segunda-feira, 9 de maio de 2011

Profª. Santina Procópio é destaque no Portal do Professor


A viagem fantástica aos livros é o título do projeto criado em 2010, pela professora Santina Procópio, do município de Uruaçu, no interior de Goiás, que atua como bibliotecária no Colégio Estadual Bernardo Sayão. Sua motivação surgiu após participar do curso Introdução à Educação Digital, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do município.
Por meio de um blog, o projeto explora as linguagens das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a fim de disseminar o gosto pela leitura, bem como a interpretação e produção de textos. “Percebi que o blog foi um incentivo maravilhoso, pois juntou o computador e a internet que eles já gostavam, com o universo dos livros que eles estavam aprendendo a gostar”, ressalta a professora.
O projeto estimulou os alunos a frequentarem a biblioteca na hora do recreio, para que pudessem criar o hábito da leitura. No início, eles apenas exploravam os livros e faziam leituras sem compromisso, mas com o passar do tempo, o interesse foi aumentando e proporcionou um crescimento no empréstimo de livros. Os estudantes também foram incentivados a produzirem textos sobre as leituras realizadas, para serem postados no blog, com fotos autorizadas pelos pais.
Também foram postados no blog os trabalhos literários realizados pelos alunos, como o livro construído a partir do filme O Menino da Porteira, e fichas literárias de livros diversos. A professora Santina também incentivou os estudantes a escreverem poesias para participarem do Sarau de Literatura promovido pela escola.
“É muito empolgante ver o interesse dos alunos e saber que tudo começou com uma iniciativa simples, estimulando cada aluno de forma individual e depois dois, três... e sempre mais alunos”, diz Santina. Para ela, trata-se de acreditar no potencial dos alunos, acreditar que sempre é possível fazer a diferença através de um trabalho bem planejado, prazeroso e afetivo.
Sabendo que uma turma de alunos gostava muito de música, Santina apresentou o livro Brinque-Book Canta e Dança, de Suzana Sanson Graça Lima, acompanhado de CD. Os alunos logo passaram a fazer empréstimo da obra e aprenderam a tocar e cantar a música La Bamba. E três alunos das turmas A e B dos oitavos anos do turno matutino escolheram essa música para apresentar no Sarau de Poesia.
O projeto A viagem fantástica aos livros tem feito a professora Santina se destacar e receber elogios, não só de seus colegas como também de profissionais da educação de outras cidades. Ela, inclusive, tem prestado assessoria a gestoras de escolas estaduais e municipais, orientando professores e bibliotecários. “O projeto de Santina tem incentivado várias escolas e professores a dinamizarem o processo de leitura, interpretação e produção de textos”, salienta Rúbia Rosa Guerra Marques, professora formadora do NTE/Uruaçu.
Em 2011, o projeto foi ampliado e inclui uma parceria com as professoras de artes e português. Outras das ações introduzidas são: um concurso de poesia feitas pelos próprios alunos, contação de histórias, e participação da família, que poderá contar sua história no blog. Os alunos e seus familiares poderão produzir em conjunto os textos a serem postados, além de selecionarem as fotos e outros elementos que queiram postar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário