quinta-feira, 21 de julho de 2011

Curso de formação dos novos gestores de escolas vai até o dia 6 de agosto

 

Um total de 646 professores efetivos se preparam para disputar a função comissionada de diretor em 333 escolas. Em outras 52 unidades, em que não houve quorum na primeira etapa do processo de escolha de diretor, os candidatos aprovados no curso de gestão não precisaram fazer nova inscrição e estão dispensados do curso. Eles participam apenas das eleições.

Os professores inscritos devem realizar o primeiro acesso à plataforma de ensino: http://www.cursos.caedufjf.net/, no banner número 1, no alto desta página da Secretaria da Educação e fazer o login para acessar os conteúdos do curso de formação a distância ministrado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CaEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UJFJ). O curso tem 40 horas de duração e será desenvolvido até o dia 6 de agosto. No dia 7, os inscritos fazem a avaliação. Os que alcançarem 60% de aproveitamento na prova estarão aptos a concorrer ao cargo.

As eleições desse segundo processo de escolha de diretores serão realizadas no dia 31 de agosto. Até lá, os professores selecionados na avaliação deverão registrar as candidaturas e apresentar o seu plano de trabalho à comunidade escolar em campanha que não perturbe as atividades pedagógicas das escolas, sem carros de som ou comícios. Participam da votação os professores efetivos modulados na escola, os agentes administrativos efetivos, o pai ou responsável legal pelo aluno com mais de 16 anos e também o aluno com mais de 12 anos de idade.

O quórum necessário para validação das eleições deve ser obtido com participação mínima de 50% dos professores, dos agentes administrativos e dos alunos e de 20% dos pais de alunos menores de 16 anos. É importante que a comunidade se mobilize e valide o processo democrático de escolha dos gestores, aprimorado este ano pela Secretaria da Educação. A campanha nas escolas será entre os dias 23 e 30 de agosto. O voto dos participantes é secreto e facultativo.

Os eleitos vão assumir o cargo em setembro. Por 35 meses, a contar dessa data, eles conduzirão os rumos da escola, devendo escolher o vice-diretor, o secretário-geral e o coordenador pedagógico dentre os servidores da escola. Enquanto dirigirem a unidade, os gestores terão que fazer curso de especialização para gestores de educação pública, oferecido pela Secretaria da Educação, com frequência mínima de 75% da carga horária. Para permanecer no cargo, os diretores devem, também, alcançar as metas do Ideb estabelecidas para a escola.

Calendário:

19 de julho a 06 de agosto – Realização do curso
07 de agosto – Avaliação eliminatória
15 a 22 de agosto – Período de registro de candidatura dos aprovados na avaliação
23 a 30 de agosto – Período de campanha nas escolas
31 de agosto – Comunidade escolar escolhe os novos diretores

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