quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Processo Seletivo


Seduc vai contratar pais ou responsáveis por alunos

Os selecionados atuarão na execução de ações que promovam o envolvimento das famílias no cotidiano escolar dos estudante

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza processo seletivo simplificado para contratação de pais, mães ou responsáveis por alunos matriculados na rede pública estadual. Eles vão atuar como “coordenadores de pais” nas escolas estaduais, função responsável por auxiliar em ações que promovam o envolvimento das famílias na vida escolar de seus filhos. As inscrições – que só poderão ser feitas aqui, no site da Seduc, têm início nesta quinta-feira (17/01). O prazo termina no dia 24 deste mês. Ao todo, são oferecidas 1.114 vagas, sendo uma contratação para cada unidade educacional. A remuneração é de um salário mínimo.

Clique aqui para visualizar o edital – onde é possível verificar todas as atribuições do cargo e neste link para inscrições.

Conforme especificado no edital, para participar, o candidato deve, entre outros critérios, ter concluído a primeira fase do Ensino Fundamental, ser pai, mãe ou responsável por aluno matriculado na escola onde ele deseja atuar; ter idade mínima de 18 anos completos até a data da contração e máxima de 70 anos; não possuir restrições com a Justiça Eleitoral, Receita Federal e Serviço Militar (este último apenas para os candidatos do sexo masculino; estar cadastrado no PIS/PASEP e ter conta corrente individual na Caixa Econômica Federal. Importante destacar que os interessados só podem se inscrever na escola em que o filho esteja matriculado.

Os candidatos aprovados cumprirão uma carga horária de 40 horas semanais, distribuídas pelo número de turnos de atendimento da escola. Entre as principais atribuições da função, estão: desenvolvimento de atividades no âmbito da organização escolar – que devem estabelecer o elo “escola-família” a partir de ações que envolvam as famílias no cotidiano escolar e auxiliem os pais dos estudantes a apoiar e acompanhar o período de aprendizado de seus filhos. O contrato será de um ano.

Importante ressaltar que eles serão responsáveis pelo acompanhamento da frequência diária dos alunos e também devem acolher os pais durante sua entrada e saída da escola. Além disso, estes coordenadores devem atender os pais que procuram as unidades escolares, visitar as residências dos estudantes em risco de repetência ou em situação de evasão escolar e auxiliar a direção de cada unidade na construção de estratégias que aumentem a participação dos pais nas reuniões escolares.

São Paulo e Espírito Santo são exemplos de estados que adotaram a iniciativa e tiveram resultados bastante positivos. O fato de um pai - e não outro funcionário da rede de ensino lidar com os demais pais, derrubou algumas barreiras. Muitas vezes, por timidez, alguns familiares não conseguiam lidar com gestores e professores da unidade. Nos locais onde a ideia foi adotada foi constatado que o diálogo de um pai com o outro favorece a maior participação da família no cotidiano escolar dos estudantes. Eles passaram a opinar e auxiliar na vida de seus filhos dentro das unidades educacionais.

Cronograma

Este processo de seleção contará com três etapas. São elas: avaliação curricular, prova de redação e entrevistas. O resultado da primeira etapa tem previsão de ser divulgado no dia 25 de janeiro. No dia 28, será realizada a segunda fase. As entrevistas devem ocorrer entre os dias 4 e 8 de fevereiro. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 12 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário