quarta-feira, 22 de junho de 2011

PDE Escola - Escolas contempladas 2011


Em 2011, o PDE Escola atenderá 19.095 escolas, divididas em dois grupos:
  • Escolas cujo IDEB 2009 foi igual ou inferior a 4,4 para os Anos Iniciais e 3,7 para os Anos Finais, exceto aquelas que já receberam as duas parcelas dos recursos entre os anos 2008 a 2010 - 13.347 escolas (Clique aqui para ver a lista de escolas NOVAS); 
  • Escolas que não receberam uma ou as duas parcelas dos recursos para execução do seu Plano de Ação entre os anos 2008 e 2010 - 5.748 escolas (Clique aqui para ver a lista de escolas REMANESCENTES).
O Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola, é um Programa voltado para o aperfeiçoamento da gestão escolar democrática e inclusiva. O Programa busca auxiliar a escola, por meio de uma ferramenta de planejamento estratégico, disponível no SIMEC, a identificar os seus principais desafios e, a partir daí, desenvolver e implementar ações que melhorem os seus resultados, oferecendo apoio técnico e financeiro para isso.

A metodologia de planejamento do PDE Escola desenvolve-se em três etapas:

- Diagnóstico da Escola;
- Síntese do Diagnóstico da Escola; e
- Plano de Ação da Escola

O plano deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar e enviado, via SIMEC, para a Secretaria, que é responsável pela análise e aprovação do plano. Após aprovado pela secretaria, o plano é enviado para validação do MEC que, após análise, solicita o pagamento dos recursos para o FNDE. Após o recebimento dos recursos, cabe a cada escola e sua respectiva secretaria executarem, monitorarem e avaliarem o plano.

Material informativo do PDE Escola:

-
Portaria Normativa MEC nº 27/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário