quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Confira as principais ações e projetos da Seduc em agosto




Programa Reescrevendo o Futuro, 
encontros de formação e Avaliação Diagnóstica são destaques


INCLUSÃO

Foi concluída em agosto mais uma etapa do curso "Introdução à Educação Inclusiva". Destinado aos profissionais mediadores da inclusão que trabalham nas Subsecretarias Regionais de Educação, o módulo III teve como tema "Público do Ensino Especial – Limites e Potencialidades". Os participantes, ao retornarem às Subsecretarias de Educação, atuaram como multiplicadores das informações junto aos professores de cada regional que, por sua vez, também receberam material didático sobre a formação. 


PREPARAÇÃO

No último mês começou mais uma fase do programa "Reescrevendo o Futuro", quando a Secretaria de Educação reabriu o período de adesão de escolas interessadas em participar desta iniciativa. Trata-se de um programa que incentiva estudantes da 3ª série do Ensino Médio a produzirem redações e terem seus textos corrigidos e comentados por professores universitários, de acordo com critérios adotados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, os alunos preparam-se melhor para este e outras avaliações externas. O programa é executado pela Seduc em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Já foram divulgadas duas propostas de redação.



NOVAS ATRIBUIÇÕES

Os 40 coordenadores dos Técnicos Escolares das Subsecretarias Regionais de Educação estiveram reunidos para avaliar a atuação destes profissionais no programa "Reconhecer" e em outras funções. Na ocasião, receberam um novo desafio: a partir deste semestre, os coordenadores darão apoio às ações da Seduc para reduzir ainda mais os índices de evasão escolar e de repetência na rede pública estadual. Eles irão trabalhar com o acompanhamento sistemático da frequência dos alunos, encaminhando aos gestores das escolas os casos de estudantes com mais de 15 faltas neste ano para que sejam tomadas as providências necessárias para garantir o retorno e a permanência destes alunos nas escolas.



PARCERIA COM MUNICÍPIOS

Além de reformular o ensino público nas escolas da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem promovendo uma ampla articulação com os municípios goianos e consolidando parcerias com as secretarias municipais de Educação para expansão de importantes programas constantes do Pacto pela Educação, o plano de reforma educacional. Entre outras ações realizadas por grande parte dos municípios está a adesão ao programa de Avaliação Diagnóstica.
No primeiro semestre deste ano, 172 municípios das diferentes regiões do estado participaram das Avaliações Diagnósticas aplicadas aos estudantes do ensino fundamental. Outra importante ação que vem sendo executada pela Seduc na rede estadual, a distribuição dos Cadernos Educacionais de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, também vem sendo recebida de forma positiva pelos municípios. São materiais de apoio destinado aos professores e aos alunos, que seguem o currículo unificado da rede estadual e que são distribuídos bimestralmente. Um total de 112 municípios já adotou os Cadernos Educacionais; seus profissionais também vêm recebendo formações para a aplicação dos cadernos.



NOVA DISCIPLINA

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais ganharam uma nova disciplina no currículo escolar. É a Matemática Aplicada, que foi inserida na grade curricular para propiciar a revisão dos conteúdos básicos com a metodologia de resolução de itens, visando melhorar o rendimento destes alunos que vão, em 2014, ingressar no Ensino Médio. A ação também pretende oferecer condições a estes estudantes para que eles dominem os conteúdos básicos e tenham sucesso na sua trajetória escolar.


CAPACITAÇÃO

A Seduc e o Instituto Unibanco promoveram encontro formativo para gestores escolares e supervisores do programa Ensino Médio Inovador / Jovem de Futuro com o tema "Avaliação Educacional". Estiveram presentes cerca de 650 profissionais das 300 unidades educacionais da rede pública estadual que já aderiram ao programa. O assunto abordado foi de extrema importância para coletar e acompanhar os dados de aprendizado dos estudantes e também o desempenho das escolas, uma vez que os resultados obtidos podem ser considerados elementos para o aprimoramento da prática pedagógica. 


INTERCÂMBIO

A diretora do Columbia Heights Educational Campus, dos Estados Unidos, Decepe Vargas, esteve em Goiás em agosto. A visita fez parte das programações do Prêmio Gestão Escolar, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que promove o intercâmbio entre diretores de escolas públicas do Brasil e dos Estados Unidos. Em sua passagem por Goiás, a norte-americana participou do seminário "Introdução ao processo de elaboração de conteúdo", onde apresentou um vídeo sobre sua escola, detalhando questões relativas ao currículo e à abordagem didática, que ela chama de "Understanding by Design".



AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio participaram da terceira e última Avaliação Diagnóstica de 2013. Essa ação é uma importante ferramenta para que os profissionais compreendam o processo de ensino e de aprendizagem na rede. Afinal, por meio das avaliações, é possível saber o que o aluno não aprendeu, identificando possíveis causas. Com os resultados, as escolas também podem definir as intervenções necessárias, com o objetivo de assegurar o aprimoramento dos métodos de ensino e o melhor aproveitamento das aulas pelos alunos.


TRABALHO COLETIVO

Agosto foi encerrado com muito trabalho na rede pública estadual. Professores, grupos gestores, coordenadores pedagógicos e tutores estiveram reunidos para a segunda edição deste semestre do "Dia de Trabalho Coletivo". Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre os rumos pedagógicos de cada unidade educacional. Trata-se de uma ação com o objetivo de dar uniformidade às ações em toda a rede e possibilitar um melhor acompanhamento dos resultados por parte da Secretaria de Educação. Nesta edição, as escolas analisaram, especialmente, os resultados da Avaliação Diagnóstica.




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