quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Matrícula 2013

Tem início período de solicitação de vagas para alunos novatos na rede estadual

 
Interessados devem acessar site www.matricula.go.gov.br
 
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dá início, nesta quarta-feira (21/11), ao período de matrículas para alunos novatos nas escolas da rede pública estadual. Para solicitar vagas, os interessados devem acessar o site www.matricula.go.gov.br até o dia 18 de dezembro e preencher o cadastro. Em dezembro será disponibilizado pela Seduc o atendimento por telefone.

É considerado aluno novato na rede estadual aquele que foi transferido das redes federal, municipal ou particular, ou que veio de outros estados ou de outros países, ou que está iniciando a vida escolar, ou que abandonou os estudos em qualquer ano letivo. Aqueles que querem estudar à noite precisam ter idade acima de 14 anos. As matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) só são confirmadas para alunos com, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio. Em ambos os casos, eles precisam comprovar que estão afastados da escola regular há mais de um ano.

A solicitação de vagas é simples e rápida. É preciso que ao acessar o site da matrícula o aluno, pais ou responsáveis tenham em mãos as seguintes informações: nome completo do estudante, da mãe e do responsável; CPF do aluno, da mãe ou do responsável; telefones para contato e e-mail. O interessado deve informar o curso, turno e série do aluno, cadastrar as três escolas pelas quais tem preferência e dizer se há irmãos matriculados nas referidas unidades educacionais.

Para os que não sabem os nomes das escolas ou onde elas se localizam, o site www.matricula.go.gov.br oferece a alternativa de busca (clique na lupa verde) por municípios, distritos, bairros, código ou nome da unidade educacional. Efetivada a busca, o solicitante verá uma legenda com quatro cores, indicando se a escola escolhida dispõe ou não de vagas e se está incluída no sistema de matrícula informatizada. Depois de preencher todo o cadastro, o aluno ou seus responsáveis devem clicar em salvar e, em seguida, imprimir o comprovante de matrícula ou o número da solicitação.

Confirmação

A confirmação da matrícula terá início no dia 26 de dezembro. Os pais ou alunos terão que entrar em contato com a escola informada como 1ª opção no cadastro para saber se o aluno teve a vaga reservada naquela unidade. Depois de confirmá-la, os pais devem comparecer à escola com toda a documentação do aluno, comprovante de residência e comprovante de escolaridade para efetivar a matrícula.

Para assegurar o livre acesso de pais e alunos ao site da matricula da rede estadual, a Secretaria da Educação solicitou às Subsecretarias Regionais de Educação e aos polos da Escola de Formação/ NTEs que disponibilizem seus computadores. As escolas que contam com laboratórios de informática também devem facilitar o acesso da comunidade à internet nesse período de solicitação de vagas na rede. A Seduc sugeriu às unidades educacionais que reforcem a comunicação com as associações de bairros, igrejas, comércio e outras instituições no sentido de ampliar o acesso dos pais de alunos à internet.

ATENÇÃO!

A alocação dos alunos é feita apenas ao final do período de solicitação de vagas. Por isso, a ordem de cadastramento não interfere no resultado. Pelo site, o cadastro pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite.

O uso da internet na hora de solicitar vagas na rede pública estadual garante aos alunos o direito de estudar o mais próximo de suas residências e em escolas onde os irmãos já estudam. Além disso, o sistema informatizado elimina aqueles transtornos que pais e alunos enfrentavam há alguns anos, em filas e longas horas de espera.

Redes

Para a matrícula de 2013, a Secretaria da Educação fez parcerias com alguns municípios para a Transferência Automática (TA) dos alunos que concluem a etapa de ensino em escolas municipais que não oferecem a continuidade dos estudos. A parceria tem o intuito de facilitar aos pais a matrícula do filho em escolas próximas da unidade municipal em que ele estudava. Para validar essa Transferência Automática dos municípios, os responsáveis devem procurar a secretaria da escola para onde o estudante foi transferido até o dia 7 de dezembro e efetivar a matrícula, levando toda a documentação necessária.

Aqueles que decidirem não validar a Transferência Automática resultante da parceria do município com o estado, optando por outra escola, devem aproveitar o período de matrícula para alunos novatos na rede estadual e formalizar a solicitação de vaga, pela internet, para a escola de preferência.

Acesse: www.matricula.go.gov.br

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