segunda-feira, 25 de junho de 2012

Prorrogado prazo para inscrições no programa de Iniciação Científica Júnior

Escolas têm até dia 31 de julho para se habilitarem às bolsas para professores e alunos

Escolas públicas do Estado de Goiás interessadas em participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) têm até o dia 31 de julho para se habilitarem no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O ICJ é um programa do Governo de Goiás para inserir estudantes e professores de ensino fundamental, médio e profissional em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação.

Serão contemplados 250 alunos e 250 professores de educação básica a cada ano. Cerca de 30% das bolsas - no valor de R$ 100 para estudantes e de R$ 300 para professores - serão destinadas a escolas do interior. Os recursos para as bolsas são do tesouro estadual (R$ 4,5 milhões) e do governo federal que, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), investe R$ 1,5 milhão.

Além de despertar nos jovens estudantes da educação básica o interesse pela pesquisa e, assim, formar novos pesquisadores, o programa contribui para aproximar as escolas públicas às instituições de pesquisas no estado.

Seleção – Na implementação do programa, o governo lançou, simultaneamente, duas chamadas públicas: uma para a seleção de propostas de pesquisadores de todo o estado que queiram incluir estudantes e professores da rede pública em seus projetos ou dar suporte a projetos das escolas; e outra para a habilitação de escolas da rede pública interessadas em inserir seus alunos e professores em pesquisas vigentes na capital e no interior.

No site da Fapeg (www.fapeg.go.gov.br) encontra-se disponível um formulário para as escolas se habilitarem, informando seus dados institucionais e comprovando estarem aptas ao programa. Ao se inscreverem, elas devem criar internamente um Comitê Institucional para realizar processo de seleção de bolsistas para o programa. Não há limites de bolsistas por escola, mas deve-se observar que um professor só poderá orientar um único estudante. O formulário deve ser enviado para o e-mail gpp@fapeg.go.gov.br até 31 de julho.

Os pesquisadores, por sua vez, também terão seus projetos de pesquisa avaliados e selecionados. Eles devem inscrever suas atividades no portal da fundação e solicitar a participação de bolsistas também até o dia 31 de julho. Os projetos serão selecionados a partir dos critérios de relevância social e regional, ou seja, se apontam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas; de exequibilidade, ou se têm recursos suficientes para a conclusão dentro do cronograma; de experiência e produção científica do pesquisador proponente; avaliação do projeto de pesquisa; e avaliação do plano de trabalho do aluno.

As seleções, tanto de pesquisadores quanto das escolas, serão disponibilizadas na internet para que ambas as partes avaliem seus interesses e suas possibilidades e se juntem nas atividades de pesquisa. À fundação de amparo à pesquisa caberá coordenar o programa, realizando, inclusive, o monitoramento de cada projeto e a participação das escolas em todos eles.

Os editais das chamadas públicas do ICJ, os formulários para escolas e pesquisadores e outras informações, como o cronograma das atividades estão disponíveis no endereço: www.fapeg.go.gov.br.

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