sexta-feira, 29 de julho de 2011

03-08: Reunião com os Coordenadores Pedagógicos


Parabenizamos a todos os novos gestores e aos que continuarão pelo segundo mandato, desejando a todos um início de semestre abençoado e que as dificuldades que estamos enfrentando não se tornem obstáculos para o nosso bom desempenho, mas sim desafios, que tornarão nossa jornada ainda mais gratificante!
Aproveitamos a oportunidade para convocar os Coordenadores Pedagógicos para repasse de orientações urgentes, sendo a principal delas, as informações sobre a Proposta de Avaliação Formativa, que cada Unidade Escolar deverá elaborar como sugestão e com base nas orientações que nos foram repassadas pelo Núcleo de Orientação Pedagógica. Esclarecemos que sabemos que este não seria o melhor momento para retirar os Coordenadores das Unidades Educacionais, mas dada a urgência e a seriedade do documento a ser elaborado e entregue a SRE até dia 12/08, é que resolvemos convocá-los, distribuindo-os em dois grupos, ficando assim o cronograma do dia de estudo:


03/08/2011- Quarta-feira:

MATUTINO

7h30 às 11h30 - Coordenadores Pedagógicos das unidades educacionais de Uruaçu, Campinorte e Colinaçu.

VESPERTINO

13h30 às 17h30 - Coordenadores Pedagógicos das unidades educacionais de Alto Horizonte, Mara Rosa, Amaralina, Amarolândia, Hidrolina, Niquelândia, Nova Iguaçu e São Luiz do Norte.

Ressaltamos que a distribuição por cidades foi pensada desta forma para facilitar o transporte, mas o sugerido nas diretrizes é que o Coordenador Pedagógico compareça às capacitações no turno destinado para tal, e não no turno em que está modulado nesta função. Para as próximas capacitações prevalecerá o que está nas diretrizes.
Orientamos desde já que o grupo gestor organize junto com o coordenador pedagógico um caderno tipo ata para que todas as orientações repassadas durante as visitas às unidades educacionais pelos tutores pedagógicos sejam anotadas nesse caderno, com o intuito de melhorar a divulgação e acesso às informações e/ou orientações; e que cada coordenador pedagógico possa também ter o seu caderno individualizado para que o mesmo possa fazer seus registros durante as capacitações e as anotações de repasse aos demais da equipe que coordena.

Cordialmente,


Cristina Dias de Oliveira Martins
Coordenadora Pedagógica da SRE - Uruaçu
(62) 3357 3279

Obs.: Pedimos aos Coordenadores Pedagógicos que não possuem e-mail que abram uma conta para ser compartilhada no dia desse encontro, visto que nossa comunicação em 99,9% das vezes será via internet.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Subsecretária institui Comitê Estratégico Regional para análise e aprovação do PDE Escola

1. Sobre o curso

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) selecionará professores formadores para trabalhar na Gerência de Desenvolvimento Curricular (Gedec) e na Gerência de Tutoria Pedagógica (GTP). As inscrições para o processo seletivo interno estão abertas até o dia 22 de julho.

 

Informações Gerais

CronogramaData da inscrição: de 11 a 22 de julho
Análise de currículo: de 23 a 26 de julho
Divulgação da lista de classificação: 27 de julho
Período da entrevista: 28 e 29 de julho
Aula prática: 01 e 02 de agosto
Resultado final: 03 de agosto
Número de vagas Ao todo, serão oferecidas onze vagas: uma para pedagogo, três para professores de Língua Portuguesa, três para Matemática e quatro para profissionais com diploma de licenciatura plena em qualquer área do conhecimento.
Público AlvoPodem participar da seleção professores efetivos da Seduc que já tenham passado pelo estágio probatório. É necessário também possuir experiência em docência na Educação Básica e ter, no mínimo, especialização Latu Sensu nas áreas citadas e/ou Strictu Sensu, mestrado ou doutorado em educação.

 

2. Como se inscrever?

Atenção aos passos abaixo:
1. Preencher a ficha da gerência na qual se inscreverá (abaixo)
2. Digitalizar e enviar como anexo do e-mail
3. Anexar em um só email, ficha de inscrição e documentos digitalizados e enviar para a gerência na qual se inscreverá (gedec@seduc.go.gov.br ou gtpedagogica@seduc.go.gov.br)

IMPORTANTE: Não serão aceitas inscrições de candidatos com documentação incompleta e enviada fora da data prevista.

 

3. Informe-se antes de se inscrever

Leia atentamente a Carta Convite 001/2011 antes de começar seu cadastro. Ela contém todas as informações sobre a condução do processo seletivo interno.

 

4. Tire suas dúvidas

Para tirar suas dúvidas entre em contato com a Gerência de Desenvolvimento Curricular (Gedec) ou com Gerência de Tutoria Pedagógica (GTP), no telefones 3201-3250 ou 3201-3082.

 

5. Faça sua inscrição

Faça o download para seu computador da ficha abaixo, e siga os passos do item 2 (Como se inscrever?).

Curso de formação dos novos gestores de escolas vai até o dia 6 de agosto

 

Um total de 646 professores efetivos se preparam para disputar a função comissionada de diretor em 333 escolas. Em outras 52 unidades, em que não houve quorum na primeira etapa do processo de escolha de diretor, os candidatos aprovados no curso de gestão não precisaram fazer nova inscrição e estão dispensados do curso. Eles participam apenas das eleições.

Os professores inscritos devem realizar o primeiro acesso à plataforma de ensino: http://www.cursos.caedufjf.net/, no banner número 1, no alto desta página da Secretaria da Educação e fazer o login para acessar os conteúdos do curso de formação a distância ministrado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CaEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UJFJ). O curso tem 40 horas de duração e será desenvolvido até o dia 6 de agosto. No dia 7, os inscritos fazem a avaliação. Os que alcançarem 60% de aproveitamento na prova estarão aptos a concorrer ao cargo.

As eleições desse segundo processo de escolha de diretores serão realizadas no dia 31 de agosto. Até lá, os professores selecionados na avaliação deverão registrar as candidaturas e apresentar o seu plano de trabalho à comunidade escolar em campanha que não perturbe as atividades pedagógicas das escolas, sem carros de som ou comícios. Participam da votação os professores efetivos modulados na escola, os agentes administrativos efetivos, o pai ou responsável legal pelo aluno com mais de 16 anos e também o aluno com mais de 12 anos de idade.

O quórum necessário para validação das eleições deve ser obtido com participação mínima de 50% dos professores, dos agentes administrativos e dos alunos e de 20% dos pais de alunos menores de 16 anos. É importante que a comunidade se mobilize e valide o processo democrático de escolha dos gestores, aprimorado este ano pela Secretaria da Educação. A campanha nas escolas será entre os dias 23 e 30 de agosto. O voto dos participantes é secreto e facultativo.

Os eleitos vão assumir o cargo em setembro. Por 35 meses, a contar dessa data, eles conduzirão os rumos da escola, devendo escolher o vice-diretor, o secretário-geral e o coordenador pedagógico dentre os servidores da escola. Enquanto dirigirem a unidade, os gestores terão que fazer curso de especialização para gestores de educação pública, oferecido pela Secretaria da Educação, com frequência mínima de 75% da carga horária. Para permanecer no cargo, os diretores devem, também, alcançar as metas do Ideb estabelecidas para a escola.

Calendário:

19 de julho a 06 de agosto – Realização do curso
07 de agosto – Avaliação eliminatória
15 a 22 de agosto – Período de registro de candidatura dos aprovados na avaliação
23 a 30 de agosto – Período de campanha nas escolas
31 de agosto – Comunidade escolar escolhe os novos diretores

Inscrições para Exames de Educação de Jovens e Adultos começam no dia 10 de agosto


Provas serão em outubro e permitirão certificar candidatos de ensinos fundamental e médio

Interessados em obter certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio devem ficar atentos. O prazo para realizar as inscrições para os exames de Educação de Jovens e Adultos (EJA) começa a partir das 8 horas do dia 10 e termina às 23 horas e 59 minutos do dia 28 de agosto. Todo o procedimento será feito, exclusivamente, pela internet, por meio do endereço eletrônico http://www.supletivo.go.gov.br/ - que está em fase de atualização e estará disponível a partir do dia 10 próximo. O edital com mais detalhes sobre os exames será disponibilizado no site http://www.educacao.go.gov.br/. no link “Documentos Importantes”.

No ato do requerimento da inscrição, o candidato deverá informar o número de um documento de identificação com foto, CPF, local e data de nascimento; além de enumerar quais disciplinas e para quais etapas de ensino (fundamental ou médio) quer fazer o exame.

Entre os dias 19 de setembro até a data das provas, nos dias 29 e 30 de outubro, o candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição, que trará informações sobre local, data e horário das provas. O acesso também será feito unicamente pelo site http://www.supletivo.go.gov.br/.

O candidato poderá inscrever-se em uma ou mais disciplinas e em provas do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio, simultaneamente, desde que não coincidam os horários de realização das provas. É importante ressaltar que, caso o candidato tenha feito a inscrição para as provas nos dois níveis de ensino, deverá imprimir dois comprovantes de inscrição.

A prova - A modalidade de ensino, Educação de Jovens e Adultos, cursos e exames , é destinada àqueles que não tiveram acesso à escola na idade própria, ou que nela não puderam permanecer, tendo como objetivo proporcionar oportunidade para a graduação acadêmica de nível básico.

Podem fazer as provas, maiores de 15 anos de idade, para conclusão do Ensino Fundamental; e maiores de 18 anos de idade, para conclusão do Ensino Médio. O planejamento e a execução dos exames de EJA, bem como a certificação dos candidatos aprovados, são de responsabilidade da Superintendência de Programas Educacionais Especiais, por meio do Núcleo de Ensino a Distância.

O sistema de avaliação das provas será por notas, que irão variar de zero a dez, considerando-se aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada disciplina.

Cada prova é composta de 30 questões, sendo, seis provas do Ensino Fundamental e dez provas do Ensino Médio. A Banca Examinadora será composta por professores efetivos da Rede Pública Estadual, que serão responsáveis pela elaboração das provas. Os programas das disciplinas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão disponibilizados no site Seduc, a partir do dia 10 de agosto de 2011.

Os exames serão oferecidos nas seguintes cidades-polo: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Posse, Rio Verde, São Miguel do Araguaia e Uruaçu.