sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estão disponíveis as médias do Enem 2010 por escola



As médias do Enem 2010 por escola estão publicadas no site do Inep. As escolas estão divididas em quatro grupos, de acordo com o percentual de alunos concluintes do ensino médio que participaram do Enem. O Grupo 1 é aquele cuja taxa de participação é igual ou superior a 75%. O Grupo 2 reúne as escolas cuja participação está entre 50% e 75%. Do Grupo 3 fazem parte as escolas que apresentaram taxa de participação entre 25% e 50%. No Grupo 4 estão as escolas com taxa de participação inferior a 25%. Com esse procedimento na divulgação dos dados, o Inep pretende torná-los ainda mais robustos.
Pelo fato de o Enem ser um exame voluntário, dois aspectos devem ser considerados na análise das médias alcançadas por escola. O primeiro diz respeito às escolas com número reduzido de estudantes participantes do exame, o que torna a nota média pouco representativa do conjunto de estudantes da escola. O segundo aspecto a ser considerado – e que vale inclusive para as escolas com alta taxa de participação no Enem – é que os alunos participantes podem não representar o desempenho médio que a escola obteria caso todos os alunos participassem.
Exames em larga escala como o Enem permitem o levantamento de indicadores importantes para fundamentar o processo avaliativo da qualidade da educação, desde que aliados a valores técnico-científicos, culturais, éticos e políticos.
A divulgação das médias do Enem por escola tem se revelado como importante elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino, auxiliando professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão crítica sobre o processo educacional desenvolvido no âmbito da escola, bem como subsidiando políticas educacionais.


Assessoria de Imprensa do Inep



Nenhum comentário:

Postar um comentário