segunda-feira, 16 de setembro de 2013

16 de setembro: divulgação do Portal do Diretor



Ferramenta vai ajudar no acompanhamento do fluxo e do aprendizado dos alunos

Os gestores escolares conheceram nesta segunda-feira (16/09), o novo instrumento pedagógico criado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o acompanhamento da frequência e do desempenho dos alunos: o Portal do Diretor. A ferramenta reúne todas as informações da escola consolidadas num painel inteligente que permite aos diretores visualizarem dados importantes sobre cada etapa do ensino.
O Portal do Diretor foi apresentado aos gestores de Uruaçu e regional na sede da Escola de Formação - NTE, sendo liberado o acesso daqueles diretores ao portal, que também pode ser visualizado por meio de um link na página da Secretaria de Educação: www.seduc.go.gov.br, na coluna "Dia-a-dia".
Durante a apresentação, os técnicos da Seduc destacaram o papel de liderança dos gestores que tem sido fundamental para o alcance dos bons resultados das escolas até o momento. Explicaram que o Portal do Diretor é uma resposta ao anseio dos próprios diretores. "Ele ajudará a clarear a situação da escola indicando o que ela deve fazer para melhorar, cada vez mais, o processo de ensino e aprendizagem. O portal também norteará os diretores na adoção de medidas e iniciativas que revertam situações como estudantes em iminência de reprovação, riscos de evasão, entre outras".


O Portal


O painel contém na parte superior informações sobre número de alunos, de turmas, de professores, de salas, de estudantes que participam do Período de Intensificação de Aprendizagem (PIA) e de alunos que dependem de transporte escolar, além de dados de laboratórios e internet e o dia letivo. Há também dois gráficos principais onde a escola terá acesso às informações sobre proficiência e fluxo dos alunos.

No gráfico da esquerda, o gestor pode verificar o desempenho da escola de 2011 a 2013, com base na Prova Brasil e na Prova Goiás, Avaliações Diagnósticas e também provas bimestrais e as projeções para o final de 2013. No da direita, ele terá todas as informações sobre o fluxo escolar, incluindo dados de alunos com riscos de reprovação. Encontrará também sugestões de como agir em cada situação, tanto para melhorar o aprendizado dos alunos, quanto para evitar a evasão escolar.
No gráfico do fluxo escolar, à direita, o gestor vai encontrar diferentes situações: a de estudantes com notas baixas, que pode demandar do gestor um contato com a família ou suporte pedagógico diferenciado; a de alunos com muitas notas baixas e muitas faltas, o que pode requerer análise mais profunda para saber se se trata de desistência, se é possível resgatá-lo e a preparação de um plano de acolhimento, caso ele volte a freqüentar regularmente a escola.
O gestor saberá ainda quais os alunos estão com notas baixas em até duas disciplinas e que estão contabilizados como estudantes que podem ser aprovados. Esses alunos precisam de acompanhamento criterioso para que possam evoluir no aprendizado. Outro caso, é o de muitos alunos com notas baixas numa mesma turma, o que requer uma atenção do gestor no sentido de verificar se há algum problema com os estudantes ou se há alguma dificuldade por parte do professor. Essa análise poderá culminar num maior suporte ao profissional por parte da coordenação pedagógica.


Local: Esfor - Escola de Formação - NTE Uruaçu, às 14h
Pauta: Portal do Diretor e Patrulha Escolar























Nenhum comentário:

Postar um comentário