Cerca de 160 mil estudantes farão as provas nesta quarta-feira (1º) em toda a rede estadual
A Secretaria de Estado da Educação realiza amanhã, quarta-feira (1º/6) a 2ª Avaliação Diagnóstica nas escolas da rede pública estadual para verificar de forma detalhada como está o processo de aprendizagem dos estudantes. As provas de Língua Portuguesa e Matemática serão aplicadas a cerca de 160 mil alunos dos anos finais das duas etapas do Ensino Fundamental e último ano do Ensino Médio, além de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As avaliações internas feitas pela Secretaria da Educação não reprovam e não classificam. São ferramentas de planejamento, e são realizadas a cada dois meses.
Preparação – As provas já estão nas Subsecretarias Regionais de Educação para distribuição às escolas. Os alunos farão a avaliação diagnóstica na própria sala de aula, acompanhados pelos professores regentes. Em cada escola haverá servidores da subsecretaria, além da participação dos tutores pedagógicos, que orientarão o processo de avaliação e farão a correção das provas. As escolas já estão preparadas para a aplicação da avaliação. Apenas na regional de Rubiataba, as escolas farão provas no dia 3, em função dos Jogos Estudantis naquele município.
A cada edição, a Secretaria da Educação aprimora o processo avaliativo que é inédito no estado de Goiás. Desta vez, as provas serão feitas também pelos alunos matriculados no terceiro e quarto período da última etapa de Educação de Jovens e Adultos da rede estadual. As matrizes das provas também foram disponibilizadas às secretarias municipais de Educação para serem aplicadas nas escolas municipais. Os municípios vão receber as matrizes das provas de Língua Portuguesa e Matemática um dia após a avaliação na rede estadual.
A metodologia da prova é a mesma da Prova Brasil, que integra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os alunos terão duas horas para responder às questões e preencher o cartão de respostas. Os resultados do desempenho de cada aluno serão repassados às escolas para servirem de parâmetro para intervenções no sentido de elevar o nível de aproveitamento das aulas.
Para inserir os professores regentes das duas áreas avaliadas ao processo de diagnóstico e planejamento, a Secretaria da Educação fez uma série de capacitações ao longo dos dois últimos meses, com gestores e coordenadores pedagógicos, tutores e com os próprios professores. Em toda a rede os profissionais receberam orientações a respeito dos descritores (habilidades que os alunos devem dominar em cada fase do aprendizado) de cada conteúdo tanto de Matemática quanto de Língua Portuguesa.
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