quinta-feira, 1 de março de 2012

Esclarecimentos referentes à produção de texto da 1ª série do Ensino Médio





Caros(as) professores(as),

Informamos que a avaliação diagnóstica - produção de texto - da 1ª série do Ensino Médio apresenta dois erros de formatação; o primeiro está em mencionar uma charge que não foi impressa; entretanto, a citação da referida charge é meramente ilustrativa, pois faz parte do último parágrafo do texto de abertura da proposta de produção, cuja finalidade é apenas retórica, como pode ser observado no referido parágrafo: “De quem é a culpa nesse caso? Em qual esfera do governo estão os culpados? Será que não somos nós mesmos que não erradicamos os focos e muitas vezes impedimos a entrada dos agentes de saúde (cerca de 40% deles foram barrados nos portões), que tinham como objetivo destruir os ovos do mosquito? Veja um exemplo desse discurso na charge acima”.

Da mesma forma, o último parágrafo do texto 2 da coletânea que, obviamente não faz parte da temática proposta e tão pouco do texto, aparece ali, equivocadamente mas que não interfere na produção do texto.

Quanto ao gênero proposto - Carta Aberta - cabe esclarecer que a proposta da Matriz Curricular do Estado de Goiás direciona o estudo de Língua Portuguesa a partir dos gêneros textuais, que se agrupam em tipologias.

Portanto, a divisão em gêneros textuais segue agrupamentos e que as sugestões de gêneros por série/ano não se apresentam sob a rigidez de um gênero apenas, pois os gêneros são infinitos e, dessa forma, a produção solicitada na proposta da 1ª série está adequada ao conteúdo trabalhado nos anos anteriores, como se constata na Matriz Curricular do 7º ano, gênero Carta de Leitor e no 8º ano, o gênero artigo de opinião que contempla a seguinte expectativa de aprendizagem: produzir textos de opinião numa situação real de uso, considerando sua finalidade, os possíveis leitores, os elementos e as características do gênero. A Carta de Leitor e o Artigo de Opinião estão no agrupamento dos textos argumentativos em que predominam a argumentação, a exposição de ideias e pontos de vista; o que não significa que nessa proposta não haja possibilidade de se trabalhar outros gêneros do mesmo agrupamento, como é o caso da Carta Aberta, que consta da proposta da avaliação da 1ª série do ensino médio.

Considere-se ainda que a argumentatividade permeia todo o uso da linguagem humana, fazendo-se presente em qualquer tipo de texto e não apenas naqueles tradicionalmente classificados como argumentativos, logo, espera-se que o estudante esteja preparado para desenvolver tal proposta, uma vez que a Matriz Curricular do Estado de Goiás propõe um trabalho com gêneros textuais desde os primeiros anos escolares.

Esperamos que os esclarecimentos respondam às dúvidas e nos colocamos à disposição para outros questionamentos que se fizerem necessários.

Agradecemos a compreensão de todos.

Equipe de Língua Portuguesa – Gedec



Valéria Marques de Oliveira
Gerente de Desenvolvimento Curricular

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