segunda-feira, 25 de março de 2013

Lançamento: Alfabetização na Hora Certa

Escola de Formação - Esfor / NTE Uruaçu
22 de março


Composição da Mesa:

Dr. Afonso Antonio Gonçalves Filho - Promotor de Justiça da Comarca de Uruaçu
Dania S. Wobeto de Freitas - Subsecretária
Divina Rosenilde Alves - Diretora da Esfor - NTE
Sirlene Maria da Silva Xavier - Diretora Interina do Núcleo Pedagógico
Eunice Aparecida de Faria - Secretária Municipal de Administração
Maria de Fátima Alves Lima - Coordenadora do Programa
Juliana Miranda - Representando as Professoras Alfabetizadores
Silvana Santana - Representando os Diretores


O Compromisso do Plano de Desenvolvimento da Educação, o PDE de 2007, firmado por todos os estados e municípios com o governo federal e meta do novo Plano Nacional de Educação, no Congresso Nacional visa:
•   Garantir a plena alfabetização de nossas crianças;
•   Alfabetizar todas as crianças, sem exceção, e no momento certo: até o final do terceiro ano do ensino fundamental, quando elas completam oito anos de idade. 


Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Decreto nº 6.094, de 24/4/2007, define, no inciso II do art. 2º, a responsabilidade dos entes governamentais de “alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, aferindo os resultados por exame periódico específico”. E a Meta 5 do projeto de lei que trata sobre o Plano Nacional de Educação também reforça este aspecto ao determinar a necessidade de “alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade”.
































quinta-feira, 21 de março de 2013

PDE-Interativo

Informamos que as inserções do PDE-Interativo, como ferramenta, em 2013, já estão no  Sistema SIMEC/ONLINE, com nova Aba, e nova estrutura metodológica e diagnostica. 
Para tanto, as escolas e o Comitê Estratégico Regional, que estão envolvidos neste processo, devem acelerar o diagnostico das unidades no sistema, por meio de leitura criteriosa dos dados e das informações, sempre observando que os indicadores oferecidos pelo sistema (2011/2012) foram atualizados pelo SIMEC através do Censo Escolar-2012. 
Observar, também, que o planejamento do PDE-Interativo é referente ao período em exercício de 2013, como processo de inserção no sistema; tanto as ações como detalhamento das ações, e bens em serviço e, por esse motivo, alertamos mais uma vez que o diagnóstico deve ser realizado de acordo com a realidade atual da escola para atender às necessidades de períodos de curto, médio e de longo prazo do ano corrente. 
Orientamos também que os diagnósticos devem ser finalizados até a primeira quinzena de abril/2013, ou seja, até 15/04/2013, onde ficaremos aguardando a liberação do Plano de trabalho na plataforma, para serem inseridos conforme orientação na primeira tela informe 5.  

Plano Geral: O Plano será construído com base no diagnóstico que foi elaborado e inserido no sistema. O Grupo de Trabalho deve observar, com muita atenção, na síntese diagnostica se realmente detectaram todos os problemas, para que o Plano Geral do PDE-Interativo/2013 seja interventivo, a atual situação da escola, contextualizando os problemas e possíveis causas para superar os desafios e alcançar os melhores resultados para atender as prioridades da escola, observado nas três grandes áreas definidas nesta nova versão. (Resultado, Intervenção Direta, Intervenção Parcial e Indireta).   

Prof.ª Ms. Maria Luiza de Souza
SEDUC/GO - PDE Interativo/técnica 
maria.lsouza@seduc.go.gov.br 
062-32013147

Lançamento Bandeira da Paz






quarta-feira, 20 de março de 2013

Projeto em fase de Implementação

Mobilização realizada nos dias 18 e 19 de março no auditório da SRE com os funcionários para socialização e implantação do Projeto de Intervenção a ser implementado nas unidades educacionais.

Coordenadora do Projeto: Dania S. Wobeto de Freitas
Parceiros: Esfor - Escola de Formação / NTE Uruaçu
Executor: Departamento Pedagógico 


Objetivo: melhorar o rendimento escolar e os indicadores educacionais.