segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Adesão ao Reescrevendo o Futuro


300 escolas oferecerão programa de produção de textos a alunos do 3º ano

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ampliou a abrangência do programa "Reescrevendo o Futuro" para que 300 unidades da rede pública estadual possam oferecer, em 2013, a oportunidade aos alunos do 3º ano do Ensino Médio de produzirem redações e terem suas produções corrigidas e comentadas por professores universitários. O programa, desenvolvido em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), começou a ser divulgado nas escolas esta semana. No seu novo formato, o "Reescrevendo o Futuro" oferece a opção de redação em folha de papel para os alunos que não dispõem de computador.

A Superintendência de Inteligência Pedagógica e Formação da Seduc enviou às Subsecretarias Regionais de Educação um ofício circular informando as alterações feitas no programa para este ano e o cronograma a ser cumprido pelas escolas que têm interesse em participar. Conforme o documento, desde 07/02 até o dia 15, os tutores pedagógicos divulgaram o "Reescrevendo o Futuro" junto aos diretores de escola, aos coordenadores pedagógicos e aos professores - em especial, os de Língua Portuguesa, para que possam avaliar e decidir sobre a adesão.

Para participar do "Reescrevendo o Futuro" em 2013, as escolas se manifestaram dentro do prazo estabelecido, exclusivamente via internet, enviando e-mail para reescrevendo2013@seduc.go.gov.br, anexando ofício da própria escola solicitando adesão. As 300 primeiras unidades que se manifestaram serão atendidas. A confirmação será feita pela Secretaria da Educação também por e-mail. Ao aderir, as escolas estarão se comprometendo a motivar os alunos, incentivar a produção de textos, participar das formações e se responsabilizar por reproduzir as folhas de redações para os estudantes que não têm acesso à internet e enviá-las aos polos da Escola de Formação.

Etapas

Em 2013, o Reescrevendo o Futuro será realizado em duas etapas: a primeira será de 1º de março a 28 de junho; e a segunda, de 1º de agosto a 29 de novembro. A Secretaria da Educação disponibilizará por meio da plataforma virtual do programa - ead.seduc.go.gov.br - duas propostas de redações por mês, proposta A e proposta B. O aluno que optar pela proposta A poderá redigir o seu texto tanto na própria plataforma quanto em folha de papel fornecida pela escola. Já a proposta B só poderá ser redigida na plataforma.

O texto via plataforma possibilitará uma devolutiva da correção com comentários em menor tempo, além disso, pela internet o aluno poderá fazer as duas redações.

As propostas de redações são preparadas pelos professores da PUC-GO. No fim de cada semestre, o aluno que tiver postado duas redações por mês terá produzido oito textos, enquanto o que utilizar a folha terá feito quatro redações ao fim do semestre. Embora o uso da internet seja recomendado pela Seduc, o importante é que nenhum aluno deixe de participar do programa. Os textos na folha devem ser feitos em casa e entregues aos professores nas datas previstas. É importante que o estudante desenvolva sozinho a redação para avaliar habilidades e identificar as dificuldades.

Com o ofício enviado às subsecretarias, a Secretaria enviou, também, a folha de redação e correção que será utilizada pelos alunos sem acesso à internet e também o cronograma do Reescrevendo o Futuro para este primeiro semestre letivo. De acordo com o cronograma, no dia 1º de março será postado no site do programa a Proposta de Redação A. Os estudantes terão uma semana para desenvolver o tema e postar o texto até o dia 8. Os professores da PUC-GO farão a correção de 11 a 22 do mesmo mês. No dia 15, será disponibilizada a Proposta de Redação B, que deverá ser feita até o dia 22 e postada no site do programa. A correção com comentários será feita de 25 de março a 8 de abril.

Mais informações: (62) 3201-4151 / 3178

Nenhum comentário:

Postar um comentário