas dos professores impressas e salvas no computador;
 A planilha de compilação com os dados recebidos dos professores já compilados – impressa e salva no computador;
 Versão preliminar do seu componente curricular do EF e EM salvos no computador;
 Devolutivas da GEDEC para o seu componente curricular – lembrando que não há uma devolutiva para todas as disciplinas, pois a GEDEC nos enviou apenas de algumas disciplinas.
 Caderno 5 – da Reorientação Curricular;
 Habilidades e Competências do ENEM.

Terça-feira, dia 23/10 – Estão convocados todos os RCC, Formadores da ESFOR/NTE, Tutoras e Professores por componente curricular.
LOCAL – UEG
Matutino – estão convocados RCC, Formadores da ESFOR/NTE, Tutoras e Professores por componente curricular.


Vespertino – estão convocados os RCC, Formadores da ESFOR/NTE e Tutoras. Ficando dispensados do período da tarde todos os professores por componente curricular.
Para o dia 23/10 os RCC deverão trazer:
 Um Notebook e data-show ou ARTUR (projetor do PROINFO), mais extensão elétrica e T– os de uso pessoal ou da escola;
 Arquivos e materiais preparados durante o planejamento feito dia 19/10;
 As devolutivas recebidas dos professores impressas e salvas no computador;
 A planilha de compilação com os dados recebidos dos professores já compilados – impressa e salva no computador;
 Versão Preliminar do seu componente curricular dos Currículos do EF e EM salvos no computador;
 Devolutivas da GEDEC para o seu componente curricular – lembrando que não há uma devolutiva para todas as disciplinas, pois a GEDEC nos enviou apenas de algumas disciplinas;
 Caderno 5 – da Reorientação Curricular;
 Habilidades e Competências do ENEM.



Os professores convocados (terça-feira) também devem trazer:
 Versão Preliminar do seu componente curricular dos Currículos do EF e EM salvos no computador;
 Devolutivas da GEDEC para o seu componente curricular – lembrando que não há uma devolutiva para todas as disciplinas, pois a GEDEC nos enviou apenas de algumas disciplinas.
 Caderno 5 – da Reorientação Curricular;
 Habilidades e Competências do ENEM.



SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS
NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
SRE/NUP/ESFOR/NTE

Análise da Bimestralização: 23/10/2012
UNIDADE EDUCACIONAL
PROFESSOR POR COMPONENTE CURRICULAR
RCC POR COMPONENTE CURRICULAR
URUAÇU




C.E.ALFREDO NASSER
·        Biologia/ Cairo Terra
·        Ling. Port. ?EliezeIzidio
·        Biologia/ Fernando Condez
·        Espanhol/Gildamar

·          Espanhol/ Ivania
E.E.DR.FCº ANTONIO AZEVEDO
·        Ling. Port/Euza


C.E. DR.SEBASTIÃO G. ALMEIDA
·        Filosofia/ Paola
·        Química/ Simone Maria
·        Química/ JuniorMarques
·          História. Ensino Médio/ Michell
·          Química Ens. Médio/ Rogézio
·          Sociologia Ens. Médio/ José Eduardo
C.E. AEROPORTO
·        Letras/Adeilde Vidal
·        História/Aderlene Vidal
·          Língua Inglesa/Antônio Luiz
C.E. BERNARDO SAYÃO
·        Lin. Port. Cleuza Amaral
·        Letras/ Nely Aparecida

C.E. JOANA D’ARC
·        Letras/ Maria Aparecida Ramos
·        Letras/ Irene Ferreira
·        Geografia/Leovando
·        Biologia/Marcos Kelly
·        História/ Pablo
·        Matemática/ Maria Oenes



E.E. LUIZ CARLOS DA MOTA
·        Ciências/Iara Wobeto
·        História/Tavares Simone

E.E. VILA DOURADA
·        Geografia/ Valdenice Pires

CAMPINORTE


C.E.DEOCLIDES MARTINS DA COSTA
·        Espanhol/ Maria dos Anjos
·        Química/ Miriany Facundo
·          Matemática Ens.Fund./ Alzenira
·          Mat. Ensino Médio/ Alzely

C.E. ARAPOEMA MEIRELES
·        Espanhol/ Cleide Maria
·          Ling. PortuguesaEns.Fund/ Keila.
·          Geografia do Ens.Fund/ Alestânia
·          Ling Port. Ens.Médio/ Sirlei Lara.
C.E.MARCIONÍLIO FCº MENDONÇA
·        Ling. Port. Cléa

HIDROLINA


COL. EST. ALFREDO NASSER
·        Sociologia/ Irenes Ferreira
·          Biologia/Maria do Socorro
NOVA IGUAÇU




C.E.MAL. COSTA E SILVA
·        Ling. Port./ Helzi Nunes
·        Matemática/ IvanGeraldo
·        Química/ Vilmar Lucas
·        Arte/ Luzia

ALTO HORIZOTE


C.E. JOÃO GONÇALVES FILHO
·        História/ Elenice Gonçalves
·        Ling. Port. Janete Gomes
·        Matemática/ Elis Rejaine
·          Filosofia/ Luciana Arminda
MARA ROSA


C.E. PRES. CASTELO BRANCO
·        Espanhol/ Norma Batista
·        Sociologia/ Vanuza Adriana
·          Geografia Ens. Médio/ NIlva Alves
·          FísicaEns. Médio/ Reinaldo Pereira.
E.E.PROF. JÚLIO CAVALCANTE
·        Ling. Port. Edilce Pacheco
·        História/ Guilhermina Pereira

AMARALINA


C.E.JOSINO SILVA
·        Ensino Religioso/ Aildes Paulino

NIQUELÂNDIA


C.E.PAULO FRANCISCO DA SILVA
·        Matemática/Orimar
·        Matemática/Aelizthe Pereira
·        História/ Gilson de Sousa



C.E.JOAQUIM MARIA DE GODOI
·        Arte/ Ana Maria
·        Ciências/ Maria Aparecida
·        Matemática/ Edna da Silva
·        Filosofia/ Decio
·        Geografia/ Berenice Dantas


·          História Ens.Fund./Rosimeire Soares

C.E. THOMAS ADORNO
·        Ciência/Vanderlene Fátima

C.E.AGOSTINHO NUNES DE SOUZA
·        Letras/ Vania Maria
·        Ciências /Ercirlene Pires

C.E. CEL. JOAQUIM TAVEIRA
·        Química/ Vera Lucia
·        Ensino Religiosa/ Claudia Regina
·        Biologia/ Vera Lúcia

C.E. JOAQUIM FCº SANTIAGO
·        Matemática/ Laura Maria
·        Ciências/ Maria Lópis

SÃO LUIZ DO NORTE


C.E. MEIRA MATOS
·        Física/ José de Assis
·        Matemática/ Nilva Gonçalves
·        Química/ Maria Evelma
·        Matemática/ Cleidivaldo Rodrigues
·        Ens. Religioso/ ZilmaAparecida.