quarta-feira, 22 de junho de 2011

Eleição para Diretores


Começou na segunda-feira (20) o período de campanha dos candidatos à função comissionada de diretor das escolas da rede pública estadual. Eles terão sete dias para apresentar à comunidade o plano de trabalho que fizeram para conduzir a escola e que deve conter as soluções possíveis para os problemas identificados na unidade em que trabalha. Nesse período, os candidatos poderão divulgar o plano por meio impresso ou virtual e participar de debates com a comunidade.

Durante a campanha, estão proibidos os comícios ou o uso de aparelhos de som que possam atrapalhar o andamento das aulas. Proibidas, também, a confecção e a distribuição, pelos candidatos ou apoiadores, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas e outros objetos. Os candidatos não podem, ainda, promover eventos ou apresentar artistas para animar reuniões de divulgação do projeto de gestão, nem fazer propaganda da candidatura por meio de outdoors, carros de som ou adesivos.

A Comissão Local deverá supervisionar o processo e inibir qualquer tentativa, por parte dos candidatos, de promessa de vantagens funcionais ou de ameaças aos servidores da escola no período de campanha. Os candidatos podem requerer a lista de votantes da comunidade escolar, fazer visitas a cada sala de aula, em conformidade com as determinações da Comissão Local.

No dia das eleições, os candidatos não poderão transportar pessoas da comunidade escolar ou fazer propaganda, participar como fiscal ou permanecer no local de votação.

Esta é a terceira etapa do processo de escolha dos diretores das escolas da rede estadual que serão eleitos pelos professores e agentes administrativos, alunos e pais no próximo dia 28 de junho.

Pela primeira vez, a escolha inclui uma etapa de capacitação dos professores antes do pleito e outra após a eleição. Os escolhidos terão que fazer uma especialização em gestão escolar, como condição para permanecer no cargo.


1. Sobre o Processo

A Secretaria de Estado da Educação aprimorou o processo de escolha dos diretores das unidades escolares, núcleos e centros de apoio e convivência da rede pública estadual. Antes de ser candidato, o professor se inscreveu em um curso de capacitação em gestão escolar e foi avaliado por meio de prova objetiva. Dessa forma, os novos diretores escolhidos pela comunidade serão os mais capacitados para a função. O processo valoriza, além da qualificação, a capacidade de liderança.

2. Informações Gerais

Período de inscrição
de 05/05/2011 a 15/05/2011
Etapas
16/05/2011 a 04/06/2011 - Curso de Formação de Gestores
05/06/2011 - Avaliação presencial
12/06/2011 - Resultado final
19/06/2011 - Início da divulgação dos planos de trabalho à comunidade
28/06/2011 - Escolha de Diretores das unidades da rede estadual
Tipo do curso
O curso foi ministrado a distância, pela plataforma e-proinfo.
Público Alvo
Professores do quadro do magistério público estadual

 

3. Documentos


4. Tire suas dúvidas

Para obter outras informações ou tirar quaisquer dúvidas sobre a escolha dos diretores, procure na subsecretaria a equipe responsável pelo processo.
  

5. Resultado

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