segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Portarias 4698 e 4016


Prêmio Escola: incentivo financeiro às escolas. Cada UE poderá ganhar até R$ 40.000,00 (Ensino Fundamental + Ensino Médio) para investir nas demandas da própria escola (material esportivo, material pedagógico, recursos tecnológicos etc.). Montar um plano de incentivo aos alunos. Expor que o compromisso dos alunos para com os estudos é de suma importância. Sugerir que as escolas monte grupo de estudos entre os alunos, aulas de reforço, resolução de simulados, estudo dirigido etc. É um ótimo incentivo para a participação dos alunos. Base para o prêmio: Ensino Fundamental: IDEB / Ensino Médio: IDEGO.

Prêmio Aluno: incentivo financeiro de R$ 1.000,00  (poupança)  a alunos (5º , 9º e 3ª série do E.M) em cada escola . Ressaltar que todas as escolas que oferecem as turmas supracitadas terão alunos premiados. Essa ação descentraliza a premiação. O critério para esta premiação será a participação na Avaliação Externa do SAEGO (avaliação consolidada) que está programada para o final de outubro. Nesta avaliação caem os conteúdos da matriz do SAEB (já encaminhada para as escolas). Sugerimos que os alunos resolvam as questões de todas as Avaliações Diagnósticas. Verifiquem as resoluções comentadas. Façam as atividades sugeridas no caderno de sugestões de atividades (disponível no site e encaminhada para o e-mail de todas as escolas). Orientamos que os professores de todas as disciplinas tenham um trabalho centrado na ampliação da competência leitora dos alunos e conteúdos matemáticos. Critério: bom desempenho no SAEGO combinado com a dedicação e compromisso realizado na prova Brasil (5º e 9º) e SAEB (3ª série do E.M).

Programa Reconhecer: bonificação a todos os professores que estiverem em regência e forem assíduos. Essa bonificação visa reconhecer o trabalho dos professores que são compromissados com a escola.
Para auxiliar esta divulgação, solicito que estudem e divulguem as portarias 4.698  (Prêmio Escola) e 4.016 (Bônus de Estímulo à Regência).
Encaminhar a portaria para todas as escolas e afixá-la em locais visíveis aos alunos e funcionários.
Quanto ao Programa Reconhecer, divulgar a portaria para o Conselho Escolar da Escola e solicitar a ciência no documento. Anexar o documento com a ciência de todos os professores, na pasta da UE , na subsecretaria, a fim de evitar possíveis transtornos. Este trabalho de recolher a assinatura de toda a equipe é função do diretor da Unidade Educacional. Já a divulgação para o Conselho Escolar é função do tutor. Sabemos que esta demanda tem um caráter também pedagógico uma vez que o tutor poderá aproveitar este momento para perceber o clima escolar bem como incentivar a escola a melhorar seu desempenho.
Além destas ações, determinar que as escolas viabilizem o acesso diário à caixa de e-mail institucional bem como não haja atrasos nas informações sobre infrequência de alunos  (inseridas no SIGE). Garantir que isso aconteça é responsabilidade do subsecretário.
Por último, registrar todas estas orientações/encaminhamentos no relatório de acompanhamento pedagógico da UE (uma cópia deste deverá ser encaminhado, via malote, para o NOP – aos cuidados de Aurora).

Metas da SEE para IDEB 2011: Orientar que a UE  afixe um quadro com as metas da SEDUC para o IDEB 2011 (está disponível no SIGE). Afixar esta meta próxima a placa com o IDEB (para as escolas que já foram afixadas) e/ou em vários locais visíveis (o CP pode  fazer este processo junto com o tutor, no acompanhamento pedagógico). Ressalta-se que a meta da Secretaria não coincide com a meta do MEC (esclarecer isso – registrar em relatório). Enfim,vamos  ser claros , evitando assim, denúncias/reclamações de que a escola não sabia. (Tutores acessem ao SIGE da escola, junto com o CP, e mostre o IDEB a meta da secretaria. Aproveite para mostrar toda a riqueza de dados que o SIGE pode oferecer. Ainda temos muitos CPs que desconhecem). Registrem as orientações.


Thiago Mello Peixoto da Silveira
Secretário de Estado da Educação – Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário