quinta-feira, 29 de março de 2012

2ª Etapa da Avaliação Diagnóstica





A 2ª etapa da Avaliação Diagnóstica (6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e 3º ao 6º períodos do Ensino Médio Ressignificado) está confirmada para o dia 17 de abril.

Núcleo de Orientação Pedagógica

Lançamento Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec





terça-feira, 27 de março de 2012

Processo Seletivo de Orientadores Acadêmicos e Tutores de Polo para o Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental


  • Público: Orientadores e Tutores
  • Polos: Anápolis; Cezarina; Formosa e Uruaçu 
  • Inscrições de 26-03-2012 a 08-04-2012
Clique para fazer a inscrição!

Documentos



EADmin1.0 - Desenvolvido pela Equipe de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede.
O conteúdo deste portal é de responsabilidade da Universidade Federal de Goiás.

Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental

  • Público: Cursistas
  • Polos: Anápolis; Cezarina; Formosa; Uruaçu
  • Carga Horária: 620 h
  • Inscrições de 26-03-2012 a 15-04-2012



Clique para fazer a inscrição!

Documentos


EADmin1.0 - Desenvolvido pela Equipe de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede.
O conteúdo deste portal é de responsabilidade da Universidade Federal de Goiás.

quinta-feira, 22 de março de 2012

I Encontro de Formação Continuada


O Núcleo Pedagógico da Regional de Uruaçu convoca os Coordenadores Pedagógicos das Unidades Educacionais para o I Encontro de Formação Continuada em 2012, a ser realizado dia 22/03/12 - quinta-feira, no Auditório da Subsecretaria Regional, seguindo obrigatoriamente, os critérios para participação:

Os Coordenadores Pedagógicos das UEs que atuam no VESPERTINO e os Coordenadores Pedagógicos do NOTURNO, dos municípios de: Uruaçu, Campinorte, Alto Horizonte, Nova Iguaçu - deverão comparecer no MATUTINO: 7h30 às 11h30.

Os Coordenadores Pedagógicos das UEs que atuam no MATUTINO e os Coordenadores Pedagógicos do NOTURNO, dos municípios de: Colinaçu, Mara Rosa, Amaralina, Amarolândia, Niquelândia, São Luiz do Norte e Hidrolina -
deverão comparecer no VESPERTINO: 13h30 às 17h30.

Esclarecemos ainda que a partir de 2012 para os Encontros de Formação prevalecerão as seguintes diretrizes:

-o CP é convocado e deve participar fora do horário em que atua na referida função;
- o CP que chegar com mais de 40 minutos de atraso, e/ou se ausentar do local da formação durante o trabalho ou antes do término, não terá a frequência validada;
- segundo informações do NUOP, o diretor que participar de todas as Capacitações poderá receber a Certificação ao final do ano;
- as despesas do CP para as Formações Mensais correrão por conta do servidor.

Obs.: Para quinta-feira, dia 22/03, solicitamos que os convocados tragam impressos os documentos encaminhados por e-mail e ainda o Caderno  5 do Currículo em Debate - Reorientação Curricular do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Curso de inglês gratuito nos EUA para professores da rede pública

Prazo para inscrições vai até o dia 23 de março
O programa de intercâmbio International Leaders in Education (ILEP) selecionará professores de inglês da rede pública estadual para curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 23 de março. Com duração de cinco meses, o programa será realizado entre janeiro e maio de 2013, incluindo estágio em uma escola para que os profissionais selecionados possam praticar seus novos conhecimentos com colegas e alunos nos EUA.

(Mais informações a respeito do programa, assim como a ficha de inscrição, estão disponíveis nos links abaixo)

Poderão participar professores de inglês de ensino médio da rede pública estadual que estiverem em regência de classe, que possuem bacharelado ou licenciatura em inglês e que tenham, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula e fluência oral e escrita em inglês. O participante selecionado também deve se comprometer a continuar lecionando após o intercâmbio.

O International Leaders in Education (ILEP) é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA. Anualmente é oferecida aos professores de inglês de várias partes do mundo a oportunidade de participarem de aperfeiçoamento com o objetivo de conquistar a excelência na disciplina, exercitar novas práticas de ensino e melhorar ainda mais o planejamento de aula e o uso da tecnologia.

Além disto, de acordo com informações divulgadas pela Embaixada dos Estados Unidos, este intercâmbio ainda contribui para a melhoria do ensino, transformando os professores que participam do projeto em líderes e multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.

Benefícios - bolsistas selecionados será oferecida assistência para tirar o visto de intercâmbio, passagens aéreas de ida e volta, custeio das taxas referentes para a participação no programa, hospedagem, seguro-saúde e ajuda de custo para alimentação, além de um laptop para a realização das atividades acadêmicas e auxílio para compra de livros e outros materiais educacionais. Posteriormente, os participantes deste programa ainda poderão apresentar propostas para o Departamento de Estado dos EUA solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido naquele país.

O candidato deverá preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e enviá-lo para a Secretaria de Educação com o currículo resumido (conforme modelo disponível no link citado anteriormente), carta de recomendação e fotografia colorida recente. O material deve ser encaminhado para a Superintendência de Acompanhamento de Programas Institucionais aos cuidados de Isabella Lima Guimarães.

Para mais informações, estão disponíveis o telefone 3201-3082 e o email isabella.santana@seduc.go.gov.br

terça-feira, 13 de março de 2012

Reconhecimento




Curso: Disseminadores de Educação Fiscal On-line - DEF 1º semestre de 2012



INSCRIÇÕES ABERTAS: 

***COMO ENVIAR SUA SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO***

1º) Salve em seu computador a ficha de inscrição:

2º) Preencha todos os campos solicitados na ficha (no microsoft Word); e
3º) Envie a ficha preenchida, como arquivo anexo, para o e-mail: edufiscalgo@gmail.com

O Grupo de Educação Fiscal Estadual de Goiás - GEFE/GO, em parceria com a Escola de Administração Fazendária - ESAF, disponibilizam o curso de Disseminadores de Educação Fiscal On-line - DEF 2012/1. O curso será realizado na modalidade de Educação a Distância, via Internet.

Estrutura do curso (cinco módulos de estudo):
Módulo 1 – Educação Fiscal no Contexto social;
Módulo 2 – Relação Estado - Sociedade;
Módulo 3 – Função Social dos Tributos;
Módulo 4 – Gestão Democrática dos Recursos Públicos;
Módulo 5 - Construindo Projetos em Educação Fiscal.

Carga horária: 160 (cento e sessenta) horas; certificado pela ESAF. 
Público-alvo: professores, servidores públicos e sociedade em geral. 
Custo: o curso é totalmente gratuito para o aluno. 
Período de realização do curso: terá início em 02/04 e término no dia 15/06/2012. 
Inscrições: o recebimento dos pedidos de inscrição ocorrerá até 18/03/2012.

***IMPORTANTE:
Se houver grande procura e na impossibilidade de atender todas solicitações para o semestre corrente, o aluno poderá ser pré-inscrito para o próximo curso, a ser realizado a partir de agosto. A confirmação da matrícula se dará por meio do recebimento de e-mail da Esaf e/ou Tutor, próximo a data de início do curso, contendo os dados de acesso à plataforma. 

Atenciosamente,


COORDENAÇÃO ESTADUAL DO DEF EM GOIÁS
Coordenação do Grupo de Educação Fiscal Estadual - GEFE/GO
Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás - SEFAZ/GO

Planejamento Quinzenal e Avaliação Formativa


Levantamento de dados de professores de Arte da rede


Clique na figura abaixo para efetuar cadastro:

segunda-feira, 12 de março de 2012

Informativo


Prof. Anderson Soares Dutra assume Subcoordenação do Programa de Desporto Educacional e Acompanhamento do Mais Educação

Melhores informações: anderson.dutra@seduc.go.gov.br

Desejamos sucesso nesta nova fase de sua carreira profissional!
Dania Wobeto e Equipe

Olimpíada Brasileira de Matemática recebe inscrições até o dia 30 de março



Premiação inclui bolsas de estudo; acesse http://www.obmep.org.br/

Estão abertas as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia para alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o país. As inscrições devem ser feitas pelas próprias escolas até o dia 30 de março, que devem indicar o número total de participantes em cada um dos três diferentes níveis em que a olimpíada será realizada.
A OBMEP é coordenada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. A olimpíada é disputada em três níveis e em duas fases. O primeiro nível é para alunos do 6ª e 7º ano; o segundo, para os de 8º e 9º ano; e o terceiro, para os estudantes do ensino médio.
Na prova objetiva da primeira fase são aplicadas 20 questões de múltipla escolha a todos os inscritos. As escolas classificam para a segunda etapa 5% do total de participantes de cada nível. Nessa fase, a prova é discursiva e tem de seis a oito questões. Segundo o calendário da 8º OBMEP, a primeira prova está prevista para 5 de junho; a segunda, para 15 de setembro. O resultado será divulgado em 30 de novembro.
As inscrições devem ser realizadas por meio do site oficial da OBMEP: http://www.obmep.org.br/. De acordo com os organizadores, a meta deste ano é ultrapassar o número de 18,7 milhões de inscritos. Na solenidade de lançamento da 8ª olimpíada, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, desafiou os estudantes a participarem da competição: "Quem estuda, escolhe o que vai fazer na vida; quem não estuda, é escolhido", sentenciou. Segundo o ministro, a olimpíada “não é apenas um simples concurso, mas um processo que melhora o ensino e abre portas para os estudantes”.

Premiação - Serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda ganham bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A olimpíada também acompanha o estudante ao longo dos anos, e todo medalhista que ingressar na universidade pode ganhar uma bolsa de iniciação cientifica, além de ter direito a uma bolsa de mestrado em matemática. Aqueles que ganharem medalhas de ouro também podem participar da Olimpíada Internacional de Matemática.

O cronograma e regulamento da oitava edição da olimpíada preveem:

• 30 de março — Encerramento das inscrições.
• 5 de junho — Aplicação das provas da primeira fase nas escolas.
• 26 de junho — Último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase.
• 15 de agosto — Divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas.
• 15 de agosto a 14 de setembro — Período para as escolas indicarem, na página eletrônica da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a segunda fase.
• 15 de setembro — Provas da segunda fase, que serão realizadas às 14h30 (horário de Brasília).
• 30 de novembro— Divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.

Seduc divulga lista de aprovados para Técnico Escolar


Profissionais irão atuar diretamente nas Subsecretarias Regionais de Educação



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou na última sexta (09)  a lista dos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Técnico Escolar. Ao todo, foram oferecidas 145 vagas para as 38 Subsecretarias Regionais de Educação.

O processo de seleção interna contou com três etapas. A primeira foi de análise de currículo e teve caráter eliminatório; a segunda etapa era classificatória, quando foi realizada uma prova objetiva. Na terceira e última etapa, também classificatória, os candidatos fizeram uma entrevista.

Para conferir a lista dos aprovados, clique aqui.


Aprovados que já assumiram a função nesta SRE:


Para conhecimento de suas atribuições, clique aqui.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Professores devem voltar às salas, decidem desembargadores


Senhor (a) Diretor (a):


Para conhecimento orientações recebidas do Núcleo de Orientações Pedagógicas - NUOP para repasse imediato aos servidores a fim de estarem cientes do teor do documento e tomarem as decisões necessárias para o momento.

