quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Principais Etapas da Matrícula Informatizada 2012

RENOVAÇÃO PARA OS ALUNOS DA CASA

Período: 06/12/2011 a 28/12/2011
A renovação da matrícula é uma etapa que acontece na Unidade Escolar, no SIGE, no período de 06 a 28 de dezembro de 2011, de acordo com o cronograma. A Unidade escolar deverá notificar todos os alunos (maiores de 18 anos) e responsáveis sobre a obrigatoriedade da renovação através do “Termo de Ciência de Renovação da Matricula”, disponível no SIGE; os alunos que não renovarem a matrícula no prazo estipulado irão concorrer vaga com os novos alunos, não tendo a garantia de vaga na mesma Unidade de Ensino.


TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA (TA)
Período: 06/12/2011 a 28/12/2011


A Transferência Automática (TA) acontecerá em bloco e de acordo com o planejamento realizado entre a SRE e U.E. e garante a vaga na Unidade Escolar para alunos que estudem em escolas que não oferecem continuidade de curso para o 5º e o 9º anos, série extinta, e Unidade de Ensino paralisada ou extinta. Se o estudante não aceitar a Unidade de Ensino para a qual foi enviado, seguirá as orientações expressas para a Transferência por Interesse Próprio (TIP).

A Transferência Automática é dividida em duas etapas:

Primeira Etapa: pela Subsecretaria na intranet
Período: 28/11/2011 a 04/12/2011
Processo: O coordenador da Matrícula cadastrará a Transferência Automática (TA) na intranet.
Após esse procedimento, ele deverá imprimir o relatório de autorização, disponível no mesmo sistema. Esse relatório de autorização fornecerá o código verificador, para que a Unidade Escolar execute a segunda etapa.

Segunda Etapa: na Unidade Escolar no SIGE
Período: 06/12/2011 a 02/01/2012
Por meio do código verificador, a Unidade Escolar realizará a Transferência Automática (TA) no SIGE.


TRANSFERÊNCIA POR INTERESSE PRÓPRIO (TIP)
Período: 06/12/2011 a 02/01/2012
A TIP é a transferência do estudante que deseja mudar de unidade escolar da rede estadual, por interesse próprio. Esse procedimento deverá ser feito na unidade escolar de origem por meio do SIGE. Ao preencher o formulário de solicitação de Transferência por Interesse Próprio (TIP), o estudante deverá indicar três unidades Escolares de sua preferência.


A TIP - Transferência por Interesse Próprio será dividida em dois momentos:
Solicitação
Período: 06/12/2011 a 02/01/2012
A Transferência por Interesse Próprio (TIP) será solicitada na escola de origem, que fará a solicitação por meio do SIGE. As solicitações deverão ser realizadas no SIGE Online e, quando se tratar de SIGE LOCAL, solicitadas no SIGE com dados enviados por meio do SIGE UPLOAD, ao Núcleo de Tecnologia Educacional até o dia 02/01/2012.


Confirmação e Efetivação da TIP
Período: 16/01/2012 a 23/01/2012
A confirmação da solicitação será feita via 0800 ou pela Internet, no site http://www.matricula.go.gov.br/.
Após a confirmação do local de alocação, o aluno ou responsável deverá comparecer à Unidade Escolar para efetivar a matrícula. Aquele que não comparecer para efetivar a matrícula perderá o direito à vaga.


SOLICITAÇÃO DE NOVOS ALUNOS
Período: 12/12/2011 a 07/01/2012

A solicitação de alunos é a etapa mais esperada pela população. Consiste no período em
que novos alunos poderão solicitar vaga para uma escola da rede estadual.

Entende-se por Novo aluno:
· O transferido das redes de ensino federal, municipal ou particular;
· O que veio de outros estados;
· O que está iniciando a vida escolar;
· O que abandonou os estudos em qualquer ano letivo.

Solicitação
Período:12/12/2011 a 07/01/2012

A solicitação de vagas na rede estadual de ensino será feita através do cadastramento dos novos alunos pelo 0800 ou pela Internet, no site http://www.matricula.go.gov.br/. Nesse cadastramento, o aluno deve ter em mãos seus documentos pessoais e indicar três opções de Unidades Escolares, na ordem de sua preferência, para ser alocado.

Confirmação e Efetivação da Matrícula
Período: 16/01/2012 a 23/01/2012
Depois de solicitada a vaga, para efetivar a sua matrícula o estudante deverá fazer a confirmação pelo telefone 0800 ou pelo site http://www.matricula.go.gov.br/.

Documentos necessários para a efetivação da matrícula na escola
alocada:
· RG e/ou Certidão de Nascimento;
· Comprovante de endereço;
· Documento que comprove a escolaridade (declaração de transferência ou
histórico escolar).


CRONOGRAMA 2ª ETAPA DA MATRÍCULA 2012
Atenção: O 2º Momento de matrícula só deverá ser divulgado após o término do
1º momento de solicitação, ou seja, após o dia 07/01. O Esforço é para que a
maioria das matrículas sejam feitas no 1º momento. Reforçar sempre o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário