sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia – UFG



Está previsto para o Polo Uruaçu o curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia – UFG pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Tem por objetivo garantir aos profissionais formação específica em Biologia, com ênfase em aspectos microscópios, moleculares e tecnológicos. O Curso é ofertado em três semestres, com a carga horária de 560 horas, sendo a Distância com encontros presenciais.
O público-alvo são profissionais de ensino em ciências, biologia, química ( que tenha interesse em atuar na área específica de bioquímica) e demais profissionais de pesquisa atuantes na área de biologia.
Para que possamos consolidar este curso no Polo de Apoio Presencial de Uruaçu, precisamos fazer um levantamento comprovando que existe uma demanda para a região. Dessa forma, solicitamos que comuniquem aos profissionais da educação e preencham a tabela abaixo com os dados dos interessados encaminhando até o dia 10/outubro de 2011, para o e-mail do polo: uab.polouruacu@hotmail.com
Para acompanhamento da abertura das inscrições visite o site: http://www.ciar.ufg.br/ ou http://uab-polouruacu.blogspot.com/


Márcia Mendes Marquez de Oliveira
Coordenadora do Polo


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Polo de Apoio Presencial de Uruaçu
Rua Coronel Aristides Ribeiro de Freitas, Qd 09 Lt 22 a 28 – Centro - Uruaçu-GO
(62) 3357 6687 uab.polouruacu@hotmail.com
http://uab-polouruacu.blogspot.com/

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Inscrições para o Pensar




A Secretaria de Estado da Educação irá garantir, por meio de sorteio, a participação de 400 professores da rede pública estadual no PENSAR 2011. O evento será realizado de 5 a 8 de outubro, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.


Para solicitar inscrição no PENSAR 2011, o professor terá que:

- Ser efetivo da rede estadual de ensino;

- Estar em regência de sala de aula no atual ano letivo ou assumindo função técnica ou administrativa na escola;

- Ter disponibilidade para participar de todas as conferências e de um minicurso;

- Ter o compromisso de socializar com os colegas de trabalho as informações colhidas durante o evento.

Além dos professores, a secretaria disponibilizará ainda uma vaga para cada um dos 38 subsecretários de Educação. Cada subsecretaria também terá direito a uma vaga para o coordenador pedagógico e duas vagas para tutor pedagógico.

IMPORTANTE: as despesas de transporte e hospedagem dos participantes não serão ressarcidas pela Secretaria de Estado da Educação. Apenas a taxa de inscrição para as conferências e um minicurso será custeada.

Como participar?

Para se inscrever, todos os interessados – professores, coordenadores, tutores pedagógicos e subsecretários – deverão preencher formulário eletrônico disponível logo abaixo.

Mais informações: 3201-3082

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Processo Seletivo UEG 2012/1



SOBRE AS INSCRIÇÕES

Período: de 16/09/2011 até as 23h59min do dia 06/10/2011
Local: Exclusivamente pela internet, através do sítio http://www.vestibular.ueg.br/
Pagamento: até o dia 07/10/2011
Local de Pagamento: Em qualquer agência, autoatendimento ou internet dos bancos integrantes da rede de arrecadação do Estado de Goiás indicados no DARE ou em seus respectivos correspondentes bancários.
Horário de Pagamento: horários de atendimento dos bancos integrantes da rede de arrecadação do Estado de Goiás, indicados no DARE.

Em caso de prorrogação do período de inscrição, o candidato que imprimiu, mas, ainda não pagou a taxa de inscrição, deverá gerar e imprimir novo DARE.
Neste procedimento, o candidato deverá conectar-se ao endereço eletrônico www.vestibular.ueg.br, informar seu CPF e sua senha já cadastrados, nos campos solicitados para acessar o link Acompanhar inscrição.

O Processo Seletivo UEG 2012/1 será realizado em duas fases:

» 1ª fase – prova objetiva de Conhecimentos Gerais;
» 2ª fase – provas discursivas específicas e prova de Redação;

- para os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo será realizada ainda uma prova de habilidade específica.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Controle Diário de Frequência do Escolar


Diretor (a): Consulte a situação de sua escola clicando aqui.
 

Documentos importantes





Instituto Unibanco abre inscrições para seu primeiro Programa de Bolsas de Pesquisa

O Instituto Unibanco tem o prazer de convidá-lo a participar do seu primeiro Programa de Bolsas de Pesquisa 2011/2012, cujo objetivo é contribuir para a produção de conhecimentos relativos à educação pública, à juventude e ao Ensino Médio no Brasil.


O Programa terá duração de doze meses, e as bolsas no valor mensal de R$ 2 mil para o perfil de pesquisadores de R$ 600 para cada auxiliar de pesquisa, serão concedidas como forma de incentivo ao desenvolvimento de estudos que se enquadrem em áreas temáticas relacionadas aos Projetos Entre Jovens e Jovem de Futuro, de titularidade do Instituto Unibanco.
Podem se inscrever pesquisadores professores, mestres e doutores que deverão escolher 2 (dois) alunos de graduação para os auxiliarem na realização da pesquisa, residentes em qualquer município do território nacional. Os inscritos devem submeter seus projetos conforme orientações do edital, disponível no site do Instituto Unibanco.


Prorrogadas inscrições

O Instituto Unibanco prorrogou até o dia 30 de setembro de 2011 as inscrições para seu Programa de Bolsas de Pesquisa 2011/1012.
As inscrições devem ser realizadas pelos próprios pesquisadores, pelo e-mail miriam.aguiar@institutounibanco.org.br.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para a produção de conhecimentos sobre educação pública, juventude e Ensino Médio no Brasil, além de incentivar o desenvolvimento de estudos relacionados aos temas de dois projetos do Instituto: o Entre Jovens e o Jovem de Futuro.
Para se inscrever é necessário estar formalmente associado a uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC como pesquisador, professor ou professor assistente e ter título de mestre ou doutor em alguma área que se relacione com um dos temas pesquisados. Os candidatos deverão escolher dois alunos de graduação para os auxiliarem na realização da pesquisa.


Sobre o Instituto

O Instituto é um dos responsáveis pelo investimento social do Itaú Unibanco e desenvolve tecnologias e metodologias visando melhorar o desempenho do aluno do Ensino Médio e diminuir a evasão nessa etapa escolar. A instituição também realiza e patrocina estudos e pesquisas com foco em educação para gerar conhecimentos que possam auxiliar o aprimoramento de tecnologias, políticas e práticas educacionais.

Sua participação será de enorme valia, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação no Brasil.



Acesse o edital em www.institutounibanco.org.br e participe!

Reforma Educacional: Pacto pela Educação

O Governo de Goiás traçou as diretrizes para a reforma educacional que irá promover avanços e um grande salto de qualidade na Educação do nosso Estado. São 25 ações de grande impacto divididas em cinco pilares.
As diretrizes já foram divulgadas pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário Thiago Peixoto. O plano agora será debatido por toda a sociedade em reuniões de trabalho realizadas nas 38 Subsecretarias Regionais de Educação.
Esta reforma representa também um pacto. Um pacto que todos nós, goianos, devemos fazer com os 600 mil jovens e crianças que estudam na rede pública em Goiás. Um Pacto Pela Educação.

Para saber mais:

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estão disponíveis as médias do Enem 2010 por escola



As médias do Enem 2010 por escola estão publicadas no site do Inep. As escolas estão divididas em quatro grupos, de acordo com o percentual de alunos concluintes do ensino médio que participaram do Enem. O Grupo 1 é aquele cuja taxa de participação é igual ou superior a 75%. O Grupo 2 reúne as escolas cuja participação está entre 50% e 75%. Do Grupo 3 fazem parte as escolas que apresentaram taxa de participação entre 25% e 50%. No Grupo 4 estão as escolas com taxa de participação inferior a 25%. Com esse procedimento na divulgação dos dados, o Inep pretende torná-los ainda mais robustos.
Pelo fato de o Enem ser um exame voluntário, dois aspectos devem ser considerados na análise das médias alcançadas por escola. O primeiro diz respeito às escolas com número reduzido de estudantes participantes do exame, o que torna a nota média pouco representativa do conjunto de estudantes da escola. O segundo aspecto a ser considerado – e que vale inclusive para as escolas com alta taxa de participação no Enem – é que os alunos participantes podem não representar o desempenho médio que a escola obteria caso todos os alunos participassem.
Exames em larga escala como o Enem permitem o levantamento de indicadores importantes para fundamentar o processo avaliativo da qualidade da educação, desde que aliados a valores técnico-científicos, culturais, éticos e políticos.
A divulgação das médias do Enem por escola tem se revelado como importante elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino, auxiliando professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão crítica sobre o processo educacional desenvolvido no âmbito da escola, bem como subsidiando políticas educacionais.


Assessoria de Imprensa do Inep



Prova Brasil será aplicada em novembro a mais de 6 milhões


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou a data da aplicação das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. As avaliações vão acontecer entre os dias 7 e 18 de novembro com o objetivo de aferir o conhecimento dos estudantes da rede pública em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura. Mais de 6,2 milhões de estudantes farão exames da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb),  nas 27 unidades da Federação.
As provas serão aplicadas em mais de 70 mil escolas, localizadas em 5.538 municípios espalhados por todo o Brasil. Os dados foram apresentados em um evento voltado para representantes das secretarias estaduais de educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizado nos dias 4 e 5 de agosto em Brasília. O número de alunos é uma previsão, tendo ainda como base o censo escolar da educação básica de 2010. 
Durante o evento, algumas novidades também foram apresentadas aos interlocutores, como a inclusão do Serviço Social da Indústria (Sesi) e de municípios que não possuem o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) como participantes das avaliações. Para terem notas, é preciso que as escolas tenham pelo menos 20 alunos matriculados na quarta série (quinto ano) e na oitava série (nono ano), no caso do Sesi, e o mínimo de 10 alunos na quarta série (quinto ano) do ensino fundamental no caso dos 230 pequenos municípios que não possuem Ideb.

Números – Em 2011, 570 toneladas de papel serão utilizadas para a aplicação da Prova Brasil e Saeb. Serão utilizados 1.300 malotes para guardar as provas. Para o transporte do material, mais de 214 mil carretas farão parte do processo e rodarão cerca de 26 mil rotas, desde a gráfica responsável pela elaboração das provas até o envio e recolhimento dos testes. Serão mais de 26 mil aplicadores e 2.800 polos que possuem agências dos correios, que armazenarão e farão a guarda das provas. Serão 21 modelos de provas, com pouco mais de 20 questões para cada nível de ensino.
A Prova Brasil e o Saeb são dois exames complementares, que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica.


Consultar fonte

Mensagem do Dia...



Esse evento acontece semestralmente, com o intuito de propiciar interlocuções com os professores da Rede Estadual de Educação de Goiás, para compreensão dos fundamentos da arte na educação básica a partir do cenário contemporâneo, nas áreas de artes visuais, dança, música e teatro. Em sua oitava edição, coloca em pauta questões que afetam a subjetividade do arte educador, como artista e como professor, ou seja, a perspectiva de conciliar estes dois aspectos de sua identidade docente, que nem sempre estão em sintonia. Por meio de palestras, performances e espetáculos produzidos por artistas-professores, pretende-se conduzir reflexões em torno do ensinar e do produzir arte, que são experiências que se complementam e se retroalimentam na formação de identidades.

 
Programação e inscrições no site:




terça-feira, 13 de setembro de 2011

Em vídeo, secretário detalha eixos principais da reforma educacional

Internautas também podem discutir “Pacto Pela Educação”



 
A discussão da ampla reforma educacional - denominada “Pacto Pela Educação” - na rede pública estadual já teve início no município de Catalão, com a largada da Caravana dos 100 dias, que tem como objetivo debater todas as ações de grande impacto que serão implantadas em Goiás nos próximos meses.

Mas como essa discussão não poderia ficar de fora da internet, o secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, gravou vídeo em que detalha os cinco eixos principais que norteiam a reforma, que tem como meta central transformar o sistema educacional goiano referência no país.

“Nós buscamos as melhores ações em Goiás, no Brasil e no mundo. Todas as práticas serão adaptadas à realidade goiana. É importante multiplicar experiência de boas escolas por todo o Estado. Não é uma ação simplesmente de governo, mas de toda a sociedade. O envolvimento de todos é fundamental para elevar a qualidade da educação no nosso Estado”, explica Thiago.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Portarias 4698 e 4016


Prêmio Escola: incentivo financeiro às escolas. Cada UE poderá ganhar até R$ 40.000,00 (Ensino Fundamental + Ensino Médio) para investir nas demandas da própria escola (material esportivo, material pedagógico, recursos tecnológicos etc.). Montar um plano de incentivo aos alunos. Expor que o compromisso dos alunos para com os estudos é de suma importância. Sugerir que as escolas monte grupo de estudos entre os alunos, aulas de reforço, resolução de simulados, estudo dirigido etc. É um ótimo incentivo para a participação dos alunos. Base para o prêmio: Ensino Fundamental: IDEB / Ensino Médio: IDEGO.

Prêmio Aluno: incentivo financeiro de R$ 1.000,00  (poupança)  a alunos (5º , 9º e 3ª série do E.M) em cada escola . Ressaltar que todas as escolas que oferecem as turmas supracitadas terão alunos premiados. Essa ação descentraliza a premiação. O critério para esta premiação será a participação na Avaliação Externa do SAEGO (avaliação consolidada) que está programada para o final de outubro. Nesta avaliação caem os conteúdos da matriz do SAEB (já encaminhada para as escolas). Sugerimos que os alunos resolvam as questões de todas as Avaliações Diagnósticas. Verifiquem as resoluções comentadas. Façam as atividades sugeridas no caderno de sugestões de atividades (disponível no site e encaminhada para o e-mail de todas as escolas). Orientamos que os professores de todas as disciplinas tenham um trabalho centrado na ampliação da competência leitora dos alunos e conteúdos matemáticos. Critério: bom desempenho no SAEGO combinado com a dedicação e compromisso realizado na prova Brasil (5º e 9º) e SAEB (3ª série do E.M).

Programa Reconhecer: bonificação a todos os professores que estiverem em regência e forem assíduos. Essa bonificação visa reconhecer o trabalho dos professores que são compromissados com a escola.
Para auxiliar esta divulgação, solicito que estudem e divulguem as portarias 4.698  (Prêmio Escola) e 4.016 (Bônus de Estímulo à Regência).
Encaminhar a portaria para todas as escolas e afixá-la em locais visíveis aos alunos e funcionários.
Quanto ao Programa Reconhecer, divulgar a portaria para o Conselho Escolar da Escola e solicitar a ciência no documento. Anexar o documento com a ciência de todos os professores, na pasta da UE , na subsecretaria, a fim de evitar possíveis transtornos. Este trabalho de recolher a assinatura de toda a equipe é função do diretor da Unidade Educacional. Já a divulgação para o Conselho Escolar é função do tutor. Sabemos que esta demanda tem um caráter também pedagógico uma vez que o tutor poderá aproveitar este momento para perceber o clima escolar bem como incentivar a escola a melhorar seu desempenho.
Além destas ações, determinar que as escolas viabilizem o acesso diário à caixa de e-mail institucional bem como não haja atrasos nas informações sobre infrequência de alunos  (inseridas no SIGE). Garantir que isso aconteça é responsabilidade do subsecretário.
Por último, registrar todas estas orientações/encaminhamentos no relatório de acompanhamento pedagógico da UE (uma cópia deste deverá ser encaminhado, via malote, para o NOP – aos cuidados de Aurora).

Metas da SEE para IDEB 2011: Orientar que a UE  afixe um quadro com as metas da SEDUC para o IDEB 2011 (está disponível no SIGE). Afixar esta meta próxima a placa com o IDEB (para as escolas que já foram afixadas) e/ou em vários locais visíveis (o CP pode  fazer este processo junto com o tutor, no acompanhamento pedagógico). Ressalta-se que a meta da Secretaria não coincide com a meta do MEC (esclarecer isso – registrar em relatório). Enfim,vamos  ser claros , evitando assim, denúncias/reclamações de que a escola não sabia. (Tutores acessem ao SIGE da escola, junto com o CP, e mostre o IDEB a meta da secretaria. Aproveite para mostrar toda a riqueza de dados que o SIGE pode oferecer. Ainda temos muitos CPs que desconhecem). Registrem as orientações.


Thiago Mello Peixoto da Silveira
Secretário de Estado da Educação – Goiás

Premiação Goiás na Ponta do Lápis

Goiás sem Drogas: a responsabilidade é de todos nós.

Data: 13 de setembro de 2011
Local: Auditório da SRE


Sobre o Concurso:

O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais de Educação. O objetivo principal do concurso é a promoção da cidadania, tendo como alvo da proposta os alunos das redes pública (estadual e municipal de Educação) e particular de ensino em todo o Estado.
A promoção da cidadania é alcançada por vários caminhos. No campo propriamente pedagógico, o concurso é um agente provocador para que os alunos, professores, pais, dirigentes e trabalhadores escolares, e tantos outros envolvidos com o processo educacional, de alguma maneira, participem do trabalho de ler, pesquisar, debater e escrever.

Para a escolha dos melhores textos, os critérios considerados:
- Ortografia;
- Concordância verbal e gramatical;
- Capacidade de organização do pensamento;
- Originalidade e pertinência em relação ao tema.
OBS: Foram desclassificadas redações com menos de 20 linhas e com mais de 40 linhas.

O 8º Goiás na Ponta do Lápis está dividido em cinco (5) categorias:
  • Categoria A: Alunos do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental;
  • Categoria B: Alunos do 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental;
  • Categoria C: Alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental;
  • Categoria D: Estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos do Segundo Segmento (EJA – Ensino Fundamental);
  • Categoria E: Estudantes do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio.
A premiação do concurso será a seguinte: 
  • 1o Lugar: 1 Bicicleta, Certificado de Participação e Medalha de Ouro;
  • 2o Lugar: Certificado de Participação e Medalha de Prata;
  • 3o Lugar: Certificado de Participação e Medalha de Bronze;
  • Do 4º ao 10º lugar: Certificado de Participação e Medalha de Honra ao Mérito.
OBS: Todos os professores dos alunos premiados receberão Certificado de Participação.

UEG promove 18ª Semana Cultural


A UEG - Uruaçu em nome da Diretora Educacional, Profª Marly Garcia Carrijo, convida toda comunidade local e regional para participar da 18ª Semana Cultural que realizar-se-á de 19 a 23 de setembro. No último dia haverá BAILE UNIVERSITÁRIO na AABB, reservas de mesa no telefone 9989-1676 (Maysa ou Terla) 8544-6067 com Cleomar.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Situação Frequência Diária

Parabenizamos as unidades educacionais que avançaram no Controle Diário da Frequência dos alunos no Sistema do Sige. Alertamos que, semanalmente, faremos o mapeamento geral na intranet por meio do Sige On Line a fim de acompanharmos sua implantação e efetivação na rotina diária da escola.
Pedimos aos diretores um olhar compromissado neste procedimento, uma vez que todos os alunos que apresentarem situações de risco de evasão com 5 faltas consecutivas mensais que seja feito Estudo de Caso, conforme documento enviado via e-mail. Este documento deve ser preenchido na íntegra e assinado pelo coordenador, secretário e diretor da escola, e, posteriormente, pelos profissionais na SRE, com um principal objetivo: assegurar o retorno e a permanência do aluno na escola.
Todos os Estudos de Caso devem ser encaminhados até o 10º Dia de cada mês, pela Tutora Pedagógica aos cuidados de Heliane Braga, assessora do programa.