Atenciosamente,

Dania Wobeto de Freitas
Subsecretária Regional de Educação


A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás determinou, em decisão unânime, na tarde desta terça-feira (28), a suspensão do movimento paredista iniciado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Goiás (Sintego), confirmando a decisão liminar proferida no início deste mês pelo juiz substituto em 2º grau Fábio Cristóvão. Relator do recurso (agravo regimental) movido pelo Sintego, o desembargador Amaral Wilson entendeu que, neste caso, há confronto entre direitos constitucionalmente assegurados - direito à greve e direito à educação - e prestigiou o direito social à educação, “que, na hipótese tratada, tem como destinatário a camada mais carente da sociedade que usufrui da prestação educacional pública”.

No agravo, o Sintego explica que, ao contrário do que ponderou o juiz em sua decisão, a motivação da greve da categoria não diz respeito a aumento para a categoria ou piso salarial, mas à “supressão da gratificação de titularidade do Estatuto do Magistério, com o objetivo único de complementação para pagamento do piso salarial”. Amaral Wilson explicou que a prova a análise desta informação, no entanto, deverá ser discutida no julgamento do mérito. Em seguida, ponderou que a defesa do Sintego não traz novas informações e que a decisão do juiz substituto nada traz de questionável e por isso não deve ser reformada. O desembargador ainda citou entendimento idêntico do TJGO, em situação envolvendo o próprio Sintego, em dezembro de 2010.

Quanto à multa diária de R$ 30 mil, aplicada pelo juiz substituto, caso a determinação de suspensão da greve não fosse cumprida, o desembargador determinou a sua extirpação. “A administração pública possui meios de reprimir eventual desobediência à determinação de suspensão do movimento paredista, não carecendo pois, frente à excepcionalidade da situação tratada, da imposição da multa”, defendeu. Ele também salientou o fato de que em momento algum a greve foi considerada ilegal, já que é um direito constitucional assegurado, o que reforça a não necessidade de aplicação de multa.

EMENTA:

AGRAVO REGIMENTAL EM AÇÃO CIVIL PÚBLICA. ANTECIPAÇÃO DOS EFEITOS DA TUTELA. SUSPENSÃO DE GREVE DO SINTEGO. REQUISITOS DEMONSTRADOS. CONFIRMAÇÃO DA DECISÃO AGRAVADA. MULTA DIÁRIA DESARRAZOADA. EXTIRPAÇÃO. AGRAVO REGIMENTAL PARCIALMENTE PROVIDO. (Processo nº 201290403325)


Texto: Thaís Romão

Fonte: http://www.tjgo.jus.br/bw/?p=62613 acessado em 01/03/2012

sexta-feira, 2 de março de 2012

Convocação aos Gestores para reunião dia 05/03 na SRE


8h- Abertura - Subsecretária Dania Wobeto

8h15min - Repasse de orientações sobre os Critérios e Procedimentos do Programa Reconhecer (inserção de dados) com a Supervisora do Departamento Operacional - Fátima Lima e Diretora do Núcleo Pedagógico - NUPE - Cristina Dias.

11h30 - Intervalo para almoço.

14h - Orientação sobre o Levantamento da Situação Escolar - LSE - com Selma e Josimar.

Ressaltamos que a vossa presença é de suma importância, visto que discutiremos assuntos que nortearão o trabalho da Unidade Escolar durante o ano letivo de 2012.

Dentro em breve encaminharemos as apostilas para serem impressas.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Confira as principais ações e programas coordenados pela Seduc nestes dois primeiros meses de 2012


Entre as iniciativas, destaque para a realização da Avaliação Diagnóstica e ampliação do Reconhecer


Seduc realiza primeira Avaliação Diagnóstica

A Secretaria de Estado da Educação realizou em todas as escolas da rede pública estadual a primeira avaliação diagnóstica deste ano. Nesta edição, foram avaliados estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio. As provas de Língua Portuguesa e Matemática foram feitas também por estudantes de escolas municipais em 141 cidades que aderiram ao programa, que vem se mostrando cada vez mais eficaz na identificação das dificuldades de aprendizado dos alunos na rede estadual.

Goiás inscreve alunos do Ensino Médio no Pronatec

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inscreveu alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. Os estudantes inscritos poderão agora participar de cursos profissionalizantes no contraturno das aulas regulares. No total, serão atendidos jovens de 22 municípios goianos que abrigam unidades do IFG, IF Goiano e do sistema “S”. Os alunos serão qualificados em áreas como a de Técnico em Enfermagem, Mecânica, Turismo, Informática, Controle Ambiental e Agricultura, entre outras.

Seduc intensifica participação no Facebook

Ao estrear sua página na rede social Facebook, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem agora mais um canal de comunicação com a comunidade escolar e a sociedade em geral. Basta copiar e colar o endereço a seguir no seu navegador: http://on.fb.me/xsa7kI ou então, entre no Facebook e, no campo de busca, procure pela página "Secretaria da Educação do Estado de Goiás". O secretário Thiago Peixoto também está presente no Facebook para interação com internautas. Ele mantém uma página pessoal onde responde questionamentos e publica informações relacionadas ao seu trabalho à frente da Secretaria da Educação.

Seduc e Seagro implementam hortas escolares nas unidades de ensino

Uma ação conjunta entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Seagro) e Emater fará com que os estudantes da rede pública estadual tenham o cardápio da merenda escolar enriquecido com alimentos produzidos em sua própria escola por meio do projeto “Horta Escolar”. Esta parceria prevê desde a capacitação dos profissionais envolvidos até a preparação do terreno para o plantio, além de orientações sobre a maneira como os alimentos produzidos devem ser consumidos. As escolas estaduais interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com a Gerência da Merenda Escolar pelo telefone (62) 3201-3128.

Escolas estaduais participam do programa Iniciação Científica Júnior

Escolas públicas do Estado de Goiás interessadas em participar do programa Iniciação Científica Júnior têm ainda até o dia 5 de março para se habilitarem no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) – www.fapeg.go.gov.br. Serão contemplados 250 alunos e 250 professores de educação básica a cada ano. Cerca de 30% das bolsas - no valor de R$ 100 para estudantes e R$ 300 para os professores - serão destinadas a escolas do interior. O ICJ é um programa do Governo de Goiás para inserir estudantes e professores de ensino fundamental, médio e profissional em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação.

Novo ministro da Educação respalda ações e projetos da Seduc

O secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, participou da posse do novo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, em Brasília. Em seu discurso, o ministro anunciou dois grandes programas que serão comandados pelo MEC nos próximos meses: “Alfabetização na idade certa” e “Residência Educacional”. Ambos já são colocados em prática no Estado de Goiás pela atual gestão, e foram anunciados em setembro do ano passado como ações do Pacto Pela Educação, o plano de reforma educacional da rede pública estadual.

Governo de Goiás paga piso salarial dos professores

O Governo do Estado aumentou de R$ 1.395,00 para R$ 1.460,00 o valor do piso salarial em Goiás, pago já na folha de fevereiro. Com esta alteração, o governo estadual se antecipou ao governo federal, que anunciou oficialmente o aumento do piso nacional (R$ 1.451,00) somente no dia 28 de fevereiro. O primeiro valor do piso em Goiás, de R$ 1.395,00, já era superior ao nacional, de R$ 1.187,00.

Aulas começam com ampliação de bônus para profissionais da Educação

As aulas na rede pública estadual tiveram início em meio ao anúncio da ampliação do programa Reconhecer. Neste ano, cerca de 27 mil profissionais estão aptos a receber o bônus. Além dos professores regentes (aqueles que desempenham sua função dentro de sala de aula das escolas regulares), o Grupo Gestor, os coordenadores das escolas e tutores pedagógicos poderão receber a bonificação de R$ 2 mil por uma jornada de 40 horas semanais. Para aqueles profissionais que cumprem 60 horas, o bônus chegará a R$ 3 mil. A assiduidade continua sendo um dos principais critérios para recebimento, além de outros pontos que valorizam o trabalho pedagógico nas escolas.

Governo do Estado libera recursos para escolas da região Sudeste

Foi autorizado a 32 unidades de ensino localizadas em 10 municípios jurisdicionados à Subsecretaria Regional de Educação de Catalão o repasse do valor de R$ 50 mil para serem aplicados em pequenas obras e reparos emergenciais. Com esta iniciativa, o governo do Estado, por meio da secretaria da Educação, reduz a burocracia, garantindo maior eficiência e melhor utilização dos recursos financeiros. Este programa teve início pelas escolas da região Sudeste, mas a meta é contemplar as mais de mil unidades de ensino da rede pública estadual em todas as regiões de Goiás.

Esclarecimentos referentes à produção de texto da 1ª série do Ensino Médio





Caros(as) professores(as),

Informamos que a avaliação diagnóstica - produção de texto - da 1ª série do Ensino Médio apresenta dois erros de formatação; o primeiro está em mencionar uma charge que não foi impressa; entretanto, a citação da referida charge é meramente ilustrativa, pois faz parte do último parágrafo do texto de abertura da proposta de produção, cuja finalidade é apenas retórica, como pode ser observado no referido parágrafo: “De quem é a culpa nesse caso? Em qual esfera do governo estão os culpados? Será que não somos nós mesmos que não erradicamos os focos e muitas vezes impedimos a entrada dos agentes de saúde (cerca de 40% deles foram barrados nos portões), que tinham como objetivo destruir os ovos do mosquito? Veja um exemplo desse discurso na charge acima”.

Da mesma forma, o último parágrafo do texto 2 da coletânea que, obviamente não faz parte da temática proposta e tão pouco do texto, aparece ali, equivocadamente mas que não interfere na produção do texto.

Quanto ao gênero proposto - Carta Aberta - cabe esclarecer que a proposta da Matriz Curricular do Estado de Goiás direciona o estudo de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais, que se agrupam em tipologias.

Portanto, a divisão em gêneros textuais segue agrupamentos e que as sugestões de gêneros por série/ano não se apresentam sob a rigidez de um gênero apenas, pois os gêneros são infinitos e, dessa forma, a produção solicitada na proposta da 1ª série está adequada ao conteúdo trabalhado nos anos anteriores, como se constata na Matriz Curricular do 7º ano, gênero Carta de Leitor e no 8º ano, o gênero artigo de opinião que contempla a seguinte expectativa de aprendizagem: produzir textos de opinião numa situação real de uso, considerando sua finalidade, os possíveis leitores, os elementos e as características do gênero. A Carta de Leitor e o Artigo de Opinião estão no agrupamento dos textos argumentativos em que predominam a argumentação, a exposição de ideias e pontos de vista; o que não significa que nessa proposta não haja possibilidade de se trabalhar outros gêneros do mesmo agrupamento, como é o caso da Carta Aberta, que consta da proposta da avaliação da 1ª série do ensino médio.

Considere-se ainda que a argumentatividade permeia todo o uso da linguagem humana, fazendo-se presente em qualquer tipo de texto e não apenas naqueles tradicionalmente classificados como argumentativos, logo, espera-se que o estudante esteja preparado para desenvolver tal proposta, uma vez que a Matriz Curricular do Estado de Goiás propõe um trabalho com gêneros textuais desde os primeiros anos escolares.

Esperamos que os esclarecimentos respondam às dúvidas e nos colocamos à disposição para outros questionamentos que se fizerem necessários.

Agradecemos a compreensão de todos.

Equipe de Língua Portuguesa – Gedec



Valéria Marques de Oliveira
Gerente de Desenvolvimento Curricular