quinta-feira, 21 de julho de 2011

Inscrições para Exames de Educação de Jovens e Adultos começam no dia 10 de agosto


Provas serão em outubro e permitirão certificar candidatos de ensinos fundamental e médio

Interessados em obter certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio devem ficar atentos. O prazo para realizar as inscrições para os exames de Educação de Jovens e Adultos (EJA) começa a partir das 8 horas do dia 10 e termina às 23 horas e 59 minutos do dia 28 de agosto. Todo o procedimento será feito, exclusivamente, pela internet, por meio do endereço eletrônico http://www.supletivo.go.gov.br/ - que está em fase de atualização e estará disponível a partir do dia 10 próximo. O edital com mais detalhes sobre os exames será disponibilizado no site http://www.educacao.go.gov.br/. no link “Documentos Importantes”.

No ato do requerimento da inscrição, o candidato deverá informar o número de um documento de identificação com foto, CPF, local e data de nascimento; além de enumerar quais disciplinas e para quais etapas de ensino (fundamental ou médio) quer fazer o exame.

Entre os dias 19 de setembro até a data das provas, nos dias 29 e 30 de outubro, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição, que trará informações sobre local, data e horário das provas. O acesso também será feito unicamente pelo site http://www.supletivo.go.gov.br/.

O candidato poderá inscrever-se em uma ou mais disciplinas e em provas do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio, simultaneamente, desde que não coincidam os horários de realização das provas. É importante ressaltar que, caso o candidato tenha feito a inscrição para as provas nos dois níveis de ensino, deverá imprimir dois comprovantes de inscrição.

A prova - A modalidade de ensino, Educação de Jovens e Adultos, cursos e exames , é destinada àqueles que não tiveram acesso à escola na idade própria, ou que nela não puderam permanecer, tendo como objetivo proporcionar oportunidade para a graduação acadêmica de nível básico.

Podem fazer as provas, maiores de 15 anos de idade, para conclusão do Ensino Fundamental; e maiores de 18 anos de idade, para conclusão do Ensino Médio. O planejamento e a execução dos exames de EJA, bem como a certificação dos candidatos aprovados, são de responsabilidade da Superintendência de Programas Educacionais Especiais, por meio do Núcleo de Ensino a Distância.

O sistema de avaliação das provas será por notas, que irão variar de zero a dez, considerando-se aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada disciplina.

Cada prova é composta de 30 questões, sendo, seis provas do Ensino Fundamental e dez provas do Ensino Médio. A Banca Examinadora será composta por professores efetivos da Rede Pública Estadual, que serão responsáveis pela elaboração das provas. Os programas das disciplinas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão disponibilizados no site Seduc, a partir do dia 10 de agosto de 2011.

Os exames serão oferecidos nas seguintes cidades-polo: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Posse, Rio Verde, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário