quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Carta aos Coordenadores Pedagógicos - Projeto Tosco em Ação

Amigo(a)  Coordenador(a),

Hoje nossa saudação está repleta de alegria, porque o Projeto Tosco em Ação é uma feliz realidade nas nossas escolas!
Felicitamos a todos pelo comprometimento com as ações deste Projeto e pelos resultados alcançados. Parabéns!
Temos recebido fotos de atividades desenvolvidas nas escolas, postagens de arquivos e informações no Facebook, cartas de autoridades, que têm conhecido o Tosco nas escolas por onde passam, relatórios enviados pelas Coordenadora, depoimentos das Tutoras pedagógicas, etc.
É isso mesmo, usem o facebook para disseminar as suas experiencias, mostre seu trabalho para todos.
Esta tem sido uma importante contribuição para a redução do Bullying e de outras formas de violência manifestadas no ambiente escolar.
Algumas escolas já estão vivenciando a fase conclusiva do projeto e outras estão em processo de execução.
Respeitamos a adaptabilidade às diversas realidades e permanecemos ao seu dispor sempre que se fizer necessário.
Permaneça em contato com nosso blog e com o Face. Lá você continua encontrando sugestões e informações sobre o Tosco.
A Pesquisa Pós também está aberta a todos os professores e alunos envolvidos no Projeto, por isso não deixe de passar por lá.
Sua participação é muito importante. Diríamos, fundamental!
A Secretaria de Estado da Educação participará do “Pensar Educação 2013”,  promovido pela Organização Jaime Câmara -TV Anhanguera, e o Projeto Tosco em Ação foi escolhido para participar de seu estande.  
O evento acontecerá nos dias 02 a 06 de outubro, no Centro de Convenções, em Goiânia.
Se puder, prestigie e participe!
Receba o nosso reconhecimento, o nosso abraço e a firme disposição de atendê-lo(a) sempre!

Atenciosamente,
Coordenadora Regional do Projeto Tosco em Ação


Adriana A. Cordeiro Pires 
Subcoordenadora Pedagógica - 2ª Fase do Ensino Fundamental da 
SRE de Uruaçu-GO
 (62) 3357-3870
http://subsecretariauruacu.blogspot.com/
 logoalvorada peq.png 

5ª Conferência Estadual das Cidades


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Difusão Científica, o Pátio da Ciência da UFG


Fotos Oficiais da 10ª Premiação do Concurso de Redação Goiás na Ponta do Lápis


Recadastramento de Servidores Estaduais

Períodos e prazos a serem seguidos:

MÊS DE ANIVERSÁRIO                     MÊS DO CADASTRAMENTO
janeiro, fevereiro e março                   Setembro
abril, maio e junho                             Outubro
julho, agosto e setembro                    Novembro
outubro, novembro de dezembro         Dezembro

Documentos necessários para o recadastramento.
Cópias desses documentos deverão ser entregues na Subsecretaria:
• Identidade
• CPF
• Título Eleitoral
• Carteira de Habilitação
• Certidão de casamento ou de nascimento
• Comprovante de endereço
• Comprovante de escolaridade (Certificado)
• E-mail pessoal

Sites para consulta:
www.segplan.go.gov.br
www.recadastramento.go.gov.br

18 de setembro, às 20h


Materiais para Professores da Inclusão



Estimados(as)  Gestores(as),

Encaminhamos via webmail o material do módulo III do Curso de Introdução à Educação Inclusiva que deve ser impresso e entregue nas mãos do professor regente que trabalha com aluno especial e que está participando do referido curso. Esse material é necessário para o professor realizar as atividades e validar as horas a distância.

Conto com sua colaboração e agilidade nesse processo.

Muito obrigada!
 
      Sirlene Maria da Silva Xavier
        Diretora do Núcleo Pedagógico
     Portaria nº 2265/2013 - GAB-SEE

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dia 19: Encontro de Ciências para Professores de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental



Senhores (as) Diretores (as):

Divulgamos o Oficio Circular nº 014/2013/GAB/SRE referente ao Encontro de Ciências para Professores de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Junto com o Ofício segue a Planilha com o quantitativo de vagas para cada Unidade escolar (no Webmail).
Será no dia 19 de setembro, quinta-feira, no auditório da Esfor/NTE, das 9h às 18h.
O objetivo do encontro é apresentar as diretrizes das Avaliações Diagnósticas e Externas, Descritores e Cadernos Educacionais de Ciências.



Senhores (as) Secretários (as) Municipais de Educação:


Convidamos  01 (um) Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal para participar  do Encontro de Ciências para Professores de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. 

ATENÇÃO: Servidores devem realizar recadastramento anual obrigatório


Data de aniversário é que define datas para realização do cadastro e entrega de documentos


Servidores efetivos e comissionados ou empregados temporários do Estado de Goiás deverão realizar recadastramento anual obrigatório. A atualização cadastral prevista no Decreto nº 7.926, de 11 de julho de 2013, será realizada exclusivamente via internet, pelo site www.recadastramento.go.gov.br ou pelo site da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan):  www.segplan.go.gov.br. Basta clicar no banner "Recadastramento Anual do Servidor Público Ativo" e preencher o formulário online.

Para acesso ao formulário, será exigido número do CPF e senha do contracheque. Para ter acesso à senha do contracheque, que é pessoal e intransferível, o servidor deverá procurar o Núcleo de Gestão de Pessoas.

O recadastramento deverá ser realizado, anualmente, no mês de aniversário do servidor. No entanto, excepcionalmente neste ano, ele deverá ocorrer da seguinte forma: para os aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e março, ocorrerá no mês de setembro; para os aniversariantes dos meses de abril, maio e junho, será no mês de outubro; para os aniversariantes dos meses de julho, agosto e setembro, novembro é o mês do recadastramento; e, por fim, para os aniversariantes dos meses de outubro, novembro e dezembro, o recadastramento ocorrerá no mês de dezembro.
Nesse primeiro recadastramento, será exigida a seguinte documentação (em original e cópia ou cópia autenticada): documento de identificação com foto; CPF; título eleitoral; carteira de habilitação - caso o servidor tenha consignado tal informação durante a realização do recadastramento; certidão de casamento ou informação sobre divórcio ou viuvez - caso o servidor tenha consignado tal informação durante a realização do recadastramento; comprovante de endereço; e comprovante de escolaridade. 
No caso dos servidores da sede Centralizada da Seduc e da sede da Vila Nova, é necessário validar o recadastramento apresentando a documentação exigida – para emissão de recibo – na Gerência de Folha de Pagamento e Registros Funcionais, sala 7, com Aronídias e Ieda (telefone: 3201-3167). Já os profissionais das escolas deverão procurar as respectivas subsecretarias para validação.
Nos recadastramentos anuais posteriores (de 2014 para frente) será exigida do pessoal civil e militar a apresentação da documentação pessoal, do comprovante de endereço e demais documentos que comprovem alterações posteriores - caso o interessado tenha mudado seu estado civil ou tenha mudado de endereço, ele deverá apresentar a documentação que comprove esta nova situação.


Isentos


Vale lembrar ainda que a atualização cadastral não se aplica ao pessoal inativo, pensionista, estagiários, terceirizados (tais como os empregados das empresas de limpeza, vigilância, etc, contratados por alguns órgãos e entidades) e pessoal sem vínculo (tais como fiscais de provas, seguranças de concursos, entre outros).

O objetivo do recadastramento é a melhoria da gestão dos recursos humanos focada na estruturação de uma nova política de pessoal, diz a Segplan.





















Profª. Márcia Maria de Jesus Martins
Diretora do Núcleo Administrativo
marcia.martins@seduc.go.gov.br
Telefone 62-3357-2670 ou 62-3357-1117 / Ramal: 203
Uruaçu-GO


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

16 de setembro: divulgação do Portal do Diretor



Ferramenta vai ajudar no acompanhamento do fluxo e do aprendizado dos alunos

Os gestores escolares conheceram nesta segunda-feira (16/09), o novo instrumento pedagógico criado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o acompanhamento da frequência e do desempenho dos alunos: o Portal do Diretor. A ferramenta reúne todas as informações da escola consolidadas num painel inteligente que permite aos diretores visualizarem dados importantes sobre cada etapa do ensino.
O Portal do Diretor foi apresentado aos gestores de Uruaçu e regional na sede da Escola de Formação - NTE, sendo liberado o acesso daqueles diretores ao portal, que também pode ser visualizado por meio de um link na página da Secretaria de Educação: www.seduc.go.gov.br, na coluna "Dia-a-dia".
Durante a apresentação, os técnicos da Seduc destacaram o papel de liderança dos gestores que tem sido fundamental para o alcance dos bons resultados das escolas até o momento. Explicaram que o Portal do Diretor é uma resposta ao anseio dos próprios diretores. "Ele ajudará a clarear a situação da escola indicando o que ela deve fazer para melhorar, cada vez mais, o processo de ensino e aprendizagem. O portal também norteará os diretores na adoção de medidas e iniciativas que revertam situações como estudantes em iminência de reprovação, riscos de evasão, entre outras".


O Portal


O painel contém na parte superior informações sobre número de alunos, de turmas, de professores, de salas, de estudantes que participam do Período de Intensificação de Aprendizagem (PIA) e de alunos que dependem de transporte escolar, além de dados de laboratórios e internet e o dia letivo. Há também dois gráficos principais onde a escola terá acesso às informações sobre proficiência e fluxo dos alunos.

No gráfico da esquerda, o gestor pode verificar o desempenho da escola de 2011 a 2013, com base na Prova Brasil e na Prova Goiás, Avaliações Diagnósticas e também provas bimestrais e as projeções para o final de 2013. No da direita, ele terá todas as informações sobre o fluxo escolar, incluindo dados de alunos com riscos de reprovação. Encontrará também sugestões de como agir em cada situação, tanto para melhorar o aprendizado dos alunos, quanto para evitar a evasão escolar.
No gráfico do fluxo escolar, à direita, o gestor vai encontrar diferentes situações: a de estudantes com notas baixas, que pode demandar do gestor um contato com a família ou suporte pedagógico diferenciado; a de alunos com muitas notas baixas e muitas faltas, o que pode requerer análise mais profunda para saber se se trata de desistência, se é possível resgatá-lo e a preparação de um plano de acolhimento, caso ele volte a freqüentar regularmente a escola.
O gestor saberá ainda quais os alunos estão com notas baixas em até duas disciplinas e que estão contabilizados como estudantes que podem ser aprovados. Esses alunos precisam de acompanhamento criterioso para que possam evoluir no aprendizado. Outro caso, é o de muitos alunos com notas baixas numa mesma turma, o que requer uma atenção do gestor no sentido de verificar se há algum problema com os estudantes ou se há alguma dificuldade por parte do professor. Essa análise poderá culminar num maior suporte ao profissional por parte da coordenação pedagógica.


Local: Esfor - Escola de Formação - NTE Uruaçu, às 14h
Pauta: Portal do Diretor e Patrulha Escolar