terça-feira, 5 de março de 2013

Gestão & Formação

Especialização para gestores: revisão do módulo 4

Participantes dedicam-se ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Agentes de Suporte Acadêmico do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CaEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estarão em Goiás a partir do dia 4 de março para, até o dia 8 do mesmo mês, ministrarem aulas de revisão do quarto e último módulo do curso de especialização para gestores de escolas da rede pública estadual. Eles percorrerão as 40 Subsecretarias Regionais de Educação e também darão aos diretores importantes orientações para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Os 27 profissionais do CaEd/UFJF se deslocarão para as 40 regionais de acordo com cronograma previamente definido pela Secretaria de Estado da Educação; eles ficarão dois dias em cada subsecretaria. Em Goiânia, o encontro formativo será realizado no Colégio Claretiano Coração de Maria (Avenida Paranaíba, Quadra 100, nº 374, Setor Central). 

Confira aqui o cronograma completo.


Próxima etapa

A partir de agora, o gestor terá que escolher um tema e desenvolver um plano educacional como Trabalho de Conclusão de Curso. “A parte teórica está no fim. E o TCC deverá ser apresentado em setembro”, explica a gerente de Desenvolvimento de Profissionais da Educação, Gislainy Jorge Mesquita – este departamento é vinculado à Superintendência de Programas Educacionais Especiais. 
Essa especialização, com carga horária de 522 horas/aula, foi ministrada na modalidade a distância, com dois encontros presenciais por bimestre, sendo um destinado à revisão de conteúdos e o outro à realização de prova escrita. Participaram 1.100 gestores e 400 técnicos da Secretaria da Educação. 
O CaEd/UFJF é parceiro da Seduc nesta iniciativa; ele quem certificará os gestores em Goiás. Para obterem o certificado, é imprescindível ter, no mínimo, 75% de aproveitamento. A participação no ambiente virtual tem peso 4; e as provas escritas, 6. 

Compromisso

Essa especialização consta no Termo de Compromisso firmado pelos gestores com o Governo de Goiás quando foram empossados no cargo, em agosto de 2011. Vale lembrar que no processo de escolha de diretores, realizado ainda no primeiro semestre daquele ano, os candidatos tiveram que se preparar em um curso, se submeteram a uma avaliação, disputaram o voto junto à comunidade escolar e, depois de eleitos, se comprometeram a fazer a especialização. 
O esforço da Secretaria de Estado da Educação é no sentido de melhorar ainda mais a gestão das escolas estaduais, dando condições aos diretores de tratarem das diferentes questões relacionadas à gestão de forma segura e eficaz. 

Mais informações: 3201-3180.
Consultar fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário