quinta-feira, 16 de maio de 2013

Exame Nacional é usado para certificação do Ensino Médio


Secretaria da Educação está apta a certificar estudantes no estado de Goiás

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou aqueles que estão fora da escola, com idade acima de 18 anos, e que buscam a certificação do Ensino Médio por prova têm até o próximo dia 27 de maio para se inscreverem no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2013. As provas do Enem substituem os antigos exames de EJA. 

Ao se inscreverem, os estudantes interessados no Certificado de Conclusão do Ensino Médio podem indicar como instituição certificadora a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que fez a adesão junto ao Ministério da Educação (MEC) e está apta a fornecer os certificados. 



Inscrições 


As inscrições para o Enem devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do Edital nº 01/2013 do MEC, que rege todo o processo avaliativo deste ano. As provas, de acordo com o referido edital, serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro, sábado e domingo, com início às 13h em todos os estados brasileiros. 

Os candidatos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, bem como os alunos concluintes do Ensino Médio em 2013 matriculados em escola pública, podem pedir isenção da taxa de inscrição no Enem. Os demais candidatos devem pagar R$ 35 até o dia 29 de maio. 

O Enem, além de avaliar o desempenho escolar e acadêmico dos estudantes do Ensino Médio, tornou-se um importante instrumento do Governo Federal para ampliar o acesso dos alunos das escolas públicas ao ensino superior. Neste ano, cerca de seis milhões de pessoas devem fazer as provas do Enem em todo o país, conforme expectativa do MEC. 

A partir do resultado do Enem, o estudante pode obter a certificação de conclusão do Ensino Médio, participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - que oferece vagas em instituições públicas de educação superior -, e, ainda, participar do programa Universidade para Todos (ProUni) e do programa Ciência sem Fronteiras, além de ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 


Provas: O Enem será constituído de uma redação em língua portuguesa e de quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada. Serão avaliadas todas as áreas do conhecimento do Ensino Médio e os respectivos componentes curriculares, abrangendo as Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; e Redação. 


Para este ano, o Ministério da Educação anuncia mais rigor na correção das redações e a inclusão de um item no edital que garante a anulação de redações que apresentem partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário