quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Bimestralização do Currículo


Para efetivar esta proposta, considera-se que seja necessário o envolvimento dos professores em regência. Neste sentido, lhes repasso as seguintes orientações:

1) Para efetivação do trabalho a ser feito, em anexo envio as planilhas contendo o quantitativo de professores de determinadas disciplinas, que cada UE deverá destinar para participar da reunião de análise de cada componente curricular . Destacamos que ao designarem os nomes dos servidores, que vocês nos encaminhem professores efetivos, com vasto conhecimento na disciplina de atuação e que tenha condições de fazer uma análise de peso da proposta de bimestralização apresentada.

2) Pedimos que o Coordenador Pedagógico juntamente com a equipe de professores de cada Unidade Educacional antes de nosso encontro, leiam os Currículos e apontem as alterações necessárias e no dia do encontro aqui na SRE, o representante de cada escola traga os currículos com os apontamentos feitos.

3) No dia do encontro na SRE dividiremos os professores por disciplina e os mesmos apresentarão entre si os apontamentos que cada um trouxe, dentro da disciplina para o qual foi designado, e juntos analisarão a proposta do NOP e as propostas apresentadas entre si e em seguida construirão as alterações que julgarem necessárias, finalizando o documento de análise, que será construído com a participação dos representantes dos professores presentes no dia. Ressalta-se que este Currículo representará o planejamento mínimo em nossa Regional, ficando a cargo de cada Unidade Educacional acrescentar em seus planejamentos o que for necessário, mediante o diagnóstico a ser feito logo no início do ano letivo de 2012.

4) Os documentos (Currículos do EF e do EM) finalizados e formatados deverão ser encaminhados pela SRE para apreciação da Gerência de Desenvolvimento Curricular, até dia 19/12/11, constando os nomes de todos os professores/UEs que participaram da discussão.

5) Nos dias de Estudos, análise e composição do documento de intervenções nos Currículos propostos pelo NOP, os professores serão acompanhados pelas Subcoordenadoras, que elaborarão um relatório sintético esboçando como foi o processo de discussão na subsecretaria e encaminharão este relatório, juntamente com o documento finalizado.

6) No início de 2012, o documento finalizado deverá ser encaminhado para todas as UEs desenvolverem o trabalho planejado.

IMPORTANTE:

• A intenção é que este currículo seja analisado/criticado, ao longo do ano letivo, durante o fazer pedagógico do professor.

• Este trabalho visa a equidade de oportunidades aos nossos educandos e facilitará o processo de: formação de professores, sugestão de material/atividades para os professores, facilitar a gestão do processo.

• No ano de 2012 este currículo deverá ser testado pelos professores em seu fazer pedagógico diário na sala de aula.

• Ressalta-se também que esta ação foi sugerida pelos professores nas discussões do Pacto pela Educação e a Secretaria de Estado da Educação considerou legítima. Além disso, esta ação dá continuidade ao trabalho da Reorientação Curricular em curso desde 2004.
• A autonomia pedagógica, preconizada pela LDB 9394/96 está garantida neste processo uma vez que cada profissional tem a liberdade de utilizar a metodologia e prática que melhor se adeque a seus alunos. Porém, temos que garantir o direito do acesso ao conhecimento de cada um de nossos educandos.


Contamos com o grupo gestor no desenvolvimento deste trabalho, no sentido de convencimento dos professores para a seriedade desta análise. Uma vez que o envolvimento dos professores é de fundamental importância para o sucesso da implementação de uma proposta pedagógica.

Cronograma para os dias de estudo:

Ensino Fundamental:
Reunião dia 13/12, terça-feira: das 7h30 às 11h30; das 13h30 às 17h30


Ensino Médio:
Reunião dia 14/12, quarta-feira: das 7h30 às 11h30; das 13h30 às 17h30

As reuniões acontecerão no auditório da SRE. Solicitamos que, na medida do possível, os professores venham munidos de notebook, apresentando as alterações feitas em arquivo virtuais, para que possamos encerrar o dia com o Currículo pronto.

Leia mais:


CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA MARTINS
COORDENADORA PEDAGÓGICA
SUBSECRETARIA REGIONAL DE URUAÇU
pedagogico.uruacu@seduc.go.gov.br
pedagogico.uruacu@hotmail.com
(62) 3357-3279


Nenhum comentário:

Postar um comentário