quarta-feira, 15 de junho de 2011

Rede de Monitoramento da Frequência do Estudante


Prezado (a) Diretor (a),


A evasão e a repetência escolar constituem alguns dos grandes desafios a serem vencidos por todos nós, comprometidos com a educação pública de qualidade em Goiás.
Para combatê-las são imprescindíveis ações coletivas desenvolvidas no âmbito da Secretaria de Educação, Subsecretaria e Unidades Escolares.
No intuito de atingir as metas propostas, o comprometimento e a responsabilização de cada profissional torna este combate uma ação facilitadora de mudanças do quadro atual.


Atribuições e ações no processo relativo à Rede de Monitoramento da Frequência do Estudante


DA UNIDADE ESCOLAR

Equipe Gestora
Identificar as causas da evasão e repetência e articular ações do PPP e do PDE com foco na minimização dos índices

Secretário(a) da Unidade Escolar
Inserção diária dos alunos não presentes por dia, no Sige.
Elaborar um relatório de controle a partir do Sige, no qual deverá constar somente os alunos infrequentes.
Elaborar um relatório de controle da situação de baixo desempenho acadêmico.
Criar um arquivo na escola específico para manter pastas, documentos, relatórios de alunos monitorados pela equipe gestora para facilidade de acesso a documentos quando solicitado pelo Assessor.

Representantes de salas
Controle diário das faltas/dia e repasse ao Coordenador Pedagógico ou Secretário.
Reunião mensal com tutor pedagógico para reflexão e discussão e/ou possíveis encaminhamentos do contexto escolar na visão do aluno.

DA SUBSECRETARIA

Subsecretário(a) / Departamento Pedagógico
Elaboração de ações que ataquem os pontos críticos que apresentam altos índices de evasão e repetência escolar nas Unidades Escolares jurisdicionadas à sua Regional.

Tutor(a) Pedagógico
Entrega das fichas às Unidades Escolares e sensibilização da importância do critério de preenchimento no prazo estipulado, quando surgir qualquer dúvida procurar o Assessor da SRE.
Recolhimento das fichas e repasse ao Assessor.
Apoio na elaboração de ações na escola para o combate a evasão e a repetência escolar.
Reunir mensalmente com representantes de sala, e o grupo gestor para investigação das causas de evasão, baixo desempenho entre outros.
Investigar na escola casos sem informação e pesquisas, e com a Unidade Escolar e verificar as providências tomadas e o planejamento de novas ações.

Assessor de Acompanhamento e Monitoramento ao Escolar
Orientador do preenchimento das fichas que compõem a Rede de Monitoramento e Acompanhamento da Frequência do Estudante.
Encaminhamento ao Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação das fichas atualizadas.
Análise dos relatórios recebidos das Unidades Escolares e identificar o aluno com possibilidade de evasão.
Auxiliar o tutor pedagógico no monitoramento do programa de combate à evasão e repetência escolar.
Acompanhar e monitorar as Unidades Escolares jurisdicionadas à sua Regional no combate à evasão e repetência escolar.
Estar sempre em contato com as Unidades Escolares, via telefone, e-mail, e visitas (quando necessário) para a efetivação da Rede de Combate à Evasão e Repetência.

DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação
Criar e manter atualizado um arquivo específico com as pastas, documentos, relatórios das SRE’s.
Propor sugestões de ações para compor o programa de atividades na escola com foco na sensibilização, articulação de ações que minimizam a evasão e repetência escolar.
Socializar e trocar experiências entre os assessores da Equipe de Acompanhamento e Assessoramento ao Escolar das SRE’s, nas reuniões mensais.
Comparecer se necessário ou quando solicitados às Unidades Escolares para incentivar maior participação nas ações relacionadas ao monitoramento e assessoramento ao escolar.
Criar uma rede de comunicação social (internet) entre a Unidade Educacional, Equipe de Acompanhamento e Assessoramento ao Escolar e Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação, possibilitando agilizar informações e as intervenções necessárias.
Analisar os dados de assiduidade dos estudantes com os grupos gestores da Unidades Educacionais, realizando devolutivas aos Assessores.
Visitas às Unidades Escolares de forma a levantar medidas e ações exitosas, dificuldades e entraves no processo de minimização da evasão e repetência escolar.

Queremos aqui firmar a parceria, neste novo olhar sobre a evasão e a repetência escolar na rede pública estadual. E temos certos, nossa dedicação, e compromisso em tornar possível um futuro melhor ao educando para ao final, compartilhar o sucesso alcançado na redução dos índices de evasão e repetência em nossa rede. O empenho e a participação de todos é o principal instrumento para a melhoria da qualidade do ensino.
 
Kássia Miguel
Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação

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