quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ações de intensificação da aprendizagem


No sentido de subsidiar as ações de intensificação da aprendizagem, a Secretaria Estadual de Educação por meio do NUOP, GEDEC e ESFOR produziram um magnífico material para os professores e alunos do 9º ano, no sentido de melhorar o fluxo e desempenho, bem como os resultados desses alunos no 1º ano do EM.
Esse material foi encaminhado no webmail, como apoio para os alunos, de acordo com a distribuição de conteúdos do 4º bimestre.
Solicitamos que as unidades educacionais façam a ampla divulgação junto aos professores, principalmente, para os professores da série em questão, e que seja promovido o estudo e análise deste material pela equipe. É composto por três cadernos, sendo:
· 1 para professor de LP do 9º ano;
· 1 para professor de MAT do 9º ano;
· 1 para o aluno.

O caderno apresenta a sequência de 90 aulas, sendo:

· 45 de LP;
· 45 de MAT.

Por ser um material contextualizado e de excelente qualidade, acreditamos que se os professores acharem pertinente, poderão utilizar algumas aulas ( ou todas) no Período de Intensificação da Aprendizagem.
Caso os professores validem este material, a ideia do NUOP é de ampliar a produção, incluindo Ciências da Natureza, para o 1º bimestre de 2013 das seguintes séries/anos:
· 5º ano;
· 9º ano;
· 1ª Série do Ensino Médio;
· 3ª Série do Ensino Médio.

Dessa forma, contamos com o valoroso trabalho de orientação, divulgação e mediação da análise e encaminhamento de devolutiva da análise feita, para o email pedagogico.uruacu@seduc.go.gov.br. Salientamos que gostaríamos que durante a análise fossem pontuados os seguintes esclarecimentos/questionamentos:

> este é um material de apoio que pode ser utilizado pelos professores de LP e MAT do 9º ano;
> expor que a intenção do NUOP para o próximo ano é ter  apostilas do 1º bimestre, para os alunos das séries indicadas, nas disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Química, Física e Biologia).
> Expressar sobre o que pensam a respeito da ideia de produção de material de apoio ao professor. Acreditam que este é um bom modelo que pode ser ampliado?
> A equipe tem alguma sugestão?
Informamos  que o Tutor Pedagógico poderá auxiliar na divulgação e análise do material.
Contamos com a parceria das UEs neste trabalho e desde já nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.

CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA MARTINS
Diretora do Núcleo Pedagógico da SRE - Uruaçu
62 3357 3279

Colégio Estadual Joana D'Arc premia alunos

Na quarta-feira (28) o Colégio Estadual Joana D'Arc realizou Cerimônia de Entrega de Premiações aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental pelas melhores poesias publicadas no Livro: Um Novo Mundo, sob orientação do Professor de Educação Física Gerson Nascimento.
Isso demonstra a existência de uma proposta educativa inovadora com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela escrita, através de histórias de seu universo, evidenciando a compreensão de cada um sobre o mundo, a semelhança, a diferença e a sua singularidade.

Alunos premiados:

1. Bruna Adriely Pereira 6º B (Relógio)
2. Heloísa Amaral Neves 9º B (25 Reais)
3. Luis Ricardo Alves Batista 7º B (Um Celular)
4. Eliane Aparecida de Jesus 7º A (Uma Mochila)
5. Rafaela Silva 8º A (25 Reais)
6. Tamires Silva de Jesus 8º A (Uma Mochila)
7. Larissa Fernandes Rodovalho 8º B (25 Reais)
8. Fernanda Lopes Paiva 8º B (25 Reais)
9. Maycon Danilo Silva 6º A (Um Celular)
10. Jorge Junior De Carvalho 6º B (Um Celular)

Dentre as 79 poesias, estes foram os autores que mais se destacaram, tanto na declamação quanto na escrita. 

Tema da poesia: Um Novo Mundo.

Professor Orientador:
Gerson Pereira do Nascimento
Graduado em Educação Física pela Eseffego/UEG
Pós-graduado em Gestão em Saúde pela UAB/UEG

Patrocinadores: Lojas Novo Mundo, SM Celulares, Rey Box Supermercado, Noleto Relojoaria, Center Cópias, Plascom Papelaria, Ellos Calçados, Professor Ureni Pereira, Sr. Rilson Monteiro - Diagramação e Paginação NGestúdio.

A Profª Dania Wobeto e equipe da SRE Uruaçu parabenizam o Prof. Gerson e grupo gestor pelos resultados promissores deste trabalho.

Essa escola faz a diferença! Nosso reconhecimento!