sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nota: Biblioteca




Foi divulgado nesta quinta-feira, 22, o resultado da avaliação das obras de apoio pedagógico para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do Professor 2013. A Portaria MEC nº 42 traz as obras selecionadas que irão auxiliar o trabalho de professores da rede pública de educação infantil, ensino fundamental e médio, na modalidade regular e de educação de jovens e adultos.
O PNBE Professor integra o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que distribui às escolas públicas da rede municipal, estadual e federal acervos compostos por obras de literatura, de referência, de pesquisa e de outros materiais relativos ao currículo nas áreas de conhecimento da educação básica. Os principais objetivos são o fomento à leitura, o apoio à formação de alunos leitores e à atualização e desenvolvimento profissional dos docentes.

12/09: Módulo III - Curso de Introdução à Educação Inclusiva



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Formação Continuada de Língua Portuguesa e Matemática



Alerta PDE Interativo: Escola/Secretaria 2013


Senhores (as) Diretores (as):
 
Já realizamos a  1ª Etapa - Diagnóstico do PDE Interativo / 2013.
Agora está em tempo ainda de cadastrar a 2ª Etapa - Plano de Ação, sendo o prazo até o dia 31 de agosto (sábado).
 
Passos:
 
1. Acessar: http://pdeinterativo.mec.gov.br/ (no Mozilla Firefox);
2. Clicar na aba PDE Inter. 2013;
3. Plano de Ação;
4. ESCOLA/SECRETARIA;
5. Inserir informações - salvar - prosseguir...
 

Atenciosamente,
 
 
Heliane Braga Coelho
Coordenadora do PDE Interativo: Escola/Secretaria, Rede Física e Patrimônio 
Subsecretaria Regional da Educação de Uruaçu
  

META SEDUC: revisão de METAS (INDICAÇÃO DAS UES)


4 de setembro: Oficina sobre Arqueologia


O Programa de Educação Patrimonial coordenado pela Zanettini Arqueologia desenvolve estudos arqueológicos em Alto Horizonte. Este processo é o resultado do resgate de importantes bens arqueológicos  que contribuem para uma reflexão sobre a história da região. 
Este Programa de Educação Patrimonial “Trabalho e Memória” irá oferecer uma oficina enfatizando a reflexão sobre arqueologia, identidade e patrimônio cultural, com duração de aproximadamente 4 horas e com certificados para os participantes.

Local: Auditório da Subsecretaria Regional da Educação de Uruaçu 
Data: 4 de setembro de 2013
Horário: 13h30 às 17h30


Publico alvo:

1 (um) Coordenador Pedagógico de cada UE das escolas da rede estadual e  rede privada do município de Uruaçu.
1 (um) Coordenador Pedagógico das Secretarias Municipais de Educação das cidades de Campinorte, Mara Rosa, Nova Iguaçu e Uruaçu, estende-se também ao coordenador pedagógico das escolas municipais dos referidos municípios caso tenham interesse e oportunidade de participar.

Contando com a colaboração de todos no sentido de termos um amplo conhecimento sobre este acervo histórico, agradecemos a participação.

NUCLEO PEDAGÓGICO - SRE URUAÇU



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PNAIC em Ação


Formação Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Professores da Rede Estadual de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

17 de agosto, das 8h às 17h, no auditório da SRE

Próxima Etapa: 31 de agosto (sábado)