Desfile Cívico - 7 de setembro


III Semana do Folclore

Orientações Gerais para a 3ª Avaliação Diagnóstica da Rede Estadual de Ensino




Informamos que a aplicação da 3ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA acontecerá  no dia 06/09/11 (terça-feira).  Com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas quanto à aplicação e correção da 3ª Avaliação Diagnóstica da Rede Estadual de Ensino, postamos algumas orientações que visam à melhoria do processo, no que tange à tranquilidade de sua aplicação e otimização dos resultados obtidos.

Quanto aos envolvidos no processo avaliativo:
- Alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental,  3ª série do Ensino Médio Regular e 5º e 6º períodos do Ensino Médio Ressignificado, e 3ª etapa da EJA (3º e 4º semestres);
- Unidade Escolar, professores, coordenadores, gestão
- Subsecretarias – Tutores pedagógicos e demais servidores da SRE

INSTRUMENTO UTILIZADO:
Avaliação contendo 44 questões, sendo 22 de Língua Portuguesa e 22 de Matemática
SEGUE ABAIXO O CRONOGRAMA:

06/09/11: aplicação e correção da avaliação;
06/09 a 19/09: lançamento dos resultados no SIGE.



APLICAÇÃO:

As orientações  para a aplicação da avaliação para este bimestre basicamente são as mesmas, mas achamos interessante relembrá-las e acrescentarmos outras, tudo no sentido de nos organizarmos para que no dia da avaliação, o  trabalho  corra dentro da normalidade. Se acontecer de termos novas orientações estaremos repassando.
A SRE enviará um representante a cada Unidade Educacional para acompanhar a aplicação e a correção da Avaliação Diagnóstica;
Os alunos devem ser orientados sobre o preenchimento correto do gabarito, pois caso ocorra erro, o mesmo não será substituído e o aluno pode ser prejudicado;
Para a garantia de ambiente propício para a avaliação, sugerimos que o lanche seja servido antes, ou depois da avaliação;
Cada Unidade Educacional deverá imprimir para o aplicador uma lista de frequência, de acordo com o diário de classe; (não estaremos enviando modelo, basta que conste o cabeçalho da escola, com identificação da série, nome do aplicador e a sequência de nomes dos alunos, conforme está no diário escolar).
O aplicador não poderá ser o professor de Língua Portuguesa e/ou Matemática e aconselhamos que não acontecesse a troca de professores aplicadores durante a aplicação da avaliação;
Ao final de cada turno as avaliações devem ser recolhidas (as dos alunos e as sobras) e colocadas em envelope, que deve ser lacrado pelo servidor da SRE e guardado pelo grupo gestor. As avaliações só poderão ser devolvidas aos alunos no dia seguinte, ou conforme planejamento dos professores de Língua Portuguesa e Matemática;
Os gabaritos devem ser colocados em envelope separados e levados para a sala de correção, e assim que a correção terminar, deverão ser guardados em envelope lacrado pelo servidor da SRE e guardado pelo grupo Gestor;
As sobras das Avaliações e gabaritos, bem como as avaliações e gabaritos utilizados pelos alunos não precisam ser devolvidos a SRE. Elas ficarão na Unidade Escolar;
O Professor Intérprete pode e deve acompanhar o aluno durante a realização da avaliação;

SOBRE O HORÁRIO DE APLICAÇÃO: A avaliação terá 2h30 de duração, visto que aumentou a quantidade de questões.

OBS.: O cartão resposta será entregue pelo professor após 2h do início da aplicação.

MATUTINO – início às 8:00h e término às 10:30h
VESPERTINO – início às 13h e 50min e término às 16h e 20min
NOTURNO – início às 19h e 45 min e término às 22h e 15min