terça-feira, 5 de abril de 2011

Tutoras pedagógicas participam de formação na Seduc

O Núcleo de Reforma, Gestão e Resultados da Secretaria de Estado da Educação iniciou a preparação dos tutores pedagógicos de toda a rede estadual para atuarem em conformidade com as mudanças que estão sendo implementadas na educação pública no estado. Essa primeira etapa de formação é um dos desdobramentos da Avaliação Diagnóstica realizada nas escolas no dia 3 deste mês, e tem por objetivo formar os tutores com base nos parâmetros (descritores*) utilizados nesta mesma avaliação. Eles serão instrumentalizados para orientar as escolas em relação a cada dificuldade identificada.

Hoje (05) no período da tarde, serão estudados os descritores de Língua Portuguesa e Matemática a partir de textos e casos práticos, com indicação de caminhos para cada situação. As orientações serão dadas por um Grupo de Trabalho e Estudos criado dentro do Núcleo de Reforma. Com os resultados da Avaliação Diagnóstica, as escolas podem ver, por exemplo, o desempenho dos alunos por descritores e saber quais os conteúdos precisam ser reforçados.

Durante a formação, os tutores também serão desafiados a observar o modo como educadores e as escolas estão repassando os conteúdos para os estudantes, para identificar se o que o professor ensina tem uma comunicação com o que a criança ou o jovem estudante vive no mundo fora da escola.

Após essa formação inicial, a Secretaria da Educação criará dentro do portal do Sistema de Gestão Escolar (Sige) um ambiente específico para os tutores pedagógicos. Um fórum de discussão e de análise de situações-problema para troca de experiências. Os tutores teriam um tempo delimitado para uso desse espaço, onde seriam divulgados todos os documentos relativos às atribuições dos tutores.

*Descritor: detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que podem ser observados.

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