quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O curso de Bacharelado em Engenharia Civil foi aprovado pela Resolução nº 06/2011/IFG e será oferecido no campus Uruaçu a partir do 1º semestre de 2012


O Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou nessa terça-feira, 1º de novembro, o edital do vestibular 2012/1. A novidade desse edital é a abertura do curso de Engenharia Civil, com 30 vagas ofertadas para o Campus de Uruaçu, para realização do curso no período vespertino.


As inscrições para o vestibular estão abertas até o dia 16 de dezembro de 2011. Clique aqui para acessar o edital e fazer a inscrição.


Objetivo do Curso

O principal objetivo do curso é fornecer uma formação generalista aos egressos, habilitando-os a atuar nas cinco grandes áreas da Engenharia Civil, a saber, construção, estruturas, geotecnia, hidráulica e saneamento e transportes, nas esferas de projetos, consultoria e execução, bem como desenvolver atividades de planejamento e administração de empreendimentos. Os profissionais graduados deverão estar capacitados a trabalhar em qualquer parte do país e do mundo, e seguindo o princípio da verticalização, garantir a continuidade ou complementaridade dos estudos por meio de pós-graduação.
Os novos profissionais deverão estar aptos, ainda, a exercer atividades que exijam empreendedorismo, liderança e capacidade de tomar decisões, encontrando-se, desse modo, capacitados para cargos de coordenação e chefia, junto a empresas públicas ou privadas.


Perfil Profissional

No Brasil, a grande maioria dos engenheiros atua no setor de construção civil de obras correntes, tais como edifícios residenciais e/ou comerciais na confecção de projetos em geral supervisão, planejamento, acompanhamento, gerenciamento e fiscalização de obras. No entanto, o engenheiro civil tem formação ampla e pode atuar em obras tão distintas quanto ferrovias, aeroportos, usinas hidroelétricas, sistemas de saneamento básico, estradas de rodagem, além da área de construção convencional. A realidade é que, dentre as modalidades de engenharia, a civil é a que tem campo de atuação mais abrangente.

Além das atuações acima destacadas, os profissionais engenheiros civis podem atuar como consultores, peritos, autônomos, pesquisadores e/ou professores em cursos de técnico, tecnólogo ou graduação e pós-graduação em Engenharia Civil. O curso deverá possibilitar ao egresso, a flexibilidade para atender aos novos rumos da Engenharia Nacional e Mundial, tanto no mercado de trabalho em si, ao atender aos anseios de assimilar e desenvolver novas tecnologias de maneira racionalizada, econômica e eficiente, bem como nas atividades de ensino e pesquisa, observando o mesmo propósito sem esquecer o papel socioeconômico do engenheiro civil.


Mercado de Trabalho

O maior mercado de trabalho para os engenheiros civis se encontra no setor de construção, já que toda obra exige, pelo menos, um engenheiro sob sua responsabilidade técnica com destaque no planejamento e gerenciamento de obras. Nesta área, a maior demanda de contratação advém de empresas construtoras e escritórios de projetos em geral, das indústrias urbanas e de materiais de construção. Nos últimos anos, o setor de construção se tornou um dos mais movimentados do país, devido principalmente ao crescimento da economia. Nessa nova realidade, o número de obras d’arte especiais, tais como pontes, viadutos, aeroportos, e etc., aumentou vertiginosamente, como parte do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), instituído pelo Governo Federal.

Outro setor que o Brasil vem a cada ano ocupando posição de destaque é o setor de exportações de serviços de engenharia, que podem levar ao estreitamento de relacionamentos e parcerias comerciais, ao fortalecimento da imagem do país, à minimização de eventuais crises no mercado interno e à agregação de novas empresas na cadeia produtiva.


Duração do Curso

O curso terá a duração mínima de 5 (cinco) anos e o prazo máximo de integralização de 9 (nove) anos. A periodiciadade do curso é semestral.


Total de vagas

São 30 vagas em cada vestibular que acontece duas vezes por ano.


Horário de funcionamento

O funcionamento do curso é no período vespertino

Consultar fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário