segunda-feira, 12 de março de 2012

Olimpíada Brasileira de Matemática recebe inscrições até o dia 30 de março



Premiação inclui bolsas de estudo; acesse http://www.obmep.org.br/

Estão abertas as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia para alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o país. As inscrições devem ser feitas pelas próprias escolas até o dia 30 de março, que devem indicar o número total de participantes em cada um dos três diferentes níveis em que a olimpíada será realizada.
A OBMEP é coordenada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. A olimpíada é disputada em três níveis e em duas fases. O primeiro nível é para alunos do 6ª e 7º ano; o segundo, para os de 8º e 9º ano; e o terceiro, para os estudantes do ensino médio.
Na prova objetiva da primeira fase são aplicadas 20 questões de múltipla escolha a todos os inscritos. As escolas classificam para a segunda etapa 5% do total de participantes de cada nível. Nessa fase, a prova é discursiva e tem de seis a oito questões. Segundo o calendário da 8º OBMEP, a primeira prova está prevista para 5 de junho; a segunda, para 15 de setembro. O resultado será divulgado em 30 de novembro.
As inscrições devem ser realizadas por meio do site oficial da OBMEP: http://www.obmep.org.br/. De acordo com os organizadores, a meta deste ano é ultrapassar o número de 18,7 milhões de inscritos. Na solenidade de lançamento da 8ª olimpíada, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, desafiou os estudantes a participarem da competição: "Quem estuda, escolhe o que vai fazer na vida; quem não estuda, é escolhido", sentenciou. Segundo o ministro, a olimpíada “não é apenas um simples concurso, mas um processo que melhora o ensino e abre portas para os estudantes”.

Premiação - Serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda ganham bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A olimpíada também acompanha o estudante ao longo dos anos, e todo medalhista que ingressar na universidade pode ganhar uma bolsa de iniciação cientifica, além de ter direito a uma bolsa de mestrado em matemática. Aqueles que ganharem medalhas de ouro também podem participar da Olimpíada Internacional de Matemática.

O cronograma e regulamento da oitava edição da olimpíada preveem:

• 30 de março — Encerramento das inscrições.
• 5 de junho — Aplicação das provas da primeira fase nas escolas.
• 26 de junho — Último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase.
• 15 de agosto — Divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas.
• 15 de agosto a 14 de setembro — Período para as escolas indicarem, na página eletrônica da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a segunda fase.
• 15 de setembro — Provas da segunda fase, que serão realizadas às 14h30 (horário de Brasília).
• 30 de novembro— Divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário