segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ministério da Educação (MEC) abre inscrições para Sistema de Seleção Unificada

Prazo vai até dia 11 de janeiro

A partir desta segunda-feira (07/01) está aberto o período de inscrições na internet para estudantes interessados em vagas na educação pública superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSu). Pode se inscrever quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e não zerou a prova de redação. Basta acessar o sitehttp://sisu.mec.gov.br/sisu.

Cada candidato deve escolher até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá também que especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma (por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último; de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema; ou pela ampla concorrência). Ao longo do período de inscrições, que vai até as 23h59 da próxima sexta-feira (11/01), o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas. Vale lembrar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Neste caso, no ato da solicitação, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

A primeira chamada de selecionados está prevista para 14 de janeiro. Os convocados deverão providenciar a matrícula entre os dias 18 e 22 do mesmo mês. A segunda chamada será divulgada no dia 28 de janeiro, sendo que as matrículas deverão ser efetivas entre os dias 1° e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nestas duas primeiras convocações poderão aderir à lista de espera, que é usada pelas instituições de ensino participantes do SiSu para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão à lista de espera vai de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso marcado como primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

As regras e o cronograma da primeira edição de 2013 do SiSu constam no edital disponível no link abaixo:

http://sisu.mec.gov.br/sis

Nenhum comentário:

Postar um comentário