Especialização para gestores: revisão do módulo 4
Participantes dedicam-se ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Agentes de Suporte Acadêmico do Centro de Políticas Públicas e
Avaliação da Educação (CaEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
estarão em Goiás a partir do dia 4 de março para, até o dia 8 do mesmo mês,
ministrarem aulas de revisão do quarto e último módulo do curso de
especialização para gestores de escolas da rede pública estadual. Eles
percorrerão as 40 Subsecretarias Regionais de Educação e também darão aos
diretores importantes orientações para a elaboração do Trabalho de Conclusão de
Curso (TCC).
Os 27 profissionais do CaEd/UFJF se deslocarão para as 40
regionais de acordo com cronograma previamente definido pela Secretaria de
Estado da Educação; eles ficarão dois dias em cada subsecretaria. Em Goiânia, o
encontro formativo será realizado no Colégio Claretiano Coração de Maria
(Avenida Paranaíba, Quadra 100, nº 374, Setor Central).
Confira aqui o cronograma completo.
Próxima etapa
A partir de agora, o gestor terá
que escolher um tema e desenvolver um plano educacional como Trabalho de
Conclusão de Curso. “A parte teórica está no fim. E o TCC deverá ser apresentado
em setembro”, explica a gerente de Desenvolvimento de Profissionais da Educação,
Gislainy Jorge Mesquita – este departamento é vinculado à Superintendência de
Programas Educacionais Especiais.
Essa especialização, com carga horária
de 522 horas/aula, foi ministrada na modalidade a distância, com dois encontros
presenciais por bimestre, sendo um destinado à revisão de conteúdos e o outro à
realização de prova escrita. Participaram 1.100 gestores e 400 técnicos da
Secretaria da Educação.
O CaEd/UFJF é parceiro da Seduc nesta
iniciativa; ele quem certificará os gestores em Goiás. Para obterem o
certificado, é imprescindível ter, no mínimo, 75% de aproveitamento. A
participação no ambiente virtual tem peso 4; e as provas escritas, 6.
Compromisso
Essa especialização consta no Termo de Compromisso
firmado pelos gestores com o Governo de Goiás quando foram empossados no cargo,
em agosto de 2011. Vale lembrar que no processo de escolha de diretores,
realizado ainda no primeiro semestre daquele ano, os candidatos tiveram que se
preparar em um curso, se submeteram a uma avaliação, disputaram o voto junto à
comunidade escolar e, depois de eleitos, se comprometeram a fazer a
especialização.
O esforço da Secretaria de Estado da Educação é no
sentido de melhorar ainda mais a gestão das escolas estaduais, dando condições
aos diretores de tratarem das diferentes questões relacionadas à gestão de forma
segura e eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário