quinta-feira, 24 de novembro de 2011

IFG lança vestibular em Licenciatura em Química




Todo semestre o IFG realiza as provas do seu vestibular para ingresso de alunos nos cursos superiores de Tecnologia, Bacharelados e Licenciaturas. São ofertadas vagas para os cursos oferecidos nos 8 campi da instituição - Anápolis, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu.
As inscrições para o vestibular estão abertas até o dia 16 de dezembro de 2011. Clique aqui para acessar o edital e fazer a inscrição.


Objetivo do Curso


O curso tem como objetivo formar professores qualificados para atuarem na Educação Básica com uma visão abrangente do seu papel social e com habilidades diversas. Assim, o licenciado deve adquirir conhecimento sistematizado de pensamento químico, dos processos sócio educacionais, psicológicos e pedagógicos para desenvolver habilidades específicas, a fim de atuar de forma crítica e reflexiva na Educação Básica, bem como prosseguir estudos em cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Perfil Profissional


O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, visando à aplicação pedagógica do conhecimento e de áreas afins na atuação profissional como educador no ensino fundamental e médio. Além disso, o Licenciado em Química também deve apresentar autonomia intelectual; desenvolver o espírito investigativo e iniciativa na busca de soluções relacionadas ao ensino de Química, agindo de forma ética e responsável ciente do impacto das atividades da área no contexto social e ambiental.


Mercado de Trabalho

O licenciado em Química, além de atuar como docente no ensino Básico e na pesquisa, também pode atuar em diversos segmentos da indústria (RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 36 DE 25.04.1974) exercendo as seguintes atividades:

1. Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas;
2. Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas;
3. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas;
4. Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas;
5. Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos;
6. Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.


Duração do Curso

O curso terá a duração mínima de 4 (quatro) anos e com uma carga horária total de 3145 horas divida em:
1588 horas do Núcleo Específico (com 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado);
594 horas do Núcleo Pedagógico;
243 horas do Núcleo Complementar;
200 horas de Atividades Acadêmicos-Científicos-Culturais;
400 horas de Prática como Componente Curricular;
120 horas de TCC.


Total de vagas

Para o curso de Licenciatura em Química são ofertadas 30 vagas semestralmente.


Horário de funcionamento


As aulas ocorrem no período noturno, das 19h15min às 22h30min, sendo que os sábados podem ser letivos.

Consultar fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário