quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Gabarito oficial do Enem foi divulgado ontem, terça-feira, 25


Resultados individuais estarão disponíveis a partir de janeiro do ano que vem

Depois de realizarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último final de semana, os estudantes agora já estão de olho no vestibular. Em algumas faculdades, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), eles poderão utilizar parcialmente a nota que obtiveram nas provas. Por isso os gabaritos oficiais, divulgados ontem, terça-feira, 25, eram aguardados com tanta ansiedade. Para conferi-los, basta acessar o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep): http://www.inep.gov.br/.

As provas aplicadas no último final de semana estão disponíveis, desde segunda-feira passada, dia 24, também no portal do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela realização do Enem. Mas os participantes só poderão acessar os resultados individuais a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Na avaliação do superintende do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Fernando Pereira dos Santos, o exame aplicado foi "bastante inteligente”. “O Enem é uma prova longa, que exige muito raciocínio lógico”, comentou, lembrando que a participação dos alunos da rede pública tem sido crescente a cada ano.
 
Segundo a coordenadora da aplicação do Enem em Goiânia, Adriana Alcovias, tudo ocorreu dentro do previsto na capital. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o índice de abstenção das provas nos dois dias foi de 28,77% em Goiás, número pouco maior que a média nacional, que foi de 26,4%. Mais de 152 mil se inscreveram para os exames no Estado. Só Goiânia teve quase 55 mil inscritos.

 
Preparação e resultado

O superintendente do Ensino Médio enfatizou ainda que, neste ano, a rede estadual orientou todos os colégios de Ensino Médio a trabalharem o conteúdo do Enem. Várias unidades escolares promoveram aulas aos sábados para resolução de provas anteriores do exame. Além disso, Fernando Pereira lembra que a Avaliação Diagnóstica, criada na atual gestão, deu aos alunos mais segurança para fazer as provas, uma vez que puderam se acostumar durante todo o ano com esse tipo de exame.
 
Além disso, dos 12 mil estudantes do terceiro ano do ensino médio que frequentam as aulas em unidades da rede pública estadual (7 mil só na capital), cerca de 2,3 mil alunos foram sorteados para participar da “Maratona do Enem 2011”, uma iniciativa do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Goiás (Sinepe). Durante dois meses, os estudantes tiveram aulas aos domingos em nove colégios particulares de Goiânia, Anápolis e Itumbiara.

Lara Cristina Domingues Vieira é aluna do 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Francisco Alves, em Nova Veneza. Ela disse não ter tido dificuldade para fazer as provas do Enem. “Foi até fácil”, resumiu, lembrando que os conteúdos que aprendeu de Física e Biologia, principalmente, a ajudaram bastante no momento de resolver as questões do exame. Segundo a estudante, o tema da redação “Viver em Rede no Século 21: os limites entre o público e o privado” facilitou para ela, já que é usuária de redes sociais como Facebook, Orkut e MSN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário