quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Seduc inicia período de matrícula para novos alunos


Estudantes veteranos terão que fazer renovação diretamente nas escolas

A Secretaria de Estado da Educação inicia na próxima segunda-feira (12) o período de matrículas para novos alunos nas escolas da rede estadual para o ano letivo de 2012. A solicitação de vagas será feita por meio do telefone 0800.940.0878 ou pela internet, no http://www.matricula.go.gov.br/. Para a inscrição, o aluno deve estar com os documentos pessoais e endereço em mãos e indicar três escolas de sua preferência. Depois do cadastramento, o aluno deve confirmar a vaga de 10 a 13 de janeiro de 2012.
A Comunicação Setorial da Seduc divulgará, nesta sexta-feira, horário de entrevista coletiva sobre o tema.
Os alunos que já estão na rede pública estadual também precisam estar atentos à renovação da matrícula. Os pais ou responsáveis pelos estudantes menores de 18 anos, assim como os alunos maiores de 18 anos, devem procurar a escola no período de 12 a 26 deste mês de dezembro e preencher o “Termo de Ciência de Renovação da Matrícula”. Caso isso não seja feito, o aluno pode perder a vaga na sua escola de origem e passa a concorrer com novos alunos às vagas na rede estadual.

Novatos – Para fazer a matrícula de novos alunos, o interessado, ao ligar ou acessar o site da matrícula, deve fornecer o nome completo do estudante, nome completo da mãe, nome completo do responsável, data de nascimento, o curso, ano e turno em que o aluno pretende estudar. Deve fornecer, também, um telefone para contato. Para ingressar na rede estadual, o aluno deve ter no mínimo 6 anos de idade ou a completar até o dia 31 março de 2012.
São considerados novos alunos aqueles transferidos das redes de ensino federal, municipal ou particular; os que vêm de outros estados; os que estão iniciando a vida escolar; e os que abandonaram os estudos em qualquer época do ano letivo.
Após o período de matrícula, os responsáveis pelos novos alunos e aqueles com mais de 18 anos terão que fazer a confirmação da vaga de 10 a 13 de janeiro. É nessa fase que é feita a alocação dos alunos em cada uma das unidades da rede, de acordo com a preferência dos estudantes ou por critérios que levam em conta, entre outras situações, a proximidade de sua residência.
Depois de saber em qual escola está assegurada a vaga do estudante, os responsáveis devem proceder a efetivação da matrícula, pessoalmente, na unidade escolar. Para essa efetivação, devem ser apresentados os documentos originais e cópias do RG ou Certidão de Nascimento do aluno, comprovante de endereço e documento que comprove a escolaridade (boletim, declaração de transferência ou histórico escolar). Caso o aluno ou seus responsáveis não façam a efetivação da matrícula, o aluno perderá a vaga e o cadastro será automaticamente excluído.

Regras - Os estudantes do ensino regular que quiserem ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverão estar, no mínimo, há um ano afastado da escola para solicitar uma vaga. Essa condição terá que ser comprovada na escola na hora de se efetivar a matrícula sob pena de perder a vaga. A idade mínima para ingressar na EJA Ensino Fundamental – II etapa é de 15 anos completos; e para a EJA Ensino Médio é de 18 anos completos.

Para solicitar matrícula no turno noturno, o estudante deverá ter a idade mínima de 14 anos e comprovar vínculo empregatício.

Ler na íntegra as etapas da Matrícula Informatizada 2012

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