quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Informes PDE Interativo

Documentos que direcionarão a elaboração do PDE Interativo em 2013 para serem estudados e cumpridos os prazos.


Ficha de Acompanhamento - Técnicos Escolares

  


PDE Interativo

O PDE Interativo é a ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível no SIMEC para todas as escolas públicas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e sua principal características é a natureza auto-instrucional e interativa de cada tela. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas abordados. As mudanças tiveram como principal objetivo facilitar o acesso e a navegação da equipe escolar e de todas as pessoas interessadas em conhecer a ferramenta.
Em 2011, o PDE Interativo foi disponibilizado somente para algumas escolas priorizadas pelo PDE Escola. Em 2012, o sistema está disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta, mesmo aquelas que não receberão recursos financeiros do Ministério da Educação, que somam mais de 145 mil escolas públicas.
O PDE Interativo está organizado em etapas que ajudam a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos, aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar os seus resultados.
Estas ações estarão reunidas num plano, dividido em quatro partes:
1) na primeira parte, o sistema faz uma identificação geral do(a) diretor(a) e da escola;
2) em seguida, a escola realiza os Primeiros Passos, ou seja, organiza o ambiente institucional para elaborar o seu planejamento;
3) a terceira etapa consiste na elaboração do Diagnóstico que possibilitará à escola perceber onde se encontram as suas principais fragilidades;
4) por fim, na quarta e última parte a escola elabora o Plano Geral, contendo os objetivos, metas e ações que a escola definiu para alcançar as melhorias desejadas.
Portanto, sua escola poderá utilizar o PDE Interativo como ferramenta de planejamento e gestão, e o primeiro passo para acessá-lo é solicitar acesso ao site do PDE INTERATIVO. Clique aqui e saiba como solicitar o seu acesso.
Se você já tem acesso ao PDE Interativo, veja abaixo as orientações e dicas de cada tela do sistema. Se preferir, clique aqui e faça o download destas orientações.






CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA MARTINS
Diretora do Núcleo  Pedagógico da SRE - Uruaçu
pedagogico.uruacu@seduc.go.gov.br
(62) 3357-3279

Nenhum comentário:

Postar um comentário