Maria de Fátima Alves Lima
Professora Formadora

Sirlene Maria da Silva Xavier
Supervisora do Departamento Pedagógico























Currículo do 9º ano do Ensino Fundamental ganha nova disciplina




Uma aula semanal dedicada à resolução de itens de Matemática Aplicada

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede estadual iniciaram o segundo semestre letivo com uma novidade: uma disciplina a mais no currículo escolar. Trata-se da Matemática Aplicada, inserida na grade curricular para propiciar a revisão de conteúdos básicos com a metodologia de resolução de itens, visando melhorar o rendimento desses alunos que vão ingressar no Ensino Médio. 
De acordo com o superintendente de Inteligência Pedagógica e Formação da Secretaria da Educação, Raph Gomes Alves, nos anos finais do Ensino Fundamental, há alunos que apresentam uma média de proficiência em Matemática abaixo da expectativa, por isso a necessidade dessa intervenção. "Queremos dar a esses estudantes as condições para que dominem os conteúdos básicos e tenham sucesso na sua trajetória escolar", afirma o superintendente. Segundo ele, é nesta fase final do Ensino Fundamental que muitos jovens desistem de estudar por dificuldades pontuais em Matemática ou em outra disciplina. 
Com a inserção da Matemática Aplicada no currículo do 9º ano, as escolas que oferecem essa etapa do ensino ajustaram os seus horários escolares. As escolas com 25 aulas semanais simplesmente acrescentaram a nova disciplina, ficando com 26 aulas por semana. As que já oferecem 30 aulas semanais tiveram que reorganizar o horário. Cada unidade educacional teve que modular um professor para essa disciplina.  
As escolas de tempo integral com turmas de 9º ano não precisaram incluir a Matemática Aplicada porque durante suas atividades complementares já oferecem o suporte aos alunos para o domínio do conteúdo básico da Matemática, como parte do currículo.

Estudantes terão acesso gratuito a simulado preparatório para Enem



Inscrições começam no dia 31 de agosto e vão até 9 de outubro

A partir do próximo dia 31 de agosto, estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - marcado para os dias 26 e 27 de outubro - poderão responder um simulado gratuito na internet. Eles terão que acessar o site "Geekie Games - O desafio do Enem" e efetivar a inscrição na plataforma virtual: http://www.geekiegames.com.br. As inscrições vão até 9 de outubro.

O simulado virtual terá três etapas. Na primeira fase estarão disponíveis exercícios das quatro áreas do conhecimento que são cobradas no Enem: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens. Em seguida, o estudante recebe um plano de estudos destacando seus pontos fortes e aqueles que merecem mais atenção. Por último, no período de 9 a 16 de outubro, o aluno poderá fazer um simulado online - e gratuito - no mesmo formato do Exame Nacional do Ensino Médio.
O simulado poderá ser respondido em qualquer dia e horário. A Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem e que dá pesos diferentes para as questões de acordo com o grau de dificuldade, também será utilizada nesta prova. Assim, o cálculo final não soma a quantidade de respostas certas, mas a "qualidade" destas respostas.
 
Pelo "Geekie Games" o estudante também vai comparar sua nota com a nota de corte dos cursos disponíveis nas faculdades em que ele deseja estudar, além de ter acesso a outras informações relevantes. A plataforma permite ainda que professores, escolas e secretarias de Educação tenham acesso ao desempenho dos seus estudantes, identifiquem as principais dificuldades dos alunos e proponham caminhos para ajudá-los a superar tais obstáculos.

No "Geekie Games - O desafio do Enem" o estudante poderá visualizar textos e vídeos sobre os conteúdo abordados nas provas, além de um ranking que, atualizado diariamente, vai mostrar o desempenho dos alunos por área do conhecimento.

Avaliação Diagnóstica e Trabalho Coletivo na agenda das escolas estaduais






Hoje é dia de avaliação para alunos do último ano do Ensino Médio

As escolas públicas da rede estadual encerram o mês de agosto com agenda cheia. Nesta quarta-feira (28/08), os estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio participam da terceira e última Avaliação Diagnóstica deste ano letivo. Eles farão as provas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza. Na sexta-feira (30/08), todos os professores, grupos gestores, coordenadores pedagógicos e tutores se reúnem nas escolas para o segundo Dia de Trabalho Coletivo do semestre, um encontro para debates e deliberações sobre os rumos pedagógicos de cada unidade educacional.
As Avaliações Diagnósticas foram instituídas no contexto da reforma educacional e desde então têm sido ferramentas importantes para os profissionais entenderem o processo de ensino e de aprendizagem na rede estadual. Por meio delas, é possível saber o que o aluno não aprendeu, identificando possíveis causas. Com os resultados, as escolas definem as intervenções necessárias a fim de assegurar o aprimoramento dos métodos de ensino e o melhor aproveitamento das aulas pelos alunos. 
São avaliados os alunos das séries finais das três etapas da educação básica, ou seja, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.  Na aplicação das provas desta terceira edição de 2013 nas duas etapas do Ensino Fundamental, 80 mil alunos fizeram as provas. Escolas municipais de 172 cidades que aderiram ao programa estadual também aplicaram as Avaliações Diagnósticas para seus alunos.



