sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Prova Brasil será aplicada em novembro a mais de 6 milhões


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou a data da aplicação das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. As avaliações vão acontecer entre os dias 7 e 18 de novembro com o objetivo de aferir o conhecimento dos estudantes da rede pública em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura. Mais de 6,2 milhões de estudantes farão exames da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb),  nas 27 unidades da Federação.
As provas serão aplicadas em mais de 70 mil escolas, localizadas em 5.538 municípios espalhados por todo o Brasil. Os dados foram apresentados em um evento voltado para representantes das secretarias estaduais de educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizado nos dias 4 e 5 de agosto em Brasília. O número de alunos é uma previsão, tendo ainda como base o censo escolar da educação básica de 2010. 
Durante o evento, algumas novidades também foram apresentadas aos interlocutores, como a inclusão do Serviço Social da Indústria (Sesi) e de municípios que não possuem o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) como participantes das avaliações. Para terem notas, é preciso que as escolas tenham pelo menos 20 alunos matriculados na quarta série (quinto ano) e na oitava série (nono ano), no caso do Sesi, e o mínimo de 10 alunos na quarta série (quinto ano) do ensino fundamental no caso dos 230 pequenos municípios que não possuem Ideb.

Números – Em 2011, 570 toneladas de papel serão utilizadas para a aplicação da Prova Brasil e Saeb. Serão utilizados 1.300 malotes para guardar as provas. Para o transporte do material, mais de 214 mil carretas farão parte do processo e rodarão cerca de 26 mil rotas, desde a gráfica responsável pela elaboração das provas até o envio e recolhimento dos testes. Serão mais de 26 mil aplicadores e 2.800 polos que possuem agências dos correios, que armazenarão e farão a guarda das provas. Serão 21 modelos de provas, com pouco mais de 20 questões para cada nível de ensino.
A Prova Brasil e o Saeb são dois exames complementares, que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica.


Consultar fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário