quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Superação: conheça a história de vida da estudante Francielle Costa


Aluna da rede pública estadual foi aprovada na primeira fase do vestibular de Medicina da UERJ

A estudante Francielle Costa, de Rio Verde, acaba de ser aprovada na primeira fase do vestibular para o curso de Medicina da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A história dela poderia ser apenas mais uma como a de tantos outros estudantes que conseguem vaga em uma faculdade pública. No entanto, o caminho percorrido por Francielle é marcado por vários obstáculos. Mas, principalmente, por superações.
Francielle tem 21 anos de idade e, há dois, já havia concluído o Ensino Médio no Colégio Estadual Miltes Furquim de Oliveira. Mesmo assim, como o apoio da direção e dos professores, ela retornou à unidade educacional como ouvinte no primeiro semestre letivo de 2013 e encarou esta oportunidade como uma chance a mais de se preparar para o vestibular.
Sem muito tempo livre para comemorar a aprovação na primeira fase, a estudante enfrenta, atualmente, uma verdadeira maratona de estudos. Francielle mora com a mãe, Divina Elisa Ramos Rodrigues, e o irmão, Victor Rodrigues, que também é aluno do Colégio Miltes Furquim de Oliveira. A renda da família vem do salário da mãe, que trabalha como empregada doméstica. Nas poucas horas vagas, Francielle presta serviços como depiladora, uma forma que encontrou de ajudar no sustento da família e de arcar suas próprias despesas com transporte e alimentação. 
A rotina da jovem estudante começa logo cedo. Às 5h30 ela já está de pé e, por volta das 6h30, já está em um cursinho particular, onde permanece durante todo o dia. Nas duas horas diárias que ela passa dentro dos ônibus de transporte coletivo, Francielle aproveita para revisar o conteúdo estudado mais cedo e se preparar para as aulas noturnas como ouvinte no C. E. Miltes Furquim.


Foco e entusiasmo

Quando soube da aprovação na primeira fase do vestibular da UERJ, Francielle não acreditou! Pediu à mãe que conferisse o resultado para que, de fato, pudesse comemorar. Afinal, a concorrência enfrentada foi grande. Mesmo assim, Francielle mantém os "pés nos chão", pois sabe que o desafio ainda não acabou. "Independentemente do que acontecer na segunda fase, já me sinto vitoriosa", diz ela. Ainda neste ano, Francielle também fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Se preciso for, tentarei vaga inclusive em universidades particulares. Posso tentar (obter a vaga) por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e do programa Universidade para Todos (ProUni)", explica.

Nos últimos dias, Francielle também teve que abrir mão, por falta de recursos, de uma viagem ao Rio de Janeiro, onde faria algumas atividades de qualificação que poderiam render pontos extras para a segunda fase do vestibular da UERJ. Obstinada, a estudante afirma que seu foco é passar no vestibular de Medicina e, para isso, conta com a ajuda de familiares e amigos. "Não vou deixar de correr atrás dos meus sonhos. Nunca tive medo de enfrentar dificuldades. Já vendi bombons pelas ruas de Rio Verde e se preciso for, faço o mesmo pelos corredores da universidade", garante.


Fé e dedicação

Francielle, mesmo enfrentando vários desafios, assegura a todos que não desanima nunca! Segundo ela – que tem formação cristã – Deus está à frente de sua vida. "Luto pelos meus ideais com honestidade. Faço a minha parte e não penso no amanhã, pois quando o propósito é de Deus, as portas se abrem", profetiza.
Francielle ainda nem entrou na faculdade, mas já planeja se tornar uma médica missionária. "Este é o meu maior sonho. Além de me formar em Medicina e salvar vidas, quero salvar almas, falar de Jesus Cristo nos leitos de hospitais e, com isso, mostrar a importância da fé na cura física e espiritual", ressalta. Aos domingos, acompanhada por um amigo, Francielle percorre hospitais, asilos e instituições de atendimento a crianças e adolescentes. Nestes locais, vestida de palhaço, ela leva alegria por meio da contação de histórias para os internos, além de distribuir presentes que são arrecadados por meio de doação.

Parabéns, Francielle!

Nenhum comentário:

Postar um comentário