quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cronograma

  
Projeto: Período de Intensificação da Aprendizagem
Objetivo Geral:
Contribuir significativamente com a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos que apresentaram dificuldades ou déficits na aprendizagem.
Ações
Cronograma
Responsáveis
Estratégias
1.   Apresentação ao NUPE do projeto, discussão e definição de ações e datas.
28/09, 05/10
Diretora do Núcleo Pedagógico
Sugestão:
a)   Reunir com a equipe pedagógica, da S.R.E, a fim de customizar as ações gerais;
2.   Levantamento da relação de alunos que apresentaram desempenho insatisfatório e/ou progressão parcial e/ou situação de abandono escolar ou baixo desempenho na 2ª Avaliação Diagnóstica
Até 26/10
Coordenadores pedagógicos e Tutores
Sugestão:
a)   Tutor solicitar aos CPs que façam este levantamento tendo por base os resultados do 3º bimestre;
b)   Orientar a escola a proceder ações de resgatar os alunos que se afastaram da escola tendo em vista a visualização de uma possível reprovação.
3.   Comunicação às Unidades Educacionais sobre o Projeto supracitado, bem como a customização, tendo em vista a realidade e necessidade da mesma
01/10 à 30/10
23/10/2012
Diretores de Núcleo e Tutores
Sugestão:
a)   Reunir com os Diretores das UEs a fim de customizar as ações gerais;
b)   O tutor, em um acompanhamento, irá validar o plano com a equipe pedagógica .
4.   Apresentação à equipe escolar sobre o projeto, discussão e definição de ações e datas
24/10/2012
Diretores das U.Es
Sugestão:
a.   Reunir toda a equipe da U.E a fim de customizar as ações gerais (Trabalho Coletivo)
5.   Definição de linhas gerais, na S.R.E, para o projeto
26/10/2012
Diretores de Núcleo e Tutores
Sugestão:
a)   Reunir com a equipe pedagógica, da S.R.E, a fim de customizar as ações gerais/linhas, baseado nas questões levantadas na reunião com os diretores e nas reuniões nas Unidades Educacionais.
6.   Apresentação das linhas gerais e customização modelar com os CPs
31/10/2012
Diretores de Núcleo e Tutores
Sugestão:
a)   Reunir com os CPs, a fim de, em uma ação modelar, customizar as ações gerais/linhas, baseado nas questões levantadas na reunião com os diretores e nas reuniões nas Unidades Educacionais e no levantamento de desempenho.
7.   Elaborar um cardápio de atividades para o Período de Intensificação da Aprendizagem;
Até 06/11/2012
NUPE e EscForm/NTE
Sugestão:
a.   O NUPE e os professores da EscFormação elaboram um cardápio com atividades, a ser encaminhado a U.E – visitas in loco.
8.   Acompanhamento da construção/ customização do projeto, em cada U.Es e validação do mesmo.
Até 30/11/2012
Tutores e Diretor de Núcleo
Sugestão:
a.   O tutor, em um acompanhamento, irá validar o plano com a equipe pedagógica
9.   Revisão do levantamento da relação de alunos que apresentaram desempenho insatisfatório e/ou progressão parcial e/ou situação de abandono escolar ou baixo desempenho na 2ª Avaliação Diagnóstica
(continuidade da Ação 02)
Até 30/11
Coordenadores pedagógicos e Tutores
Sugestão:
a.   No final de novembro, proceder a revisão deste levantamento (inclusão e exclusão);
b)   Orientar a escola a proceder ações de resgatar os alunos que se afastaram da escola tendo em vista a visualização de uma possível reprovação.
10.  Comunicação aos alunos e pais com o objetivo de explicar o Projeto e chamá-los para responsabilização/ Palestra: “Como ajudar seu filho a estudar melhor?”
Até 30/11
Diretores das UEs  e Coordenadores Pedagógicos
Sugestão:
a)   Orientar as escolas a tratarem este assunto em uma reunião de pais no mês de novembro – sugerir uma pauta contributiva (com sugestões de como os pais podem auxiliar na melhoria da aprendizagem dos alunos – Cartilha do Todos Pela Educação)/ Palestra: “Como ajudar seu filho a estudar melhor?”.
11. Elaborar um planejamento específico, focando os conteúdos básicos para a finalização do ano/série em curso.
07 à 30/11
Professores com o apoio do Coordenador Pedagógico e Suporte do Tutor
Sugestão:
a)   Orientar as escolas a focarem os conteúdos básicos necessários para os alunos serem promovidos.
12.  Elaborar atividades de acordo com o planejamento proposto (tópico 4)
07 à 30/11
Professores com apoio do Coordenador Pedagógico e Suporte do Tutor.
Sugestão:
a)   Montar um cardápio com sugestões de atividades para os professores (Polo da Escola de Formação, Núcleo Pedagógico da SRE, Tutor Pedagógico e Coordenador Pedagógico)
13.  Professores orientadores dos alunos no Período de Intensificação
Até 30/11
Coordenador Pedagógico, apoiado pelo Diretor da Unidade Educacional, faz a distribuição dos alunos aos professores orientadores
Sugestão:
a)   O coordenador pedagógico deverá fazer uma distribuição equitativa dos alunos aos professores (todos auxiliam no acompanhamento e monitoramento).
14.  Acompanhamento individual aos alunos na execução de seu plano de  estudo (professores em geral)
Até 18/12
Professor orientador executa e o CP faz o monitoramento e orientação
Sugestão:
a)   Trabalho de convencimento aos professores quanto a importância desse acompanhamento. Além do aluno sentir-se importante ao perceber que há alguém dando maior atenção a ele, este professor poderá auxilá-lo ou mediar a promoção da aprendizagem.
15.  Aulas de revisão geral focando os conteúdos básicos
03 à 14/12/12
O CP fará um horário especial para que os alunos tenham condições de serem atendidos
Sugestão:
a)   Aulas com duração, mínima, de 1h e 30 minutos;
b)   Salas ambientes (o aluno troca de sala).
16.  Avaliação dos alunos focando os conteúdos básicos
Até 14/12
Professor orientado pelo CP
17.  Conselho de Classe (Avaliar o desempenho Geral dos alunos no Período de Intensificação da Aprendizagem)
17/12
Equipe Escolar
Sugestão:
a)   Ressaltar que o Conselho deverá proceder a análise de forma que os aspectos qualitativos prevaleçam aos quantitativos;
b)   Ao final, avaliar a validade do Período de Intensificação da Aprendizagem.
18.  Elaboração do relatório final (% de alunos que passaram pelo Período de Intensificação e melhoraram sua aprendizagem)
21/12
Unidade Escolar/Tutor/Diretor de Núcleo
a)   Escola elabora o relatório e envia para o tutor;
b)   Tutor finaliza e encaminha ao Diretor de Núcleo Pedagógico;
c)   Diretor de Núcleo sistematiza e encaminha à Gerência de Tutoria Pedagógica (Até 05/01).
 Observações Gerais:
1   Os alunos devem ser redistribuídos de forma equitativa aos professores de forma que o professor de uma determinada área irá auxiliar o seu aluno orientado no processo de estudo e aprendizagem dos conteúdos.
2   O professor orientador irá potencializar as aprendizagens ainda não adquiridas.
3   O professor orientador poderá promover/mediar a troca de experiência entre os alunos. Por exemplo: determinado aluno A que tenha facilidade em Matemática poderá auxiliar o aluno B que está com dificuldade (aluno monitor). Outra ação: o professor orientador poderá mobilizar outro professor para dar suporte mais próximo aos seus orientados.
4  O coordenador pedagógico deverá, ao reorganizar o horário, garantir que todos os alunos que necessitam de maior atenção em determinado componente curricular tenham acesso às aulas.
5   Cada aula deverá ter duração mínima de 1h e 30 minutos (aulas conjugadas).
6   O Subsecretário deverá articular com as Secretarias Municipais de Educação para garantir o transporte aos alunos que necessitam desta logística (zona rural).
7  As UEs com Programa Mais Educação: focar o atendimento aos alunos com desempenho mais crítico. Orientar os monitores a darem suporte aos alunos com vistas aos conteúdos básicos.
8   Projeto Aprendizagem (1º ao 5º ano) e Escola de Tempo Integral: focar o atendimento no segundo turno com vistas à melhoria da aprendizagem dos alunos.
9  Bibliotecas: os dinamizadores de biblioteca devem elaborar/executar projetos de incentivo à leitura (biblioteca vai à sala de aula – biblioteca itinerante –, biblioteca aberta durante o recreio, apadrinhamento de alunos com vistas a formar leitores, potencializar o empréstimo de livros, criar cantos de leituras em diversos espaços da escola etc.).
10 Mobilização de agentes externos: utilizar os bolsistas da OVG e alunos estagiários para trabalhar o atendimento individualizado e/ou em pequenos grupos. Cabe a SRE promover a mobilização dos agentes externos bem como proceder ao monitoramento. A SRE deve conscientizar os diretores sobre a importância destes agentes externos bem como reforçar a necessidade da atuação real destes, aproveitando o potencial dos mesmos que estão em formação.
CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA MARTINS
Diretora do Núcleo  Pedagógico da SRE - Uruaçu
pedagogico.uruacu@seduc.go.gov.br
62 3357 32 79

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