Trabalho Coletivo

 O Dia de Trabalho Coletivo na rede estadual foi unificado no processo da reforma educacional com o objetivo de dar uniformidade às ações em toda a rede e possibilitar um melhor acompanhamento dos resultados por parte da Secretaria de Educação. No início do semestre, as escolas fizeram um Dia de Trabalho Coletivo para planejar as primeiras ações. Agora, voltam a se reunir para a análise e eventuais reformulações das ações pedagógicas para o semestre.


No primeiro momento, as escolas farão uma análise do resultado da 3ª Avaliação Diagnóstica, com exposição dos gráficos que detalham o nível de acerto de itens por descritor disponíveis no Sistema Informatizado de Gestão Escolar (SIGE). No segundo momento, professores, coordenadores e gestores irão reorientar as ações de intervenção previstas no Plano de Ação da unidade educacional. Esse trabalho é feito com a participação de todos os professores porque algumas habilidades podem ser trabalhadas por várias disciplinas ao mesmo tempo. Os tutores pedagógicos também deverão participar do Dia de Trabalho Coletivo nas escolas.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Iniciou hoje (27) a Formação para Supervisores da Merenda Escolar












Grupo de Educação Fiscal Estadual oferece curso a distância


Objetivo é informar cidadãos sobre função socioeconômica dos tributos


Compartilhar conhecimentos e interagir com a sociedade em geral sobre a origem, aplicação e controle dos recursos públicos favorecendo a participação social. Essa é a missão do Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe), responsável por planejar, realizar, acompanhar e avaliar as ações de Educação Fiscal em Goiás.
Pensando nisso, o Gefe oferece o curso a distância "Disseminadores de Educação Fiscal". "É um direito de cada cidadão conhecer o alcance da Educação Fiscal como instrumento de cidadania e controle social dos recursos públicos", explica o coordenador José Humberto Corrêa de Miranda.
Para ele, Educação Fiscal deve ser entendida como uma "abordagem didático-pedagógica capaz de interpretar as diversas vertentes financeiras da arrecadação e dos gastos públicos".
No blog http://educacaofiscalgoias.wordpress.com é possível encontrar mais informações sobre o Programa de Educação Fiscal e o curso a distância. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é uma das várias parceiras do Gefe em Goiás.


Mais informações: 3269-2567 e 3269-2568.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Orientações URGENTES PDE Interativo ESCOLA/SECRETARIA


Senhor (a) Diretor (a):

 
O Plano de Ação do PDEINTERATIVO: ESCOLA/SECRETARIA está liberado para cadastro no sistema SIMEC. Verificando a plataforma, constatamos que POUCAS escolas já estão enviando o plano de ação para análise. Contudo, algumas ainda não efetivaram o planejamento do Proescola/PDDE, afirmando que quando acessam o ambiente vão diretamente no Programa PROEMI - Coordenado pela Profª Rúbia.
 
Para que isso NÃO OCORRA, cliquem primeiro na aba ESCOLA/SECRETARIA.
 
 
 
Atenciosamente,
Heliane Braga Coelho
Coordenadora da Rede Física e Patrimônio 
Subsecretaria Regional da Educação de Uruaçu
  

 
E disse-me: A minha Graça te basta.
2 Coríntios 12.9

Prazo de inserir PDE INTERATIVO - ESCOLA/SECRETARIA no Simec



 
Senhor (a) Diretor (a):

Solicitamos de Vossa Senhoria especial atenção para o cadastro do Plano de Ação do PDE Interativo - Planejando Recursos do PDDE e Proescola, visto que o prazo limite para inserção é de até 31 de agosto.
 
Verificando o status de inserção desse plano, vimos que apenas uma minoria de escolas efetivou esse cadastro.

Portanto, agilizem-se.

Atenciosamente,
 
Heliane Braga Coelho
Coordenadora da Rede Física e Patrimônio 
Subsecretaria Regional da Educação de Uruaçu
  

 
E disse-me: A minha Graça te basta.
2 Coríntios 12.9