quinta-feira, 21 de junho de 2012

Atenção, estudantes!



Interessados em participar do Pronatec devem procurar secretarias das escolas

São oferecidas 1.730 vagas em mais de dez cursos de formação oferecidos pelo IFG

Continuam abertas as inscrições para a segunda etapa do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os estudantes interessados devem procurar, até o dia 28 de junho, as secretarias de suas escolas portando CPF, documento de identidade e comprovante de endereço para se candidatar a uma das 1.730 vagas em diversos cursos de Formação Inicial e Continuada oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG).

O superintendente de Ensino Médio da Secretaria da Educação, Fernando Pereira dos Santos, antecipa que para este ano serão oferecidas mais de 14 mil novas vagas, contando com outras instituições parceiras. A oferta dos cursos é resultado da adesão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ao Pronatec, um programa do governo federal.

Especificamente sobre o IFG, o Câmpus Goiânia irá ofertar 10 cursos a partir do segundo semestre de 2012. São eles: Atendente de Lanchonete, Auxiliar de Garçom, Camareira em Meios de Hospedagem, Recepcionista de Eventos, Agente de Projetos Sociais, Espanhol Básico, Inglês Básico, Operador de Computador, Programador Web e Auxiliar em administração de redes.

Os cursos são gratuitos. Após o dia 28 deste mês, a Secretaria de Educação fará um sorteio entre os inscritos. Aqueles estudantes que não forem sorteados terão ainda a opção de se inscreverem, mesmo após esta data, em cursos cujas vagas não foram totalmente preenchidas. No caso do IFG, a confirmação da matrícula deve ser feita diretamente no câmpus que oferta o curso escolhido pelo candidato selecionado, no período de 1º a 3 de agosto, em 1ª chamada; e de 6 a 10 de agosto, em 2ª chamada.

As aulas terão início na segunda quinzena de agosto e serão realizadas nos oito câmpus do IFG, que incluem, além de Goiânia, as cidades de Anápolis, Formosa, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu.

O que é?



O Pronatec é um programa federal executado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com inúmeras entidades, a exemplo dos institutos federais de educação. O programa tem por objetivo dar oportunidade ao estudante do ensino médio de se qualificar profissionalmente e todos os alunos que participam desses cursos de formação recebem uniformes, lanches e vale transporte.

Além destes cursos de formação, a Secretaria da Educação coordena os cursos técnicos do Pronatec específicos para as áreas rurais, que duram cerca de dois anos e também são ofertados a alunos de 2º e 3º ano do Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Saiba mais sobre o Pronatec em http://pronatec.mec.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário