quarta-feira, 27 de abril de 2011

Principais trechos da entrevista concedida pelo Secretário da Educação do Estado de Goiás, Thiago Peixoto



O secretário da Educação do Estado de Goiás, Thiago Peixoto, esteve na rádio Jornal (820 AM) nesta terça-feira, 26. Confira abaixo os principais trechos da entrevista concedida aos jornalistas Marcelo Heleno, Cassim Zaidem e Divino Olávio.


Reforma educacional

"Não podemos nos conformar com a situação que a educação vive hoje. E isso não só no nosso Estado, mas em todo o país. Hoje, de todos os alunos que terminam o Ensino Médio, 90 % deles não têm o conhecimento básico de Matemática e 65 % não têm o conhecimento básico de Língua Portuguesa. Esse é um sinal de alerta para qualquer gestor público de que a educação tem que ser mudada e só vai mudar quando houver envolvimento social. Temos que ter uma espécie de pressão social pela educação. Nós estamos construindo agora um plano de Reforma Educacional que tem como um dos principais pontos a qualificação e valorização do profissional da educação. Ele é o principal agente dessa mudança e parte fundamental desse processo. A qualidade da nossa educação nunca vai superar a qualidade dos nossos professores. E para um professor ser de qualidade nós temos que investir na qualificação dele."

Gestão escolar
 
"Outro ponto fundamental da Reforma Educacional que vamos implantar é otimizar a gestão da secretaria da Educação e das unidades de ensino. Quando entramos em escolas que tem bom professores e um diretor competente, as coisas caminham muito bem. Se você vai a uma escola que não tem um bom gestor, vemos como as coisas caminham errado. Por isso, nós estamos investindo na capacitação de novos gestores escolares, tendo sempre o aluno como foco principal de toda essa mudança."

Eleições para diretor
 
"No final deste semestre letivo vamos ter as eleições para diretores. Antes era uma eleição onde não só se escolhia o diretor, mas também o vice-diretor e o secretário da escola. Estamos mudando esse processo. Quem quiser ser candidato vai ter que fazer um curso de gestão escolar de 40 horas e passará por uma prova. Depois, terá que apresentar um plano de gestão. Só aí ele passa a ser candidato. Depois de eleito, será obrigado a fazer um curso de gestão escolar de 360 horas. Ou seja, terá acesso a um curso completo para se qualificar. Mas se por algum motivo ele abandonar o curso, ou for reprovado, terá também que abandonar o cargo."

Bullying
 
"Foi uma triste coincidência, mas o fato é que no mesmo dia em que aconteceu aquele episódio na escola em Realengo, no Rio de Janeiro, estávamos lançando em Goiás uma grande ação antibullying. Trata-se de uma campanha de conscientização que já está ocorrendo dentro das escolas estaduais e que prevê, inclusive, a capacitação dos profissionais."

Visita às escolas
 
"No nosso Estado temos unidades que executam ações positivas e as minhas visitas às escolas servem para ver o que está dando certo e o que não está, além de estabelecer um contato maior com todos que ali trabalham e estudam. Inclusive tem alguns diretores que conheci melhor nas escolas pelas quais já passei que já estão compondo a nossa equipe técnica na secretaria. Tudo isso com base nas experiências que eles tiveram nos locais onde trabalharam. Eles foram convidados para nos ajudar a multiplicar isso em todo o Estado. Um exemplo claro é a escola Edmundo Rocha, lá na Vila Mutirão, que sob o ponto de vista pedagógico e de gestão tem tido avanços expressivos. O professor Marcelo Oliveira, que é o diretor dessa escola, é um dos que compõem a nossa equipe. Nós estamos buscando pessoas de ação. A educação cansou de viver apenas em cima de teorias. Nós agora temos que agir. A Seduc tem agora uma ação muito ativa na vida do aluno."

Colégios Militares
 
"O Colégio Militar é um modelo. O desafio nosso é de entender bem o método deles e multiplicá-lo por todo o estado. É transformar isso em um método de gestão que seja também multiplicado em outras escolas da nossa rede."

Compromisso
 
"Tenho um compromisso com a Educação e não tenho olhos para outra coisa que não seja promover uma mudança profunda neste setor, aqui em Goiás. Esse é meu compromisso com o Estado, com os mais de 550 mil alunos da rede pública e, em especial, com o governador Marconi Perillo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário