quinta-feira, 30 de junho de 2011

Reconhecimento

Diretores eleitos - 28 de junho

Município: AMARALINA
52007065 -  COL EST JOSINO SILVA
MAURA FERREIRA DE OLIVEIRA BORGES

Município: CAMPINORTE
52006387 -  COL EST DEOCLIDES M DA COSTA
CARLOS FERREIRA AGUIAR

52006409 -  COL EST ARAPOEMA MEIRELES
MARIA DO SOCORRO GOMES DA SILVA

Município: HIDROLINA
52017109 -  COL EST ALFREDO NASSER
ABRAHAM THOMAS MOREIRA DA SILVA

Município: MARA ROSA
52007022 -  COL EST PRES CASTELO BRANCO
ODIMILSON DE OLIVEIRA BARBOSA

52007057 -  ESC EST JOSÉ F FERREIRA
O CANDIDATO NÃO OBTEVE O PERCENTUAL MÍNIMO PARA A APROVAÇÃO

52007073 -  COL EST PROF JÚLIO CAVALCANTI
RITA DE CASSIA MARTINS MEDEIROS COSTA

Município: NIQUELÂNDIA
52008657 -  COL EST PAULO F DA SILVA
VOLNEI CUSTODIO

52008703 -  COL EST CEL JOAQUIM TAVEIRA
MARISTELA AIDAR

52008738 -  COL. EST PROF J F SANTIAGO
SIMONE PIRES GOMES

52008746 -  COL EST THOMAZ ADORNO
MARIA JOVELINA DE LIMA CERQUEIRA

Município: NOVA IGUAÇU DE GOIÁS
52010171 -  ESC EST MAL COSTA E SILVA
AGRIPINO JOSE DE CARVALHO

Município: SÃO LUÍS DO NORTE
52019802 -  COL EST MEIRA MATOS
REGILENE FATIMA MORAES SILVA

Município: URUAÇU
52011747 -  COL EST ALFREDO NASSER
JULIO CESAR OLIVEIRA DOURADO

52011763 -  COL EST POL DR S G DE ALMEIDA
EDIVANIA APARECIDA GRACIANO

52011798 -  COL EST AEROPORTO
MARIA CRISTINA FIDELIS GUEDES

52011828 -  COL EST BERNARDO SAYÃO
CARLOS ALBERTO VIDAL DE OLIVEIRA

52011852 -  CECJ - CORONEL GASPAR
CLEONICE DOS SANTOS CABRAL

52011860 -  ESC EST DOM PRADA
SILVANIA ALVES DA COSTA SANTANA

52011887 -  ESC EST FILOMENO L DE FRANÇA
GRACI JOSE LOURENCO DE OLIVEIRA

52011909 -  COL EST JOANA D ARC
O CANDIDATO NÃO OBTEVE O PERCENTUAL MÍNIMO PARA A APROVAÇÃO

52011925 -  ESC EST LUIZ CARLOS DA MOTA
EUNICE APARECIDA DE FARIA

52011933 -  ESC EST DE VILA DOURADA
CLAUDIA LUCIANE SANT ANA ROCHA VIDAL

52074897 -  CENTRO DE AT. ED ESPECIALIZADO
MARLUCIA CORREIA TELES LIMA

99900292 -  NTE - URUAÇU
DIVINA ROSENILDE ALVES


Momento de votação no Colégio Estadual Bernardo Sayão, Uruaçu.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pela tevê e internet, secretário fala a diretores e subsecretários de Educação de todo o Estado


“O lugar mais importante de toda a Secretaria da Educação é a sala de aula e todo nosso foco deve estar voltado para esse trabalho”, afirmou o secretário da Educação, Thiago Peixoto, na tarde desta segunda-feira (27) ao falar do Programa Reconhecer, que valoriza o professor que está em sala de aula e incentiva o retorno daqueles que estão em função administrativa. Ao vivo, direto de seu gabinete - via satélite para as parabólicas e pela internet - ele ainda fez um balanço das ações do último semestre e anunciou as próximas medidas da secretaria a todos os diretores da rede estadual de ensino que estavam reunidos, naquele momento, em todas as 38 subsecretarias regionais.

Segundo o secretário, o programa de bonificação lançado na última semana pelo Governo de Goiás nasce com o intuito de reconhecer o trabalho dos professores e corrigir uma distorção histórica, que acabou tornando outras funções, que não a regência de classe, mais atrativas ao profissional da educação. “É fundamental a presença em sala de aula. Com isso, tenho certeza que os 600 mil alunos da rede serão os maiores beneficiados”, enfatizou Thiago enquanto cartilhas que explicam todos os detalhes do programa eram distribuídas aos professores em cada subsecretaria.

Outra boa notícia já anunciada e novamente reforçada pelo secretário durante o pronunciamento ao vivo foi a antecipação do adicional de férias, que pela primeira vez em Goiás será concedido no mês de junho. “O governo decidiu que este ano seria diferente. Ou seja, o professor vai poder planejar melhor seu momento de descanso”, comentou.

O piso nacional dos professores também foi um dos assuntos abordados por Thiago. “Aqui em Goiás o governador Marconi Perillo e eu, como secretário, temos como meta pagá-lo o mais breve possível e reforçamos a todo momento esse compromisso”, ressaltou. No entanto, como lembrou Thiago, o Estado vive um momento de crise financeira que impede a realização imediata desse feito. Além disso, ele garantiu que Goiás já negocia e busca a colaboração do Ministério da Educação para resolver essa questão.

Para finalizar, o secretário anunciou que no mês de agosto serão anunciadas as diretrizes da ampla reforma educacional que ele pretende fazer na rede estadual de ensino. “Vamos visitar cada subsecretaria para apresentar os pilares desse novo projeto que iremos propor e colher sugestões para ouvir quem mais entende de educação: o professor”, antecipou, confiante de que irá, com a ajuda de todos os profissionais envolvidos, transformar a educação goiana.

Assista aqui ao pronunciamento que foi ao ar, ao vivo, nesta segunda-feira.


Consultar fonte

Saiba mais sobre o Programa Reconhecer

Diretrizes de Modulação - 2º Semestre


   Consultar alterações

4 de julho - Uruaçu 80 anos * Vale a pena conferir!‏


Governo do Estado e Seduc oficializam programa de bônus para professores da rede estadual

 

Assiduidade será considerada para a concessão do benefício de até R$ 1.500

O governador Marconi Perillo e o secretário da Educação, Thiago Peixoto, apresentaram nesta quarta-feira (22), no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico, o Programa Reconhecer – Estímulo à Regência, que tem como objetivo valorizar o professor que está em sala de aula e, assim, elevar o nível da qualidade do ensino oferecido na rede estadual. Com a medida, esse profissional poderá receber em dezembro deste ano um bônus de até R$ 1.500, de acordo com sua carga horária de trabalho.

“É na sala de aula que crianças e jovens encontram oportunidades de crescimento intelectual e desenvolvimento social; a sala de aula é o lugar mais importante para a Educação, e é preciso estimular o professor, este importante profissional que todos os dias contribui para o futuro desses estudantes”, destacou Thiago no evento.

Com o programa, serão beneficiados os professores efetivos da rede estadual que estejam desempenhando função em sala de aula em escola regular a partir de 1º de agosto até 30 de dezembro, num total de 100 dias letivos. A assiduidade do professor, que será avaliada para a concessão do bônus, é de responsabilidade do diretor da unidade escolar e terá auditoria permanente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Aliás, o diretor é quem irá atestar a assiduidade dos docentes. Ele também será responsável por afixar em local público, na própria escola, um quadro de frequência mensal em folha padronizada pela secretaria para controle social. Constatada qualquer fraude, todos os docentes da unidade escolar em questão perderão o direito ao bônus, que será dado anualmente e não será incorporado ao salário.

Correção de distorção histórica

O secretário Thiago Peixoto explicou que, no início de 2011, quando assumiu a pasta, de um total de 29 mil professores da rede estadual, 14 mil estavam afastados da sala de aula à disposição de outros órgãos e governos ou exercendo outras funções. Para ele, o Programa Reconhecer – Estímulo à Regência, vai contribuir para corrigir estas distorções. “A situação que encontramos prejudica o estudante e o desempenho do Estado na Educação. É preciso que o professor retorne à sala de aula, e para isso é preciso reconhecer a importância do seu trabalho e valorizá-lo”, afirmou.

Thiago Peixoto afirmou ainda que já está em estudo a criação de um índice próprio de desenvolvimento da educação goiana, que irá avaliar o desempenho do aluno. De acordo com Thiago, a idéia é que esse índice também seja utilizado futuramente como critério para a concessão do bônus para professores.

“Não podemos aceitar que o estudante passe 12 anos na escola e saia de lá sem o aprendizado adequado. Hoje, 95% dos estudantes que concluem o Ensino Médio não têm conhecimento satisfatório de Matemática”, alertou o secretário, que destacou ainda que o Programa Reconhecer – Estímulo à Regência é uma das ações que integram a reforma educacional que está sendo formatada para o Estado e cujas diretrizes serão apresentadas em agosto. “Queremos que Goiás seja referência nacional em qualidade da educação e estamos trabalhando para isso”, reforçou.

SAIBA MAIS

Para professores com carga horária de 40 horas/aulas semanais, o bônus será pago da seguinte forma:

até 1% de falta (até 6 aulas): 100% do bônus
entre 1,01% e 2% de falta (de 7 a 12 aulas): 85% do bônus
entre 2,01% e 3% de falta (de 13 a 18 aulas): 70% do bônus
entre 3,01% e 4% de falta (de 19 a 24 aulas): 55% do bônus
entre 4,01% e 5% de falta (de 25 a 30 aulas): 40% do bônus
acima de 5% de falta (acima de 30 aulas): não receberá o bônus

Para as demais cargas horárias, o bônus será pago proporcionalmente. Vale ressaltar que as faltas acima incluem aquelas abonadas por atestado médico. Casos de afastamento por razões de saúde, com aval da junta médica oficial do Estado, não contarão como faltas para a escala de premiação.


Consultar fonte

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Eleição para Diretores


Começou na segunda-feira (20) o período de campanha dos candidatos à função comissionada de diretor das escolas da rede pública estadual. Eles terão sete dias para apresentar à comunidade o plano de trabalho que fizeram para conduzir a escola e que deve conter as soluções possíveis para os problemas identificados na unidade em que trabalha. Nesse período, os candidatos poderão divulgar o plano por meio impresso ou virtual e participar de debates com a comunidade.

Durante a campanha, estão proibidos os comícios ou o uso de aparelhos de som que possam atrapalhar o andamento das aulas. Proibidas, também, a confecção e a distribuição, pelos candidatos ou apoiadores, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas e outros objetos. Os candidatos não podem, ainda, promover eventos ou apresentar artistas para animar reuniões de divulgação do projeto de gestão, nem fazer propaganda da candidatura por meio de outdoors, carros de som ou adesivos.

A Comissão Local deverá supervisionar o processo e inibir qualquer tentativa, por parte dos candidatos, de promessa de vantagens funcionais ou de ameaças aos servidores da escola no período de campanha. Os candidatos podem requerer a lista de votantes da comunidade escolar, fazer visitas a cada sala de aula, em conformidade com as determinações da Comissão Local.

No dia das eleições, os candidatos não poderão transportar pessoas da comunidade escolar ou fazer propaganda, participar como fiscal ou permanecer no local de votação.

Esta é a terceira etapa do processo de escolha dos diretores das escolas da rede estadual que serão eleitos pelos professores e agentes administrativos, alunos e pais no próximo dia 28 de junho.

Pela primeira vez, a escolha inclui uma etapa de capacitação dos professores antes do pleito e outra após a eleição. Os escolhidos terão que fazer uma especialização em gestão escolar, como condição para permanecer no cargo.


1. Sobre o Processo

A Secretaria de Estado da Educação aprimorou o processo de escolha dos diretores das unidades escolares, núcleos e centros de apoio e convivência da rede pública estadual. Antes de ser candidato, o professor se inscreveu em um curso de capacitação em gestão escolar e foi avaliado por meio de prova objetiva. Dessa forma, os novos diretores escolhidos pela comunidade serão os mais capacitados para a função. O processo valoriza, além da qualificação, a capacidade de liderança.

2. Informações Gerais

Período de inscrição
de 05/05/2011 a 15/05/2011
Etapas
16/05/2011 a 04/06/2011 - Curso de Formação de Gestores
05/06/2011 - Avaliação presencial
12/06/2011 - Resultado final
19/06/2011 - Início da divulgação dos planos de trabalho à comunidade
28/06/2011 - Escolha de Diretores das unidades da rede estadual
Tipo do curso
O curso foi ministrado a distância, pela plataforma e-proinfo.
Público Alvo
Professores do quadro do magistério público estadual

 

3. Documentos


4. Tire suas dúvidas

Para obter outras informações ou tirar quaisquer dúvidas sobre a escolha dos diretores, procure na subsecretaria a equipe responsável pelo processo.
  

5. Resultado

PDE Escola - Escolas contempladas 2011


Em 2011, o PDE Escola atenderá 19.095 escolas, divididas em dois grupos:
  • Escolas cujo IDEB 2009 foi igual ou inferior a 4,4 para os Anos Iniciais e 3,7 para os Anos Finais, exceto aquelas que já receberam as duas parcelas dos recursos entre os anos 2008 a 2010 - 13.347 escolas (Clique aqui para ver a lista de escolas NOVAS); 
  • Escolas que não receberam uma ou as duas parcelas dos recursos para execução do seu Plano de Ação entre os anos 2008 e 2010 - 5.748 escolas (Clique aqui para ver a lista de escolas REMANESCENTES).
O Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola, é um Programa voltado para o aperfeiçoamento da gestão escolar democrática e inclusiva. O Programa busca auxiliar a escola, por meio de uma ferramenta de planejamento estratégico, disponível no SIMEC, a identificar os seus principais desafios e, a partir daí, desenvolver e implementar ações que melhorem os seus resultados, oferecendo apoio técnico e financeiro para isso.

A metodologia de planejamento do PDE Escola desenvolve-se em três etapas:

- Diagnóstico da Escola;
- Síntese do Diagnóstico da Escola; e
- Plano de Ação da Escola

O plano deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar e enviado, via SIMEC, para a Secretaria, que é responsável pela análise e aprovação do plano. Após aprovado pela secretaria, o plano é enviado para validação do MEC que, após análise, solicita o pagamento dos recursos para o FNDE. Após o recebimento dos recursos, cabe a cada escola e sua respectiva secretaria executarem, monitorarem e avaliarem o plano.

Material informativo do PDE Escola:

-
Portaria Normativa MEC nº 27/2007

29 de junho - Trabalho Coletivo


Senhores Gestores Educacionais,
 
Conforme o Calendário Escolar, o próximo Trabalho Coletivo acontecerá no dia 29 de junho, um dia após ao dia de consulta a comunidade escolar para a escolha do Diretor da Unidade Educacional. Para a pauta deste dia o Núcleo de Orientação Pedagógica sugeriu que fosse priorizado um espaço para a análise dos dados da 2ª Avaliação Diagnóstica e a elaboração do planejamento das ações para o segundo semestre.
Quanto ao Trabalho Coletivo acontecer um dia após ao processo de escolha dos Diretores, não nos foi autorizado nenhuma alteração, nem do dia, nem da determinação para que o mesmo ocorra nos três turnos.
Portanto, pedimos que as orientações sejam observadas e que zelemos pelo cumprimento das atividades previstas no Calendário.


Qualquer novidade estaremos enviando posteriormente.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Comunicado: Mapeamento Rede de Monitoramento da Frequência do Estudante

 
Senhor (a) Diretor (a):
 
 
Ao fazermos a análise prévia dos documentos encaminhados, identificamos pontos que precisam ser esclarecidos, de modo a permitir uniformidade de dados e coerência de interpretação.
Assim, solicitamos que as unidades escolares preencham os formulários:  
- somente com os casos críticos, que caracterizem possibilidade de evasão e baixo rendimento escolar (nota máxima 4,0);  
- elencando 4 disciplinas prioritárias (acima deste quantitativo, já deve ser preenchida Ficha de Estudo de Caso/Reprovação);  
- computando na coluna “TOTAL FALTAS” os dias faltados, e não as aulas. 
 
Alertamos que o prazo  para entrega das fichas é até 20 de junho (segunda-feira).

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Rede de Monitoramento da Frequência do Estudante


Prezado (a) Diretor (a),


A evasão e a repetência escolar constituem alguns dos grandes desafios a serem vencidos por todos nós, comprometidos com a educação pública de qualidade em Goiás.
Para combatê-las são imprescindíveis ações coletivas desenvolvidas no âmbito da Secretaria de Educação, Subsecretaria e Unidades Escolares.
No intuito de atingir as metas propostas, o comprometimento e a responsabilização de cada profissional torna este combate uma ação facilitadora de mudanças do quadro atual.


Atribuições e ações no processo relativo à Rede de Monitoramento da Frequência do Estudante


DA UNIDADE ESCOLAR

Equipe Gestora
Identificar as causas da evasão e repetência e articular ações do PPP e do PDE com foco na minimização dos índices

Secretário(a) da Unidade Escolar
Inserção diária dos alunos não presentes por dia, no Sige.
Elaborar um relatório de controle a partir do Sige, no qual deverá constar somente os alunos infrequentes.
Elaborar um relatório de controle da situação de baixo desempenho acadêmico.
Criar um arquivo na escola específico para manter pastas, documentos, relatórios de alunos monitorados pela equipe gestora para facilidade de acesso a documentos quando solicitado pelo Assessor.

Representantes de salas
Controle diário das faltas/dia e repasse ao Coordenador Pedagógico ou Secretário.
Reunião mensal com tutor pedagógico para reflexão e discussão e/ou possíveis encaminhamentos do contexto escolar na visão do aluno.

DA SUBSECRETARIA

Subsecretário(a) / Departamento Pedagógico
Elaboração de ações que ataquem os pontos críticos que apresentam altos índices de evasão e repetência escolar nas Unidades Escolares jurisdicionadas à sua Regional.

Tutor(a) Pedagógico
Entrega das fichas às Unidades Escolares e sensibilização da importância do critério de preenchimento no prazo estipulado, quando surgir qualquer dúvida procurar o Assessor da SRE.
Recolhimento das fichas e repasse ao Assessor.
Apoio na elaboração de ações na escola para o combate a evasão e a repetência escolar.
Reunir mensalmente com representantes de sala, e o grupo gestor para investigação das causas de evasão, baixo desempenho entre outros.
Investigar na escola casos sem informação e pesquisas, e com a Unidade Escolar e verificar as providências tomadas e o planejamento de novas ações.

Assessor de Acompanhamento e Monitoramento ao Escolar
Orientador do preenchimento das fichas que compõem a Rede de Monitoramento e Acompanhamento da Frequência do Estudante.
Encaminhamento ao Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação das fichas atualizadas.
Análise dos relatórios recebidos das Unidades Escolares e identificar o aluno com possibilidade de evasão.
Auxiliar o tutor pedagógico no monitoramento do programa de combate à evasão e repetência escolar.
Acompanhar e monitorar as Unidades Escolares jurisdicionadas à sua Regional no combate à evasão e repetência escolar.
Estar sempre em contato com as Unidades Escolares, via telefone, e-mail, e visitas (quando necessário) para a efetivação da Rede de Combate à Evasão e Repetência.

DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação
Criar e manter atualizado um arquivo específico com as pastas, documentos, relatórios das SRE’s.
Propor sugestões de ações para compor o programa de atividades na escola com foco na sensibilização, articulação de ações que minimizam a evasão e repetência escolar.
Socializar e trocar experiências entre os assessores da Equipe de Acompanhamento e Assessoramento ao Escolar das SRE’s, nas reuniões mensais.
Comparecer se necessário ou quando solicitados às Unidades Escolares para incentivar maior participação nas ações relacionadas ao monitoramento e assessoramento ao escolar.
Criar uma rede de comunicação social (internet) entre a Unidade Educacional, Equipe de Acompanhamento e Assessoramento ao Escolar e Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação, possibilitando agilizar informações e as intervenções necessárias.
Analisar os dados de assiduidade dos estudantes com os grupos gestores da Unidades Educacionais, realizando devolutivas aos Assessores.
Visitas às Unidades Escolares de forma a levantar medidas e ações exitosas, dificuldades e entraves no processo de minimização da evasão e repetência escolar.

Queremos aqui firmar a parceria, neste novo olhar sobre a evasão e a repetência escolar na rede pública estadual. E temos certos, nossa dedicação, e compromisso em tornar possível um futuro melhor ao educando para ao final, compartilhar o sucesso alcançado na redução dos índices de evasão e repetência em nossa rede. O empenho e a participação de todos é o principal instrumento para a melhoria da qualidade do ensino.
 
Kássia Miguel
Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Enem 2011: candidato tem prazo até a meia-noite desta sexta para fazer a inscrição


Termina nesta sexta-feira, 10, às 23h59, o prazo de inscrições, pela internet, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, que terá provas nos dias 22 e 23 de outubro. Para os estudantes não isentos, a taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até segunda-feira, 13, no Banco do Brasil.

Estão isentos da taxa os estudantes que cursam o último ano do ensino médio (concluintes) em instituições públicas. Também pode pedir a isenção o estudante integrante de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade financeira, conforme o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

As provas de outubro servirão também para o candidato que pretende obter a certificação de conclusão no ensino médio. Ele precisa informar se já cursou a educação de jovens e adultos e em qual estado e instituição pretende se certificar. É necessário ter, no mínimo, 18 anos completos.

Para confirmar a inscrição, o candidato fará, também pela internet, opções entre gerar boleto ou declarar carência. No primeiro caso, é necessário imprimir o documento e pagar a taxa, no prazo estabelecido. O comprovante de inscrição estará acessível no sistema eletrônico do Enem até três dias úteis após o pagamento do boleto. O cartão de confirmação será enviado ao endereço informado pelo candidato no momento da inscrição — o número de acompanhamento estará acessível no sistema.

A inscrição deve ser feita na
página eletrônica do exame. Mais informações sobre as provas do Enem, passo a passo, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) .

Aviso Matrícula Informatizada

14 e 15 de junho: Capacitação PDE - Escola


Visando o aperfeiçoamento da gestão escolar e a melhoria da qualidade do ensino, a Secretaria de Estado da Educação tem estimulado a elaboração e execução do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), mesmo nas Unidades Escolares que estão com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) superior à média Nacional.

O processo coletivo de elaboração do PDE, construído no interior da escola, possibilita a ampliação do seu poder decisório, com uma concepção inovadora em busca de uma nova identidade, com dinamismo e compromisso. Nesse contexto, o PDE tem finalidade de melhorar o desempenho dos processos de gestão pedagógica, administrativa e de resultados, de forma estratégica, sendo um instrumento que agrega os anseios, as expectativas, os objetivos e as metas da escola, revelando sua identidade e compromisso com o ensino aprendizagem da comunidade escolar.

Diante do exposto, a Secretaria da Educação do Estado de Goiás por meio da Superintendência de Acompanhamento dos Programas Institucionais realizará nos dias 14 e 15 de junho, terça e quarta-feira, uma capacitação do PDE-Escola no auditório desta Subsecretaria para coordenadores pedagógicos, tutoras e técnicos das Secretarias Municipais. 


Horários programados:

14/06- das 14h às 18h
15/06- das   8h às 12h

Participem!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Candidatos a diretores de escolas estaduais fizeram avaliação neste domingo


Processo de escolha dos novos gestores inova ao priorizar formação e qualificação profissional


Neste domingo (05) foi realizada a mais importante etapa do processo de escolha dos novos diretores da rede estadual de ensino: a avaliação presencial. Nessa fase, os quase três mil professores inscritos no curso de formação em gestão da Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) demonstraram se estão aptos a comandar as escolas públicas do Estado.
O curso de formação à distância, com 40 horas de duração, foi ministrado no mês de maio em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd) com o objetivo de qualificar os candidatos de modo a garantir mais eficiência à administração das unidades de ensino goianas. A avaliação veio para testar o grau de absorção do conteúdo compartilhado ao longo de três semanas de preparação.
A avaliação teve duração de 3 horas, com início às 9h e término às 12h. Nesta regional, essa prova foi aplicada  no Colégio Estadual Dr. Sebastião Gonçalves de Almeida.