quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Seduc capacita profissionais para execução do Programa Jovem de Futuro



Formação deve contar com cerca de 170 participantes

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nos próximos dias 17 e 18 de janeiro, das 8 às 18 horas, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (Rua 235, s/n,
Setor Universitário), curso de capacitação de gestores para execução do Programa Jovem de Futuro/Ensino Médio Inovador.
Ao todo, esta capacitação envolverá 35 Subsecretarias Regionais de Educação e 61 escolas estaduais, resultando na participação de aproximadamente 170 pessoas, entre gestores, professores que coordenam o programa nas escolas, e tutores pedagógicos que acompanham diretamente as unidades escolares.
Este curso de capacitação é uma ação pedagógica prevista no plano de trabalho elaborado entre a Seduc e o Instituto Unibanco, parceiro na viabilização do programa. De acordo com o superintendente do Ensino Médio, Fernando Pereira dos Santos, esse momento de capacitação é uma das atividades de maior relevância para a implantação e institucionalização do Jovem de Futuro.


Conheça o programa

O Jovem de Futuro, lançado recentemente pelo Governo de Goiás, é uma ferramenta tecnológica do Instituto Unibanco que será executada nas escolas de Ensino Médio em parceria com o Governo Federal (que entra com o programa Ensino Médio Inovador). Neste primeiro ano, 180 escolas participam do projeto. Desse total, 60 estão localizadas no Entorno de Brasília e apresentam as situações de vulnerabilidade.
O objetivo do programa é, principalmente, elevar os índices de aprendizagem dos alunos e reduzir a evasão escolar. Para isso, as escolas participantes irão receber R$ 100 anuais por aluno e terão todo o apoio necessário para planejar, executar e avaliar bem o seu plano de trabalho. Além disso, o Jovem de Futuro prevê o atendimento de todas as escolas de Ensino Médio do Estado - pouco mais de 600 unidades, no total - até 2014, beneficiando assim mais de 270 mil alunos.



Como funciona?

O Instituto Unibanco dará o apoio técnico-financeiro e pedagógico às escolas e o Ministério da Educação, por sua vez, repassará recursos diretamente às unidades de ensino. A Secretaria de Educação entra como a executora de todas as ações, tendo ainda mais suporte e muito mais dados para redimensionar suas políticas públicas. E toda a comunidade escolar será beneficiada com a melhoria significativa dos índices educacionais em Goiás.
As escolas desenvolvem seu próprio plano estratégico de melhoria de resultados, com duração de três anos. As unidades têm autonomia para decidir como os recursos serão aplicados, de modo a suprir as principais lacunas que comprometem o desempenho dos estudantes, como investimentos em ações de incentivo ao professor, incentivos a estudantes, aquisição de equipamentos como computadores e até pequenas reformas nas instalações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário