Programa Reescrevendo o Futuro,
encontros de
formação e Avaliação Diagnóstica são destaques
INCLUSÃO
Foi concluída em agosto mais
uma etapa do curso "Introdução à Educação Inclusiva". Destinado aos
profissionais mediadores da inclusão que trabalham nas Subsecretarias Regionais
de Educação, o módulo III teve como tema "Público do Ensino Especial – Limites e
Potencialidades". Os participantes, ao retornarem às Subsecretarias de Educação,
atuaram como multiplicadores das informações junto aos professores de cada
regional que, por sua vez, também receberam material didático sobre a formação.
PREPARAÇÃO
No último mês começou
mais uma fase do programa "Reescrevendo o Futuro", quando a Secretaria de
Educação reabriu o período de adesão de escolas interessadas em participar desta
iniciativa. Trata-se de um programa que incentiva estudantes da 3ª série do
Ensino Médio a produzirem redações e terem seus textos corrigidos e comentados
por professores universitários, de acordo com critérios adotados pelo Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, os alunos preparam-se melhor para este e
outras avaliações externas. O programa é executado pela Seduc em parceria com a
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Já foram divulgadas duas
propostas de redação.
NOVAS
ATRIBUIÇÕES
Os 40 coordenadores dos Técnicos
Escolares das Subsecretarias Regionais de Educação estiveram reunidos para
avaliar a atuação destes profissionais no programa "Reconhecer" e em outras
funções. Na ocasião, receberam um novo desafio: a partir deste semestre, os
coordenadores darão apoio às ações da Seduc para reduzir ainda mais os índices
de evasão escolar e de repetência na rede pública estadual. Eles irão trabalhar
com o acompanhamento sistemático da frequência dos alunos, encaminhando aos
gestores das escolas os casos de estudantes com mais de 15 faltas neste ano para
que sejam tomadas as providências necessárias para garantir o retorno e a
permanência destes alunos nas escolas.
PARCERIA COM
MUNICÍPIOS
Além de reformular o ensino público nas
escolas da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem
promovendo uma ampla articulação com os municípios goianos e consolidando
parcerias com as secretarias municipais de Educação para expansão de importantes
programas constantes do Pacto pela Educação, o plano de reforma educacional.
Entre outras ações realizadas por grande parte dos municípios está a adesão ao
programa de Avaliação Diagnóstica.
No primeiro semestre deste ano, 172 municípios das diferentes regiões do
estado participaram das Avaliações Diagnósticas aplicadas aos estudantes do
ensino fundamental. Outra importante ação que vem sendo executada pela Seduc na
rede estadual, a distribuição dos Cadernos Educacionais de Língua Portuguesa,
Matemática e Ciências, também vem sendo recebida de forma positiva pelos
municípios. São materiais de apoio destinado aos professores e aos alunos, que
seguem o currículo unificado da rede estadual e que são distribuídos
bimestralmente. Um total de 112 municípios já adotou os Cadernos Educacionais;
seus profissionais também vêm recebendo formações para a aplicação dos
cadernos.
NOVA DISCIPLINA
Os alunos
do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais ganharam uma nova
disciplina no currículo escolar. É a Matemática Aplicada, que foi inserida na
grade curricular para propiciar a revisão dos conteúdos básicos com a
metodologia de resolução de itens, visando melhorar o rendimento destes alunos
que vão, em 2014, ingressar no Ensino Médio. A ação também pretende oferecer
condições a estes estudantes para que eles dominem os conteúdos básicos e tenham
sucesso na sua trajetória
escolar.
CAPACITAÇÃO
A Seduc e o
Instituto Unibanco promoveram encontro formativo para gestores escolares e
supervisores do programa Ensino Médio Inovador / Jovem de Futuro com o tema
"Avaliação Educacional". Estiveram presentes cerca de 650 profissionais das 300
unidades educacionais da rede pública estadual que já aderiram ao programa. O
assunto abordado foi de extrema importância para coletar e acompanhar os dados
de aprendizado dos estudantes e também o desempenho das escolas, uma vez que os
resultados obtidos podem ser considerados elementos para o aprimoramento da
prática pedagógica.
INTERCÂMBIO
AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA
Estudantes do 5º e 9º ano do Ensino
Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio participaram da terceira e última
Avaliação Diagnóstica de 2013. Essa ação é uma importante ferramenta para que os
profissionais compreendam o processo de ensino e de aprendizagem na rede.
Afinal, por meio das avaliações, é possível saber o que o aluno não aprendeu,
identificando possíveis causas. Com os resultados, as escolas também podem
definir as intervenções necessárias, com o objetivo de assegurar o aprimoramento
dos métodos de ensino e o melhor aproveitamento das aulas pelos
alunos.
TRABALHO COLETIVO
Agosto foi
encerrado com muito trabalho na rede pública estadual. Professores, grupos
gestores, coordenadores pedagógicos e tutores estiveram reunidos para a segunda
edição deste semestre do "Dia de Trabalho Coletivo". Durante o encontro, os
participantes tiveram a oportunidade de debater sobre os rumos pedagógicos de
cada unidade educacional. Trata-se de uma ação com o objetivo de dar
uniformidade às ações em toda a rede e possibilitar um melhor acompanhamento dos
resultados por parte da Secretaria de Educação. Nesta edição, as escolas
analisaram, especialmente, os resultados da Avaliação Diagnóstica.
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