quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Confira dicas para o Enem 2012

Alguns cuidados antes e durante o exame podem evitar surpresas

Os dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando. A revisão de conteúdos toma quase todo o tempo dos estudantes. Mas, além de estudar, os candidatos devem estar atentos a providências que devem tomar para garantir o acesso e a permanência nos locais de prova sem imprevistos. O que pode e o que não pode levar no dia do exame, como identificar o cartão de respostas, quanto tempo permanecer da sala de prova? Para evitar dúvidas de última hora, o Ministério da Educação (MEC) apresenta, na página do Enem na internet, algumas dicas importantes para os candidatos.

Cartão
A primeira dica é em relação ao cartão de confirmação da inscrição, que seria enviado ao candidato até o dia 31 de outubro. O aluno pode consultar e imprimir o cartão na página do Inep/MEC (http://www.enem.inep.gov.br/) informando o número do CPF e a senha. Caso tenha perdido a senha, outra será enviada para o e-mail do candidato. Se ele mudou o e-mail ou número de celular, terá que alterar os dados cadastrais informando novo número de celular ou novo e-mail. Nesse cartão consta o número de inscrição, data, hora e local das provas, necessidade de cuidados especiais e também a solicitação de certificação de Ensino Médio.

Local
As provas vão ser realizadas no período da tarde, nos dias 3 e 4 de novembro, sábado e domingo próximos. Os portões, em todos os locais de prova, serão abertos às 12 horas e fechados, impreterivelmente, às 13 horas. O ideal é que o candidato verifique o local com antecedência e faça o trajeto de casa até o local antes do dia do exame.

Provas
Serão quatro provas objetivas, de 45 questões cada, e uma redação de, no máximo, 30 linhas. No dia 3, sábado, os candidatos farão provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tendo 4h30min para concluí-las. No domingo, dia 4, serão feitas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 5h30min para respondê-las.

Documentos
Para ter acesso ao local de prova, os candidatos não podem se esquecer de levar um documento pessoal com foto. Pode ser o Registro Geral emitido pela Secretaria de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou Polícia Federal, Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros, Identidade fornecida por ordens ou conselhos de classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista, Passaporte ou CNH com foto. Em caso de perda de documento de identidade, deve ser apresentado o boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

O que levar
O candidato deve ter em mãos uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Outra cor não pode ser usada por que impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas. Outros materiais como lápis, borracha e lapiseira devem ser guardados na embalagem porta objetos que o candidato recebe. Ela deve ser colocada embaixo da carteira e só retirada ao final da prova.

O que não pode
Os candidatos não podem consultar quaisquer materiais ou se comunicarem com outra pessoa durante a prova. Não podem usar lápis, lapiseira, borracha ou livros, manuais impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos. Não podem deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame. Para levar os cadernos de provas, o candidato deve aguardar para deixar a sala faltando 30 minutos para o término do horário de prova. Os três últimos candidatos de cada sala devem sair juntos.

Caderno de questões
Serão apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Os alunos devem estar atentos à cor e, antes de começar a fazer a prova, devem verificar se o caderno de questões contém o mesmo número de questões indicadas no cartão de respostas. Em seguida, marcar a opção de cor do caderno no cartão e transcrever a frase apresentada na capa do caderno. Essa frase serve apenas para identificar o tipo de prova do candidato.

Redação
A prova de redação será feita no segundo dia, junto com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. O aluno deverá fazer um texto dissertativo – argumentativo sobre um tema de ordem política, social ou cultural, de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O aluno não pode fugir ao tema ou à estrutura proposta, nem entregar folha em branco, nem escrever menos que sete linhas, também não pode copiar os textos motivadores, escrever impropérios, desenhos ou desrespeitar os direitos humanos.

Língua Estrangeira
No ato da inscrição, o candidato fez a opção pela Língua Estrangeira: se Língua Espanhola ou Língua Inglesa. Ao receber o caderno de provas e de redação, no dia 4, ele deve observar que ali constam as cinco questões de Língua Espanhola e, também, as cico questões de Língua Inglesa. Portanto, deve responder apenas as questões referentes a sua opção e redobrar a atenção na hora de marcar o cartão de respostas, para evitar marcar conforme a numeração do caderno de provas. Não há como trocar a opção no momento da prova. Se houver dúvida quanto à opção feita na inscrição, basta conferir no cartão de confirmação da inscrição.

Resultados
Os gabaritos das provas serão divulgados pelo MEC na página do Inep www.inep.gov.br até o 3º dia útil seguinte ao último dia de provas, ou seja, no dia 7 de novembro. O acesso aos resultados individuais será possível a partir do dia 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição, número do CPF e da senha na mesma página do Inep.

Atendimento especial
O Ministério da Educação, por meio das Secretarias de Educação dos estados, oferece atendimento especializado e recursos de acessibilidade aos candidatos que declaram no ato da inscrição essas necessidades. Entre os principais serviços e equipamentos disponibilizados aos candidatos estão: prova em Braille, prova ampliada, tradutor intérprete de Libras, leitura labial, auxílio ledor, auxílio para transcrição, guia intérprete, mobiliário acessível, sala de fácil acesso, sala para lactentes, sala especial e classe hospitalar.

Mais informações pelo telefone 0800-616161 ou pelo site http://www.enem.inep.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário