Dania Wobeto: A SRE - Uruaçu (Subsecretaria Regional de Educação) é uma das maiores do Estado de Goiás, com 9 municípios jurisdicionados, nos quais atendemos 29 unidades educativas e 12 extensões, portanto é uma região bastante extensa para atuação. Estamos nos esforçando para cumprir nossa missão, que é de estarmos sendo elo entre a Secretaria de Estado da Educação e as nossas Unidades Educacionais.
2 - Verdadeja: Enquanto gestora da pasta da SRE Uruaçu há 13 anos, faça uma breve análise dos avanços e desafios da educação básica em Uruaçu e municípios jurisdicionados.
Dania Wobeto: Temos realizado um trabalho significativo nesta Regional de Uruaçu, os dados sinalizam isso. Temos indicadores positivos em relação ao crescimento da nossa rede e a melhoria da qualidade. Avançamos em relação à construção, ampliação e reforma de escolas, temos outras previstas para 2012. As escolas têm sido contempladas com equipamentos e recursos para melhoria de sua estrutura física. A rede Estadual encontra-se toda informatizada, as escolas estão relativamente bem equipadas com retroprojetor, data-show, telão, laboratórios de informática, bibliotecas e outros. Estamos longe do ideal, mas os avanços têm sido notórios.
3 - Verdadejá: Num mundo marcado pelo avanço da tecnologia e do conhecimento comente sobre o papel da educação á distância na formação acadêmica do cidadão do século XXI?
Dania Wobeto: O mundo contemporâneo, da empregabilidade e da competitividade nos exige empreender esforços a fim de atendermos essa demanda. Grande parte de nossas capacitações/formação continuada estão acontecendo a distância. Agora teremos formação dos gestores eleitos que será um investimento em gestão Educacional a distância. Temos formação continuada a distância com momentos presenciais, para tanto estabelecemos uma parceria com o SESI e SENAI com cinco cursos de formação continuada ainda para esse ano de 2011 e curso de educação profissional para alunos do ensino médio. Igualmente importante a parceria com o Instituto Federal de Educação de Uruaçu. Enfim, as ações de educação á distância tem sido uma ferramenta importante para a educação em nossa regional. A Universidade Aberta do Brasil – UAB – também tem sido nossa parceira, ofertando cursos para toda a comunidade.
4 - Verdade Já: Quais são os mecanismos de controle de freqüência e do rendimento escolar dos alunos da rede estadual de ensino?
Dania Wobeto: A Secretaria da Educação , na pessoa do seu secretário tem como foco o aluno, sendo assim nada mais importante para nós que a assiduidade e a aprendizagem do nosso educando. A Seduc conta com um sistema informatizado (SIGE) ligado diretamente a todas as unidades escolares, que nos proporciona saber em tempo real a percentagem de presenças, faltas, e todos os dados da escola, norteando assim nossa ação para o combate da infrequencia e da evasão de forma contundente.
5 - Verdadejá: Comente sobre os projetos desenvolvidos em parceria com a Polícia Militar visando o combate à violência e ás drogas nas escolas.
Dania Wobeto: Nossa Regional trabalha com vários parceiros que tem diversos programas e projetos, um deles é com a Policia Militar através do PROERD (Programa de Educação e Erradicação de Drogas e Violência na Escola) É um programa preventivo e como tal, se reveste de importância pois é um Programa voltado prioritariamente para a infância e juventude em idade escolar. O PROERD, é um programa de baixo custo, de alta relevância social que tem contribuído de forma concreta na formação social e moral de nosso alunado, minimizando assim ações punitivas futuras.
6 - Verdadejá: O Programa Bolsa Universitária tem sido um programa de destaque que tem proporcionado o acesso de muitos alunos ao ensino superior. Como tem sido o processo de triagem para verificar a situação socioeconômica dos inscritos. E qual é a contrapartida dos beneficiados deste programa?
Dania Wobeto: O Programa Bolsa Universitária é um dos programas especiais do Governo do Estado de Goiás que a subsecretaria vem conduzindo há vários anos. Nesta nova administração do governador Marconi Perillo este Programa foi redimensionando. Nosso governador é um grande entusiasta da Bolsa Universitária. O aluno-acadêmico contemplado pela bolsa é avaliado pela OVG (Organização das Voluntárias de Goiás) Quanto melhor for seu desempenho escolar (nota/freqüência) maior o valor da bolsa. Acredito sem dúvida que esse processo é mais que justo para com os alunos/acadêmicos. A bolsa varia de R$300,00 a R$500,00. Este critério é uma forma de incentivar o aluno universitário. A questão da contrapartida o acadêmico precisa prestar serviços numa entidade pública. É uma forma do beneficiado estar colaborando com a sociedade. Quanto a triagem, é realizada pela própria OVG, coordenada pela primeira-dama do Estado Valéria Perillo. São atendidas prioritariamente as famílias com dificuldades financeiras para manterem seus filhos na Universidade.
7 - Verdadejá: Então os alunos com a contrapartida fazem sua parte?
Dania Wobeto: Isso, o aluno com a contrapartida dá um retorno social à comunidade, porque na verdade quem banca a bolsa universitária é a própria sociedade, então ela vai ser beneficiada. Outra novidade valiosa da Bolsa Universitária é que o bolsista pode optar também em fazer doação de sangue como forma de contrapartida.
8 - Verdadejá: Discorra sobre as políticas públicas implantadas pelo governo estadual, visando a formação inicial e continuada e a valorização do profissional da educação?
Dania Wobeto: O Governo do Estado de Goiás através da secretaria de estado da educação tem empreendido um esforço bastante significativo no sentido de investir na formação inicial e continuada, exemplo disso agora é que os nossos gestores eleitos terão oportunidade de ter um curso de pós graduação e especialização, curso este gratuito, o mesmo será ofertado a todos. Nossos professores também estão tendo formação em diversas áreas do conhecimento através da UAB, (Universidade Aberta do Brasil) através dos cursos de formação que o governo está ofertando em educação á distância. Enfim nos temos vários programas e projetos que funcionam em forma de adesão, o funcionário público tem a possibilidade de escolher uma serie de opções de cursos que ele queira participar, principalmente cursos á distância. Os cursos da UEG (Universidade Estadual de Goiás) na forma de Licenciatura Parcelada é outro tipo de habilitação para os profissionais que desejam se capacitar.
9 – Verdadejá: IDEB na entrada da escola: por quê?
Dania Wobeto: O IDEB significa Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Este indicador retrata, avalia a qualidade da educação naquela escola. A SEDUC tomou a iniciativa de fixar a placa do IDEB na entrada da escola por considerar importante, toda a comunidade ter conhecimento de como está o desempenho. Este cenário permite uma análise da realidade e nos propicia elementos para planejarmos nossa atuação e atingirmos as metas já projetadas.
10 –Verdadejá: como tem sido o processo de escolha dos diretores da rede estadual de ensino? Como você avalia a participação dos pais e da comunidade escolar?
Dania Wobeto: Nosso processo de escolha de diretores houve um avanço bastante interessante por que até pouco tempo atrás nossos gestores eram indicados politicamente para gerir as escolas e administrá-las. Já a um bom tempo nós estamos tendo e escolha democrática para direção das unidades escolares através de eleição direta, onde toda comunidade participa através do voto direto, os pais, alunos e os profissionais da educação participam da escolha de quem vai dirigir a escola. Desta forma há um comprometimento de todos para que a escola possa melhorar seu desempenho.
11 – Verdadejá: O que é o Pacto pela Educação?
Dania Wobeto: O Pacto pela Educação é uma reforma educacional proposta a toda a sociedade goiana pelo nosso governador Marconi Perillo. Consiste em 25 ações que estão divididas em 5 pilares. Estão sendo realizadas audiências públicas nas 38 subsecretarias Regionais de Educação do Estado, onde a sociedade goiana por meio de seus diversos segmentos estão dando o seu contributo. Em nossa Regional o Sr. Secretário de Educação, Thiago Peixoto esteve dia 23 de setembro passado para as discussões e encaminhamentos de sugestões. Na verdade esse Pacto pretende revitalizar, modernizar a educação em Goiás por meio de uma ação conjunta de todos os goianos.
12 - Verdadejá: Então o projeto significa uma valorização no que tange a educação em modo geral?
Dania Wobeto: Sim, na verdade esse pacto é uma proposta de reforma para a educação do Estado de Goiás. Após conhecê-lo cheguei a conclusão que o estado de Goiás não pode mais permanecer e trabalhar da forma como vinha trabalhando. A educação precisa ser redimensionada ser revitalizada, ter um olhar mais contemporâneo e é isto que o Secretário de Estado da Educação vem procurando fazer acontecer. Este Pacto veio para nos fazer refletir que precisamos repaginar a educação em Goiás.Só assim teremos novas diretrizes e uma reforma verdadeira e merecedora.
Dania Wobeto: Sim, na verdade esse pacto é uma proposta de reforma para a educação do Estado de Goiás. Após conhecê-lo cheguei a conclusão que o estado de Goiás não pode mais permanecer e trabalhar da forma como vinha trabalhando. A educação precisa ser redimensionada ser revitalizada, ter um olhar mais contemporâneo e é isto que o Secretário de Estado da Educação vem procurando fazer acontecer. Este Pacto veio para nos fazer refletir que precisamos repaginar a educação em Goiás.Só assim teremos novas diretrizes e uma reforma verdadeira e merecedora.
13 – Verdadejá: O que você tem a falar sobre os programas e projetos implantados pela Secretaria da Educação?
Dania Wobeto: A Secretaria de Estado da Educação já está colocando em prática o plano “Pacto pela Educação”. Temos inúmeros programas e projetos já implantados e em desenvolvimento, bastante interessantes. Foi implantado recentemente o Programa Reconhecer, onde professor regente ( professor em sala de aula) tem a oportunidade de receber um bônus no final do ano (R$1.500,00) isto é, se o mesmo estiver dentro dos critérios de merecimento. Um dos critérios é a sua freqüência na Unidade Escolar. Com isto os alunos também terão a possibilidade de serem premiados com uma poupança de R$1.000,00, isto é se eles tiverem um bom desempenho e rendimento escolar. Temos também o Programa Prêmio Escola, onde a Unidade Escolar será contemplada com uma premiação de 20 a 40 mil Reais, além dos recursos que já recebe ( 3 verbas anuais). Para isso acontecer a escola precisa atingir os índices estabelecidos pela SEDUC com base no IDEB de 2011. As Escolas sob nossa jurisdição estão se esforçando para que possam receber esses prêmios, nossa Regional está voltada em uma força tarefa a fim de que todas sejam contempladas. De todos os Programas e Projetos implantados pela SEDUC os três últimos são os mais relevantes pois valorizam e reconhecem escola/professor e aluno .
14 - Verdadejá: Qual o apoio que o Valmir Pedro tem dado a subsecretaria junto ao governo do estado?
Dania Wobeto: O Suplente de Deputado Estadual, então Diretor da Goiasindustrial tem nos dado um apoio importante, pois precisamos contar com uma pessoa que tenha bom trânsito nos órgãos estaduais para pleitear recursos a serem investidos nessa regional.
Consultar fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário